Lago Tanganyika


fabiosilva

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Depois de muita leitura, muita pesquisa e de muitos anos com Sul Americanos no comunitário da sala, resolvi entrar num mundo desconhecido, o Lago Tanganyika!

 

Como é normal tenho algumas duvidas e gostava de contar com a ajuda de todos para não encalhar o projecto e avançar de vez.

 

O material com que vou trabalhar será o seguinte:

 

Aquário - 150cx55lx60a (quase 500L brutos)

Iluminação - Calha com um total de 360W, mas só vou usar 160W (iva da luz a 23% + 7 aquários é puxado...)

Filtragem - Filtro externo SunSun 2000L/H e externo Eheim 2128 1090L/H

- SunSun para filtro mecânico com esponjas

- Eheim para biologico com substrat pro, EHFI Mech e cerâmicas

Decoração - Coral/Rocha morta

Substrato - A minha grande duvida!!!! Passo a explicar:

Quero fazer deste aquário um Pseudo-Reef no que toca ao Layout.

O substrato que gostava de utilizar é coral moido de granulometria muito fina.

Não só ajuda a manter os parâmetros mas principalmente pelo tipo de layout que pretendo...

Sei que na maioria dos casos o que mais se utiliza é a areia de silica.

Haverá problema em meter o coral moido como substrato? Pode de alguma forma prejudicar os peixes que lá vou colocar?

 

Fauna - Colónia de 10/12 Tropheus (variante por definir)

Ocellatus Gold - uma pequena colónia

Julidochromis (variante por definir)

 

Flora - Inexistente.

 

Na fauna apenas coloco apenas estes peixes porque são os prioritários, o resto virá por acréscimo conforme a capacidade do aquário e sem interferir com o bem estar dos outros.

 

Outras questões:

 

Para este volume de água, que bomba de circulação me aconselham?

Será necessário colocar UV?

 

Fico aguardar pelas vossas criticas/sugestões, todas são bem vindas.

Obrigado a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva Fábio,

 

Regra geral, a ideia parece-me bem estruturada. Tenho a apontar que um "pseudo-reef" não funciona a nível estético. Tem um aspecto completamente artificial. Em água doce não cresce alga coralina e basicamente ficas com um layout completamente branco. Diz-me a experiência que tendencialmente os peixes apresentam cores mais vivas em fundo escuro devido a mimetismo. Se estes aspectos não te dissuadem de ter substrato e rochas em esqueleto de coral, não vejo problema.

 

Podes colocar duas bombas de 10000 L/h, procurando que a corrente não incomode os peixes menos mexidos. O UV é desnecessário.

 

Bom trabalho,

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva Fábio,

 

Regra geral, a ideia parece-me bem estruturada. Tenho a apontar que um "pseudo-reef" não funciona a nível estético. Tem um aspecto completamente artificial. Em água doce não cresce alga coralina e basicamente ficas com um layout completamente branco. Diz-me a experiência que tendencialmente os peixes apresentam cores mais vivas em fundo escuro devido a mimetismo. Se estes aspectos não te dissuadem de ter substrato e rochas em esqueleto de coral, não vejo problema.

 

Podes colocar duas bombas de 10000 L/h, procurando que a corrente não incomode os peixes menos mexidos. O UV é desnecessário.

 

Bom trabalho,

Tiago

 

 

Boas Tiago.

 

Desde já muito obrigado pelo esclarecimento!!

Já comprei entretanto o substrato de coral moido de granulometria fina e algumas rochas de coral morto.

Em relação a cor dos peixes, eu tenho o fundo todo em preto (vinil). Espero que o contraste seja suficiente e que o branco do coral não influencie negativamente nas cores dos peixes.

Vou utilizar uma luz branca e uma azul, talvez a azul à frente para dar ainda mais aspecto de pseudo-reef, o que achas?

Tenho consciencia que de um pseudo-reef a um verdadeiro reef vai uma diferença enorme. Não queria meter plantas para não dar trabalho, nem mesmo de baixa manutenção. Quero um comunitário vistoso mas prático, de baixa manutenção. A minha fishroom de ciclideos anões já me dá trabalho suficiente...

A bomba de circulação era não só para dar movimentação à água, mas também para evitar acumulação de porcaria no fundo, mantendo assim o aquário mais limpo e evitando a colocação de UV.

Não serão duas bombas de 10.000 l/h muito caudal para a litragem do aquário? Para ajudar nesta tarefa em principio não devo colocar as flautas dentro do aquário, ficando só a ponta do tubo de forma a aumentar o caudal de saida dos filtros.

Tinha ideia que uma bomba de 5.000 l/h seria o suficiente...

 

Abraço e mais uma vez obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais