Iniciação Biótopo Malawi


edmat

Recommended Posts

Muito boa tarde a todos!

 

Antes demais felicitar este tópico pela excelente colaboração que dá a quem gosta deste magnífico Hobbie. Excelente trabalho comunitário!

 

Então é o seguinte, estou registado desde 2008 mas este sinceramente é o meu primeiro tópico, tive durante algum tempo um aquário de 60 cm com peixes amazónicos mas entretanto mudei de casa e coisa morreu.

 

O bicho sempre cá esteve e neste momento não me sai da cabeça montar um novo aquário bem maior e dedicado ao Biótopo Malawi - espécie Mbuma

 

Cá vai:

 

Aquário: 100x50x50 = 250 lts - Orçamento pedido à Aquartist com móvel. (Ouvi dizer que são muito bons e tem boa relação qualidade preço)

Filtragem: SUNSUN HW 303B c/uv 1400l/h + bomba de caudal que não sei qual ou se me aconselham alguma

Iluminação: Aquaeden 100 cm - 2x39W T5

Aquecimento: EHEIM JÄGER 150W

 

Fauna: Ainda sem certezas mas é aqui que a minha pesquisa mais vai incidir, talvez por aqui.

 

Labidochromis Caerulus - 1M+1F

Cynotilapia afra - 1M+1F

Pseudotropheus polit lions cove - 1M+1F

Pseudotropheus saulosi 1M+2F

Pseudotropheus "acei" - 1M+1F

Labeotropheus "chilumba" - 1M+1F

Chinese Algae Eater - 2

 

Flora:

 

Anubia

Valisneria

Feto Java (talvez)

 

Decoração:

 

Areia fina branca e pedra mas ainda não sei bem, preciso da vossa ajuda.

 

 

Agradeço então os vossos comentários e preciosa ajuda para a iniciação deste projecto.

 

Cumprimentos a todos

edmat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim parece-me tudo muito bem excepto uma coisa<br><br>SUNSUN HW 303B c/uv 1400l/h<br><br>Nem é por ser SunSun que a qualidade é extremamente duvidosa, materais frágeis e de pouca durabilidade, é de estares a pagar um filtro desse género com UV, quando a potencia desse mesmo UV é insuficiente para o caudal de água que esse filtro tem.<br><br>O UV para ter algum efeito na água, a mesma tem de estar sobre a radiação sobre algum tempo necessário em que nesse filtro com UV incorporado isso não acontece.<br><br>Tens 2 hipóteses, ou se calhar 3<br><br>Tens um filtro com UV incorporado, mas sabes que o UV não faz nada e assumes a coisa e segues em frente<br><br>Tens um filtro com UV incorporado, sabes que o UV não faz nada e portanto compras um Filtro UV à parte adequado ao caudal do teu filtro<br><br>Não compras SunSun, optas por outra marca menos falível (tenho um amigo que o pobre coitado nem as mangueiras conseguia encaixar convenientemente umas nas outras) e como é mais caro não tens orçamento para o filtro UV<br><br>Não compras SunSun, optas por uma marca menos falível (nao pertenço ao Lobbie Eheim, mas tenho 4 filtros dessa marca e recomendo, existem outras boas, JBL, Fluval etc), compras um filtro UV compatível com esse caudal desse filtro e ficas com um sistema como deve ser.<br><br>Ex: Tenheo um filtro 2078, tive o azar de ter ficado com uma peça presa, levei à Eheim, repararam-me apenas a peça em questão, no SunSun tinhas deita-lo para o lixo por não haver peças sobresselentes (Podes dizer "Yeah mas eu por 1 Ehem compro 10SunSun", tens razão, mas com um SunSun tens tb 10x mais chatices). Opções!<br><br><br>Ainda bem que voltaste ao Hobbie cheio de força, coragem e vontade, eu ainda aqui tenho um aqua que precisa disso<br><br>Força nisso!<br><br>

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jpospr, desde já agradeço as dicas e realmente bateste no ponto certo, não percebo nada de filtros. Tenho de pesquisar mas tb tenho de ver como ficam as coisas em termos de €€€.

 

Já agora se não for pedir demais e segundo a tua experiência em quanto me pode ficar um sistema de filtragem aconselhado por ti e esquecendo o sunsun. Um filtro com UV será mesmo necessário????

 

Obrigado de novo

 

Edgar Matias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, um filtro UV não é essencial para o que o teu aqua funcione mas existem caracteristicas favoraveis para que numa montagem mais a sério coloques um filtro UV

 

Numa 1ª fase em que a água está menos exposta à radiação UV-C irá eliminar micro algas, evitando alguns problemas de algas no aqua,

 

Numa 2ª fase caso a água esteja exposta a radição o tempo suficiente, o filtro UV-C irá matar seres patogénicos e bactérias, evitando algumas das mais normais doenças dentro do aqua

 

Manual dos filtos UV-C que tenho (Helix Max segue link)

 

Nesse manual tem a tabela aconselhada para filtros Helix Max sobre caudal vs watt da lampada necessários para o efeito de pretendes, vais ver que os 1400L/h do teu filtro SunSun vs a potencia da lampada está totalmente fora do contexto, existem outras tabelas de outras marcas que podes pesquisar e são todas semelhantes

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

so para reforçar que um filtro sunsun não presta :)

 

tenho um !! e imagina que para prender os tubos tenho de usar bracadeiras de metal, se não é agua por todo o lado, depois so são "silenciosos" durante 2 meses lol

 

agora a espera de orçamento para comprar um filtro decente, sunsun é gastar 2 vezes

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu mudava algumas coisas:

 

Se conseguires compra um aquário com 120cm de frente que vais ver que podes por muito mais espécies de Malawi.

 

Punha um pleco na equipa de limpeza ou uns 8 ou 9 caracóis que comem algas mas não comem plantas. Quanto aos SAE, não te vais arrepender porque são espectaculares na limpeza, engraçados no temperamento e nunca fazem confusão com ninguém.

 

Quanto à iluminação penso que deverias por 3 lâmpadas de 28w e não 2 de 39w. Punhas umas de espectro total, uma branca com 8000k (a outra não faz esta frequência) e uma azul para realçar a cor dos peixes e fazer de moonlight. Eu tenho assim com 2 balastros e é muito bom porque no início e no final do período de luz ponho sempre a azul para não ficarem logo "cegos" com as luzes brancas.

 

Boa sorte!

 

Cumps

Editado por Gremlyn
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu mudava algumas coisas:

 

Se conseguires compra um aquário com 120cm de frente que vais ver que podes por muito mais espécies de Malawi.

 

Punha um pleco na equipa de limpeza ou uns 8 ou 9 caracóis que comem algas mas não comem plantas. Quanto aos SAE, não te vais arrepender porque são espectaculares na limpeza, engraçados no temperamento e nunca fazem confusão com ninguém.

 

Quanto à iluminação penso que deverias por 3 lâmpadas de 28w e não 2 de 39w. Punhas umas de espectro total, uma branca com 8000k (a outra não faz esta frequência) e uma azul para realçar a cor dos peixes e fazer de moonlight. Eu tenho assim com 2 balastros e é muito bom porque no início e no final do período de luz ponho sempre a azul para não ficarem logo "cegos" com as luzes brancas.

 

Boa sorte!

 

Cumps

 

Pois, parece que tenho mesmo de pensar em 120 de frente toda a gente me aconselha e acabo por ficar com um aquário mais versátil até para um dia que pense em mudar de espécies.

 

Em termos de iluminação parece-me muito bem mas não sei quanto poderei gastar a mais, tenho de pesquisar

 

Desde já obrigado pelas dicas e realmente um Pleco já faz parte da mobília de qualquer aqua.

 

Cumps,

 

edmat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos!

 

Já pedi orçamento para 120*50*50, a patroa pensa que é de 100 mas se for de 120 nem nota :music_singguitar:

 

Em relação aos filtros digam-me sff lá se isto vos agrada, se nenhum vos agradar digam outros para eu pesquisar e ver preços. Só um filtro não é suficiente? Tenho de comprar mais do que um?

 

EHEIM CLASSIC 2217 PLUS - 109,84€

FLUVAL 305 - 162.42€

JBL CRISTALPROFI E1500 - 139.19€

TETRATEC EX1200 - 136.29€

SERA FIL BIOACTIVE 400 UV - 162.28€ (só porque tem UV) - Vale a pena comprar com UV?

 

Desculpem tanta pergunta mas preciso mesmo da vossa ajuda

 

Obrigado!

 

edmat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos!

 

Já pedi orçamento para 120*50*50, a patroa pensa que é de 100 mas se for de 120 nem nota :music_singguitar:

 

Em relação aos filtros digam-me sff lá se isto vos agrada, se nenhum vos agradar digam outros para eu pesquisar e ver preços. Só um filtro não é suficiente? Tenho de comprar mais do que um?

 

EHEIM CLASSIC 2217 PLUS - 109,84€

FLUVAL 305 - 162.42€

JBL CRISTALPROFI E1500 - 139.19€

TETRATEC EX1200 - 136.29€

SERA FIL BIOACTIVE 400 UV - 162.28€ (só porque tem UV) - Vale a pena comprar com UV?

 

Desculpem tanta pergunta mas preciso mesmo da vossa ajuda

 

Obrigado!

 

edmat

 

Eheim é Eheim :) seria a minha escolha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus caros, neste momento aquário encomendado 120*50*50, tenho cerca de 15 dias para comprar equipamento, principalmente o filtro que ainda não sei qual. Qdo o aqua chegar quero ter tudo ok para começar em grande força.

 

As vossas dicas são sempre uma grande ajuda

cheers

 

Abraço!

edmat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu aconselho o Fluval, tenho um 204 a trabalhar á 9 anos sem um único problema, só mudei um oringue. E recentemente necessitei de comprar outro filtro e novamente comprei fluval, 5*. Vi algures por aqui 304 um á venda em segunda mão.

link

E ainda outro :

link

 

Cumpr.

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos!

 

Já pedi orçamento para 120*50*50, a patroa pensa que é de 100 mas se for de 120 nem nota :music_singguitar:

 

Em relação aos filtros digam-me sff lá se isto vos agrada, se nenhum vos agradar digam outros para eu pesquisar e ver preços. Só um filtro não é suficiente? Tenho de comprar mais do que um?

 

EHEIM CLASSIC 2217 PLUS - 109,84€

FLUVAL 305 - 162.42€

JBL CRISTALPROFI E1500 - 139.19€

TETRATEC EX1200 - 136.29€

SERA FIL BIOACTIVE 400 UV - 162.28€ (só porque tem UV) - Vale a pena comprar com UV?

 

Desculpem tanta pergunta mas preciso mesmo da vossa ajuda

 

Obrigado!

 

edmat

 

 

Boas,

 

Estive a ver os preços que mencionaste, e alguns são um abuso, principalmente o do fluval 305, so para teres noção arranjo o fluval 405 por menos de 135€.

Quanto ao Jbl ve tambem a versao greenline que gasta bastante menos, o jbl e1501 gasta apenas 20W, e deve andar a volta dos 145€

Depois sempre tens a opção eheim pro 3 2075 a volta dos 155€

Ou entao um fantastico Fluval FX5, Preço a rondar os 200€.

 

Edit: Fui ver o preço do Fluval 305 anda a volta dos 95€

 

Boa sorte nas decisões :P

Editado por Justdout
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estive a ver os preços que mencionaste, e alguns são um abuso, principalmente o do fluval 305, so para teres noção arranjo o fluval 405 por menos de 135€.

Quanto ao Jbl ve tambem a versao greenline que gasta bastante menos, o jbl e1501 gasta apenas 20W, e deve andar a volta dos 145€

Depois sempre tens a opção eheim pro 3 2075 a volta dos 155€

Ou entao um fantastico Fluval FX5, Preço a rondar os 200€.

 

Edit: Fui ver o preço do Fluval 305 anda a volta dos 95€

 

Boa sorte nas decisões :P

 

Pois realmente os preços nada têm a ver mas agora já encomendei um Resun EF1600U (120€), não sei se é grande coisa se não mas agora já está. Em relação ao UV também ainda não tenho a certeza de ser assim uma grande mais valia, mas vou testar.

 

Obrigado pelas dicas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.