Primeiro tratamento


Gremlyn

Recommended Posts

Boas

 

Preciso de uma ajuda com os meus peixes que mostram um comportamento estranho.

 

Setup do aquário:

300l brutos

Filtro 1000l/h

Termoestato 200w

 

Fauna:

15 peixes Malawi

2 SAE

4 Vittina semiconica

3 Neritina natalensis

 

 

Problema:

 

Há cerca de 3 meses que reparo que os peixes se coçam muito na areia e cada semana que passa parece que se coçam mais. Tanto que deixaram de reproduzir, nem conseguem aguentar uma semana com os ovos na boca. Estive aqui a ler uns tópicos e pus o aquário a 29ºC e acrescentei um pouco de sal durante 2 semanas e nada feito. Até parece que se coçavam mais.

 

Fiz aquilo que não se deve fazer e pus um químico no aquário. Pensei bastante no assunto e de que valia tratar os peixes, mesmo que todos noutro aquário maior que comprasse, se as plantas e areia continuavam contaminadas?

 

Usei o sera mycopur hoje o primeiro dia e como eles mandam vou por mais 2 dias. Parece que fez efeito porque mal pus aquilo no aquário começaram todos a coçarem-se ao mesmo tempo!!

 

O que fiz mal? O que faziam diferente?

 

Como me aconselham tirar o medicamento do aquário? Com algumas TPA (que apenas vou diminuindo a concentração) ou com carvão activo?

 

 

Já agora, o aspecto do meu aquário do tunning mal pus o medicamento:

img5355b.jpg

 

LOL! Ficou todo verde fluorescente!

 

O medicamento que pus:

img5357ro.jpg

 

Agradeço desde já as vossas respostas :)

Editado por Gremlyn
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não percebo ainda muito, especialmente de cicledeos Africanos Mas 15 Malawis não são demais? Não são agrssivos? Secalhar é devido a serem muitos e ficam stressados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São territoriais como é normal mas não são agressivos (tive algum cuidado na escolha das espécies), pelo menos na minha opinião

 

De qualquer forma não pretendo saber o que causou a doença, mas sim se estou a proceder bem no tratamento e se devo ou não tirar o produto da água e já agora qual a melhor forma.

Editado por Gremlyn
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São territoriais como é normal mas não são agressivos (tive algum cuidado na escolha das espécies), pelo menos na minha opinião

 

De qualquer forma não pretendo saber o que causou a doença, mas sim se estou a proceder bem no tratamento e se devo ou não tirar o produto da água e já agora qual a melhor forma.

 

Dá sempre jeito saber o que causou para nao voltar a acontecer xD. Para o retirares penso que carvão no filtro baste... mas n sei se quer se deves tirar ou nao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá sempre jeito saber o que causou para nao voltar a acontecer xD. Para o retirares penso que carvão no filtro baste... mas n sei se quer se deves tirar ou nao

 

Desconfio que foi algum peixe que comprei a um user do fórum que tinha a mesma doença. É quase certo :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

300 litros aquecedor de 200 watts nao e pouco?

 

boas

concordo plenamente!

 

ja agora, fizeste os teste a agua? nitrato, nitritos?

 

continuando

faz os testes e diz-nos, para te ajudar a identificar o problema.

a primeira vista penso que tens os nitratos e nitritos altos, mas só dispondes mais informaçao para te ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado pela ajuda.

 

Amónia - 0

Nitritos - 0 ou quase 0

Nitrato - 5 ou 6

pH - 7,8

 

Quanto ao aquecedor, realmente é pouco mas na altura que comprei pensei que chegasse. No Inverno consigo ter o aquário a 26º mas esforço muito mais o aquecedor, portanto, deixo a água a 23º no Inverno. São 300l brutos mas não devo ter mais que 240l úteis (agora n sei se a regra 1l-1w é para brutos ou úteis...).

 

Ontem quando pus o medicamento começaram todos a coçar-se, hoje pouco se coçaram mas ficaram agitados e nervosos...

 

Carvão activo é barato? Qual a quantidade que devo comprar?

Editado por Gremlyn
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

carvao é barato mas depende da loja!

á uma com saco grande ( talves 1/2 kilo) 10euros, á fluval saco pequeno 5 euros, tetra.........

no maximo 10 dias e tira-te os quimicos da agua, pode ser utilizado 2 ou 3 vezes com utilidade pratica, os testes foi de gotas?

é que tenho um de fita e por exenp.

o ph da fita e o ph do teste gotas da diferentes resultados, o da fita nao é 100 confiavel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok. obrigado.

 

Não sou expert no assunto mas não noto diferenças nas escamas. Por isso até achei mais acertado este medicamento uma vez que dizia que os fungos não eram detectados a olho nú.

 

Tenho mais questãozita: nas instruções do medicamento de para por nas semanas seguintes uma vez por semana um pouco de medicamento. Vale a pena por já o carvão? Ou faço só umas TPA valentes para diluir e no fim do tratamento ponho o carvão?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

se queres retirar os quimicos do tratamento da agua mete ja o carvao activado.

noa tratamentos alguem ja te disse que devemos desligar o filtro e a luz e ligar a bonba de ar se for no aqua comunitario?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sabia que tinha que desligar o filtro e a luz... as plantas aguentam-se quanto tempo sem luz?

 

Parece que tenho ícteo no aquário... pf vejam as fotos abaixo e opinem!

 

Tenho esta fêmea cheia de pintas... :( :(

img5361xt.jpg

 

img5362l.jpg

 

Esta não dá para perceber bem. Só tem pintas na cabeça. O resto das pintas são dele :)

img5358j.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

assim ja te posso ajudar

é ICTIO compra ja Sera CostaPur ou esha 2000 com esha exit ou outro eficaz comtra ictio, desliga luz sobe a temperatura

para o nivel maximo de resistençia dos peixes ( desse nao sei qual é) desliga filtro e liga bonba de ar, fazer medicaçao comforme a bula .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok vou fazer isso e obrigado mais uma vez. Realmente os peixes só se coçavam e nunca tiveram pintas brancas. Deve ter sido o outro medicamento que os enfraqueceu e o ictio começou a notar-se mais.

 

De qualquer das formas fiquei com algumas dúvidas:

 

1 - Se desligo o filtro durante 3 semanas as bactérias não vão morrer?

2 - Se desligo o filtro durante 3 semanas o íctio não fica vivo no filtro e depois quando voltar a ligar voltamos ao mesmo?

3 - Faço TPA durante estas 3 semanas?

 

Vou por o aquário a 29-30º porque há 4 semanas li aqui no fórum que se tivesse o aquário a 30º eles deixavam-se de coçar e entretanto distraí-me e chegou aos 31º e quando olhei para o aquário tinha um peixe deitado no fundo... mas sobreviveu porque pus logo água fria! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

nao

o tratamento 3 dias ( repete com intervalos)

o filtro

tira, desliga e nao deixes agua dentro dele, faz uma limpeza e poes agua nova reposada 48 horas

bonba de ar

sempre ligada

luz sempre desligada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Isso é sem duvida ictio... Faz um tratamento com sera costapur, ou com Esha exit, segue à risca as bulas dos medicamentos... Aumenta. Temperatura por volta dos 29º/30º...

Quanto ao filtro não vejo necessidade de o tirar, pois estes medicamentos não matam a colónia de bactérias do filtro...

Abraços e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

posso estar errado mas acho que ja li que mata, agora fiquei com duvida.

Boas,

Mas não, os medicamentos contra o ictio normalmente são é perigosos para invertebrados e peixes da família dos cartilagíneos (ex: tubarões...)...

O backtopur direct é que mata as bactérias do filtro...

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Na bula diz para por o carvão activo assim que acabar o tratamento, o que eu depreendo que seja ao 4º dia, visto que tenho que por produto no 1º e 3º dias.

 

Deixo na mesma a temperatura alta e a luz desligada durante 20 dias?

 

Não ponho mais medicamento?

 

cumps

(obrigado pela vossa preciosa ajuda para salvar os meus peixinhos!!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Podes não fazer religiosamente ao 3ª dia a filtragem com o carvão, mas sim ao 4º ou 5º, mas caso não verifiques melhorias, repetes as doses passado dois dias da ultima dose... ou seja, fazes no 1º e 3º dia, e depois no 5ª e no 7º...

Aproveitas e fazes uma TPA no fim do tratamento , a temperatura alta podes deixar durante mais tempo, as luzes, não sei se tens plantado se não... mas em principio podem ficar ligadas.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não sei se já resolveste o problema com o ictio…

 

Mas deixo-te aqui a minha experiencia com ictio:

1- Temperatura a 29ºC durante 20 dias.

2- Sal na água: Uma colher de sopa por 50l (Se não tiveres peixes sensíveis ao sal).

3- Tratamento com Sera Costapur (1-3-5 dias).

4- Ao sexto dia, TPA de 30% e carvão no filtro.

5- Ao fim de 20 dias começa a baixar a temperatura. Um grau por dia.

 

Atenção: Se não fizeres o aumento de temperatura o ictio volta a aparecer.

 

Cmps,

OBM.

OBM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Mais uma vez, obrigado pelas respostas.

 

Este é o 4º dia de tratamento e acendi a luz para ver como eles andam. Queria a vossa opinião, mas parece-me que ao 5º e 7º dia ainda tenha que por mais medicamento. Os pseudotropheus ainda se coçam por vezes no fundo e a fêmea (nas fotos abaixo) tem só uma pinta na testa. Não vi mais nenhuma pinta em nenhum peixe. A fêmea das fotos abaixo tem ainda umas escamas mais claras (não sei se é um problema ou não) e tem uma ferida saliente entre a boca e a guelra. O que será esta ferida? Acham que faço o 5º e 7º dias de tratamento?

 

img5372qf.jpg

 

 

img5373o.jpg

 

 

img5377kn.jpg

 

 

img5380l.jpg

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais