Miga_ Publicado Setembro 13, 2011 Publicado Setembro 13, 2011 Boas pessoal dos peixinhos. Tenho andado por ai a ler alguns tópicos e ainda não consegui esclarecer a minha duvida e peço ajuda a quem sabe. Como todos sabemos temos de fazer o ciclo do azoto no aquario, mas o que ainda não percebi é como funciona isso de efeito tampão, sei que tem a ver com o Kh estar alto a manter o Ph sempre no mesmo valor, mas o que significa isso? Como podemos baixar o Ph se o aquario mantiver sempre o mesmo valor? Como aumentar o Kh e baixar o Ph, ou se aumentar o Ph, também vou aumentar o Kh, ou vive-versa? Nunca fui muito bom a quimica e talvez a minha dificuldade. Obrigado e saudinha pós peixinhos Citar
jpospr Publicado: Setembro 13, 2011 Publicado: Setembro 13, 2011 Imagina o KH e o GH estão relacionados com o pH isso já deves ter percebido, e geralmente (raras excepções) o KH e o GH andam de "mãos dadas", têm valores semelhantes É normal que em águas com pH superiores a 7 o KH seja mais elevado, e em água com pH inferior a 7 menos elevado. O valor do KH diz-te a capacidade que a água tem em manter o nivel de pH na forma natural dela sem adição de quimicos. Ou seja... Se numa água com KH imagina de 5 se quiseres baixar ou fazer subir o pH terás de adicionar mais quimicos que numa água com KH de 2. Pela minha experiência não se deve tentar alterar o pH da água, é a água que tens à tua disposição que te diz que peixes podes ter e não o contrário. Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Miga_ Publicado: Setembro 13, 2011 Autor Publicado: Setembro 13, 2011 (editado) Neste momento (acabei de fazer o teste) tenho o aquario com o Kh de 5 e o Ph de 7.0 e gostava de ter p Ph a 6.5 e depois manter esse Ph. Já li que para aumentar o KH posso adicionar bicarbonato de sódio, isso é verdade? Mas o que gostava de saber e peço desculpa se não me fiz entender, é o que acontece no Kh ou Ph para que o efeito tampão surta efeito. É que também li que podemos adicionar produtos que fazem esse efeito tampão. Desde já agradeço e peço desculpa pela burrice Editado Setembro 13, 2011 por Miga_ Citar
jpospr Publicado: Setembro 13, 2011 Publicado: Setembro 13, 2011 Já li que para aumentar o KH posso adicionar bicarbonato de sódio, isso é verdade? Verdade mas implica a que cada TPA adiciones mais Mas aumentar o KH não te vai baixar o pH Para baixares o pH introduz um tronco, ou folhas de amendoeira, atenção que isso pode-te tornar a água com um tom de chá devido aos taninos largados que são precisamente o que te fazem baixar o pH Não entendo uma coisa, pq baixar o pH em 0.5? Qualquer espécie de peixe tem intervalos relativos suportáveis de pH, não me parece que teres o pH em 6.5 ou 7 te fará uma grande diferença Imagina o seguinte O efeito tampão um colete à prova de balas, tu o pH os químicos as balas Atiras quantas balas quiseres até furares o colete, a partir do momento que furas o colete qualquer bala te atinge excepto algumas que acertam em zonas ainda intactas, fazendo que alguma vez te acerte outras não, quanto mais tiros mandas mais te acertam até ao ponto que te acertam sempre. Voltando à agua Tens ph 7, KH 5 e queres baixar para 6.5 Tens de meter ácidos até fazeres baixar o Kh, após o Kh baixar começas a conseguir baixar o pH, mas depois ficas com o KH a zero, e vais ter flutuações de pH se espirrares a 5m de aquário. Não introduzas químicos no aqua, mais vale teres um parâmetro de pH estável que um "certo" constantemente a mudar Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Miga_ Publicado: Setembro 13, 2011 Autor Publicado: Setembro 13, 2011 Tens de meter ácidos até fazeres baixar o Kh, após o Kh baixar começas a conseguir baixar o pH, mas depois ficas com o KH a zero, e vais ter flutuações de pH se espirrares a 5m de aquário. Mas entao é possivel Baixar o Kh, para baixar o ph e quando o ph estiver no desejado, aumentar de novo o Kh para fazer efeito tampão (Colete), e manter o Ph no nível desejado. Por exemplo para discus, tenho de ter uma água entre os 6.0 e 6.5 certo, mas então preciso de baixar o PH pelo menos até 6.5. Tronco já tenho, e plantas, não tenho carvão nos filtros, apenas lã e ceramica. Citar
jpospr Publicado: Setembro 13, 2011 Publicado: Setembro 13, 2011 Faz o seguinte Esquece tudo... Os discos vivem bem com pH a 7, está óptima a tua água não mexas!! Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Miga_ Publicado: Setembro 13, 2011 Autor Publicado: Setembro 13, 2011 Caro João Não se trata de esquecer, mas sim de perceber como funciona, que é o que quero. Eu não gosto de viver na ignorância e gosto de aprender todos os dias. Por isso pedi ajuda neste tópico. Citar
vale Publicado: Setembro 16, 2011 Publicado: Setembro 16, 2011 Imagina o KH e o GH estão relacionados com o pH isso já deves ter percebido, e geralmente (raras excepções) o KH e o GH andam de "mãos dadas", têm valores semelhantes É normal que em águas com pH superiores a 7 o KH seja mais elevado, e em água com pH inferior a 7 menos elevado. O valor do KH diz-te a capacidade que a água tem em manter o nivel de pH na forma natural dela sem adição de quimicos. Ou seja... Se numa água com KH imagina de 5 se quiseres baixar ou fazer subir o pH terás de adicionar mais quimicos que numa água com KH de 2. Pela minha experiência não se deve tentar alterar o pH da água, é a água que tens à tua disposição que te diz que peixes podes ter e não o contrário. Boas, Acho que esta frase :" é a água que tens à tua disposição que te diz que peixes podes ter e não o contrário.", é sem dúvida importante, não percebo porque é que ás vezes as pessoas complicam tanto. Cumpr. Citar Plantado VS Discus
pmpg98 Publicado: Setembro 16, 2011 Publicado: Setembro 16, 2011 Boas, Acho que esta frase :" é a água que tens à tua disposição que te diz que peixes podes ter e não o contrário.", é sem dúvida importante, não percebo porque é que ás vezes as pessoas complicam tanto. Cumpr. Vale, Em primeiro lugar desculpa estar a intrometer-me, sei pouco demais para estar a mandar bitaites sem dúvida... Mas é que a tua frase deixa-me umas quantas dúvidas que ninguém efectivamente tira... "Que agua é a nossa agua" O que eu quero dizer é que quando colocas certas coisas na água mudas as características da mesma, pelo que não sei se é valido teres em conta a tua água da torneira, claro que esta sera sempre uma referência... Mas a minha maior questão é quando dizes que devemos adequar os peixes a nossa água queres dizer à agua que tens no aqua certo, ora (não usando químicos) essa água pode ser modificada certo, se colocares um tronco na agua a libertação de taninos tem tendência a baixar-te o pH. Pelo que ultimamente o que tenho pensado, errado ou certo é os pensamento que me ocorrem, são: vou tentar ao máximo criar uma água de forma natural para um determinado habitat, caso não consiga compro os peixes para os valores que possua. A utilização de substratos, utilização de troncos, injecção de CO2 parecem-me maneiras duradouras de alterar os parâmetros da nossa agua de torneira e torna-la mais adequada ao nosso amigos do aquário... Tendo dito tudo isto penso que no fundo provavelmente a tua frase se dirija mais aos que queres por via química alterar a agua, eu penso que a utilização de um bom susbtrato é mais eficaz e parece-me mais natural... Mas como disse isto em mim é só teoria (nenhuma prática) e portanto posso estar totalmente errado... O tempo o dirá Pedro Gil Citar
manuel2009had Publicado: Setembro 16, 2011 Publicado: Setembro 16, 2011 Vamos por partes. O KH mede a dureza carbonatada da agua, não confundir com o co2 por favor Por norma os ph mais altos implicam que se tenha um KH maior. Ou seja, o carbonato de calcio ou os carbonatos em geral são medidos pelo KH Por outro lado são esses carbonatos que tornam a agua alcalina. E são esses carbonatos que evitam que o ph desça. Portanto as aguas com kh elevados não são dados a grandes flutuações de ph ou quedas de ph Daqui se conclui que aguas acidas tem-em por norma o kh baixo. Se ten o ph a 7 e queres colocar a 6 ou 6,5 coloca trufa no filtro e uns troncos na agua ou então usa co2 de botija. No entanto como ja te disseram podes manter os discus com um ph de 7 sem problemas. Não compliques e não tentes mexer no ph com quimicos porque pior que não ter o ph teorico correcto para os discus são as flutuações do ph. Colocas o quimico para descer o ph e na primeira muda de agua vais deixar os peixes malucos com as flutuações de ph que os vais submeter. Ph de 7 da para quase todos os peixes Citar
gmmartins Publicado: Setembro 17, 2011 Publicado: Setembro 17, 2011 Viva, não te preocupes com o pH. O mais importante é a quantidade total de sais dissolvidos (TDS). Se tens um KH de 5, o TDS deve ser relativamente baixo pelo que perfeito para Discus. E não te preocupes que já tem uma capacidade tampão mais que suficiente. A água da minha torneira aqui nos Açores tem valores de Kh e Gh perto de 1 e nunca tive problemas nem "crashes" de pH. E olha que injecto CO2 que se farta. Variações de pH são normais na natureza e não acarretam grandes problemas para os peixes, ao contrário do que a maioria possa pensar. E há várias coisas que podem alterar o pH. E também é possível alterar o TDS sem alterar o pH. Vê esta imagem: O TDS é o tamanho dos blocos. Se os blocos forem pequenos (Kh baixo) o pH alto pode descer rapidamente com a adição de uma pequena quantidade de um ácido fraco (i.e. ácido húmico). Espero ter ajudado Abraço, GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus
Miga_ Publicado: Setembro 19, 2011 Autor Publicado: Setembro 19, 2011 Ei Pessoal Quero agradecer ao amigo Gmmartins, que por muito longe que esteja (Açores) explicou-se melhor que muita gente aqui por perto, também ao amigo manuel2009 que explica muito bem por partes para pessoas que não percebiam (eu), e ao amigo pmpg98 que comentou a dita frase do vale em que me fez perceber porque é que muita gente tem 900 posts aqui no forum "Pessoal que percebem, não critiquem, expliquem". Gmmartins, a tua imagem foi muito explicativa Pessoal obrigado por me explicarem o efeito tampão, e não criticarem. Cumprimentos e saudinha pós peixinhos Citar
Recommended Posts