Primaira aventura do genero


José Rebelo

Recommended Posts

Boas pessoal, desde ja peço desculpa por algo de mal que eu possa fazer ou dizer, pois ainda sou novato por aqui.

Gostava de começar por dizer que eu ja tive um aquario de água quente, mas a experiencia nao correu la muito bem, porque comprei uma planta numa loja de animais e esta acabou por me turvar a água e consequentemente por me matar os peixes :S

Neste momente depois de muito estudo e de muita leitura por foruns na net decidi embarcar numa nova aventura... num aquario plantado.

A minha inspiraçao para esta aventura foi um aquario que me impressionou e que anda ai pela net chamado "pinheiro manso" (posto a imagem no final).

Tenho um aquario de 100 litros e tenho algumas duvidas...mas uma das certesas que tenho é que nao quero nem posso gastar muito dinheiro, pois todos estamos em crise :P

Então para comessar presiso de um tronco, ja estive a ler e ja sei o que vou usar, vou usar troncos de videira ou oliveira( ja sei como tratalo para o colocar no aguario)

Então as minhas duvidas são:

-Que tipo de plantas colocar?( eu estava a pensar usar musgo de java mas nao sei o que me dizem?)

-Que tipo de estracto usar?(o mais importante aqui é o preço, nao quero um muito caro, mas quero um que se adecue as plantas mencionadas na pergunta anterior)

-O que é aquela terra castanha que vemos nesse aquario?é o substracto ou outro tipo de terra?

 

Por agora acho que é isto se me surgirem mais duvidas eu coloco aqui.

Desde ja muito obrigado e parabens pelo forum que nao é so dos admins mas sim de todos que neles participao e que nele interveem tornando-o um dos melhores do genero

 

A minha inspiraçao:

PinheiroManso_2008.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 57
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

Respondendo às tuas perguntas pela ordem que as fizeste...

-Podes colocar quaisquer plantas que gostes desde que tenhas condições para as manter saudáveis, visto que não queres gastar muito dinheiro podes-te dedicar as de baixa manutenção como anubias, fetos de java, o musgo como disseste, e outras de crescimento rápido.

-Para anubias, fetos de java e musgo não precisas de nenhum substrato especial, na verdade nem precisas de substrato visto que estas não são enterradas. Para outras plantas precisas de um substrato que agarre bem as raízes e que as deixes "respirar", e se quiseres um substrato fértil por baixo.

-O que vês nesse aquário é o substrato comum, provavelmente Ellos terra small. Aliás posso dizer com certeza que o Filipe nesse aquário usou Ellos terra zero, Ellos bottom mineral e Ellos terra small ou medio(não sei se existe médio ou se lhe dão outro nome).

Pois é, esse aquário que tem sido a tua inspiração é de um tuga bem conhecido aqui do fórum...

Boa sorte com isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado por responderes tão prontamente :)

 

Obrigado pela ideia, estou a pensar eu usar musgo e fetos de java (nao presiso de ninhum substracto em especial pois nao?)

Quanto a esses substractos que me disses-te...bem estive a ver o preço e sao um pouco caros :S sera que nao ha outro tipo de areia, terra ou assim que eu possa meter com a mesma cor assim de terra ou qualquer coisa?:S

Eu tambem estava e pensar em comprar areia de silica, alguem sabe onde posso arranjar e/ou qual é o preço praticado no mercado?

 

Tenho mais dias duvidas:

-vou comprar um filtro novo, a questao é, qual é mais recomendado um filtro interno ou externo?

-quanto ao difusor (acho que é aquilo que deita bolhas de ar :$, desculpem a ignorancia) tipo nesse aquario nao o vi, nao devo usar ou como faço?

 

mais uma vez obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas e bem vindo a aquariofilia

 

o filtro recomendado é o externo, não acupa mt espaço interno e tem uma melhor filtragem

 

em relação ao difusor, não sei se te referes a bomba de ar com pedra difusora ou difusor de co2, mas no meu ver os 2 são importantes, vou te dar um exemplo:

- quando tenho as luzes ligadas tenho o difusor de c02 a deitar "bolhas" e o difusor de ar desligado, mas quando as luzes se apagam eu ligo o difusor de ar, o de co2 não posso desligar pq é tipo "caseiro" :)

 

nesse aquario não vez equipamento, provavelmente foi retirado para a foto ;)

 

a areia de silica podes comprar numa loja de aquariofilia

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok muito obrigado ;)

entao agora so falta saber que terra assim castanha mater :S alguma ideia que nao seija muito dispendiosa?

Pelo que pude apurar a mais barata que me disse o Filipe é a Ellos terra zero mas mesmo assim sao 20€ :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem calma, deixa ver se me explico melhor....

O elos terra zero não é mais que um saquito com um pó que vai fornecer nutrientes a longo prazo, não serve se substracto até porque num aqua de 60lts fica uma camada com menos de meio mm.

O bottom mineral é o substrato fértil colocado por cima do terra zero e o terra small por exemplo e colocado por cima do fértil. Eu não te dei três opções, disse-te o que o Filipe Oliveira usou nesse aquário quase de certeza como faz na maior parte deles.

Alternativas mais baratas a substrato fértil caso precises(depende das plantas que quiseres colocar) tens o da JBL que também é muito bom, eu uso e estou bastante satisfeito.

E como substrato inerte, fica por cima do fértil, tens muita coisa, tens o Manado da JBL, Aquasoil Amazonia(este já é um pouco mais caro), e depois tens o comum areão que se vê em todas as lojas.

Podes usar areia de sílica mas tem tendência a sufocar as raízes das plantas.

Ou em alternativa um pouco mais barata tens akadama, tem uma cor castanha bastante natural mas tem o inconveniente de com o tempo largar "poeiras" que podes resolver, ou não, com mais lã no filtro.

 

Para musgos e fetos de java não, como tinha dito nem precisas de substrato... é claro que metemos sempre por uma questão estética mas tanto o musgo como os fetos não são enterrados, o musgo porque tem de ser amarrado a pedras ou troncos porque flutua e o feto porque tem rizoma que não pode ser enterrado ou a planta morre.

 

Os melhores filtros como te disseram são os externos, dá uma olhadela nos Classic da Eheim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim branca como a sílica não conheço nada a não ser areão de rio que vem com mais umas cores à mistura... Mas sou suspeito porque não gosto muito de areão claro, para mim quanto mais escuro ficar o fundo e o areão melhor porque realça mais a cor dos peixes e plantas que depois acaba por dar um efeito interessante. Até gosto de colocar vinil preto no vidro de fundo para esse feito, como muitos users por aqui. Dá uma olhadela no meu aqua de assinatura e percebes o que estou a dizer, hoje devo actualizar com umas fotos novas.

Editado por Filipe Simões
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a ver o teu aquario e está simplesmente fantastico, estas de parabens. Tambem estou a pensar em meter um fundo preto no meu aquario pois vi que realsa bastante ;P .

 

A minha ideia na areia de silica nao era encher o aquario com ela mas sim fazer como que um riozinho ou assim estas a perceber?

a minha ideia era mais ou menos esta :

Syrah_Original.jpg

 

Agora que estou a pensar achas que ficava bem areia de silica e dos dois lados do rio cascalho preto? Ou achas que nao devo meter sequer esse rio?

 

Outra coisa que nao sei bem é se ei de meter tipo um tapete de plantas rasteirinhas ao pe da arvore, o que me dizes?

 

Tipo quero mesmo que fique brutal por isso é que estou assim :S e desculpa la se estou a ser muito chato :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, a intenção era esse mas ainda tem muito que evoluir.

Bem já vi que estás mesmo fã do Filipe Oliveira...

Eu não sou muito de fazer rios e coisas do género mas nessa ultima foto que meteste enquadrasse bem porque está reproduzido um rio e as duas margens bem compostas e uma árvore.

Dependentemente do que fores fazer no resto do aquário pode ficar bem ou não. Nesse aquário por exemplo acho que já não ficava muito bem o fundo preto.

Tens de imaginar como queres que fique no final.

Acho que se fores fazer um rio com areia sílica não deves por cascalho preto, mudas de uma cor para a cor inversa repentinamente e pode não ficar agradável à vista. Nesse caso colocaria o Manado que se assemelha com o que vês aí.

Quanto a plantas de tapete, vai exigir mais fertilização e iluminação, na minha opinião nesse caso não podes dispensar o substrato fértil por baixo do teu substrato principal.

Mas diz lá que material tens, medidas do aquário, iluminação, filtragem etc...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok eu digo-te isso amanha de manha é que nao tenho as coisas ca em casa estao na garagem :P

so mais uma coisa...eu queria tirar umas fotos e postar aqui para poderes ver as minhas cenas mas tipo so sei colucar imagens da net, como posso por fotos do meu pc? :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens que alojar num site feito para alojamento de fotos como o imageshack, crias conta, fazer upload e depois na info das fotos tem um espaço que diz fórum. Copias o endereço que dever começar e acabar com ... e colas no post.

Editado por Filipe Simões
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Então o meu aquario tem de medidas 80*40*30

 

Quanto ao filtro, bomba de ar e termostato vou comprar pois os que ca tenho estao ja velhos

 

A iluminaçao é outro problema acho que é muito fraca, a potencia dela acho que é de 15w

Ontem fui a vinha do meu avo e arranjei uns galhos, que ja la estavao a algum tempo e estao bem secos, para fazer o tronco da arvore.

 

Bem eu vou estar o fim de semana fora volto domingo a noite, depois ja aqui venho.

Agradeço a vossa ajuda e desculpai-me mais uma vez a minha ignorançia :P

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em que formato tens as fotos? Eu gravo as minhas em .JPG

Essa iluminação não te dá para plantas, isso é mesmo só para veres os peixes...

O material ser velho não quer dizer nada, pode ser bom material, que filtro tens e que termostato?

 

A iluminação mais adequada para plantas mais exigentes seria 1W/Litro, para palantas de baixa manutenção no mínimo 0,5W/Litro. Em média una 0,7W/Litro já fazem a festa...

Editado por Filipe Simões
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Utilizei o site que me recomendaste para por as fotos "imageshack" mas quando meto ali o link diz que nao estou autorizado a por naquele formato :S

:arrow:Como Colocar Fotos E Videos No Fórum Aquariofilia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

desculpem nao ter passado ca ontem mas ouve ai uns stresses :S

 

Entao voltando ao assunto, hoje passei por uma loja de animais "aquazoo" mas meu deus os preços sao puxados de mais :S 1 filtro externo 120 mocas :S

 

È assim eu gostava que me dessem uma referencia de um filtro e dum substracto inerte para eu chegar la e pedir isso tipo nao quero muito caro e é para um aquario de 100 litros, e o substracto tem que ser parecido a terra

 

Continuo com problemas em meter fotos mas amanha ja vos posto aqui

(o meu tronco de videira esteve de molho ja á 4 dias e ja o fervi e ja nao pinta a agua)

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Ficavas bem servido com um filtro destes.

E para substratos tens a akadama que deve ser a mais barata mas pode dar alguns problemas a longo prazo e é mais clara que a terra. Tens também o manado que continua a ser mais claro. É uma questão de ires vendo vários substratos que gostes e que se encaixem no orçamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites,

 

Acho que ja resolvi o problema de postar as fotos :P aqui vao elas..

 

Esta é a 1ª foto da minha raiz de videira antes de a meter de molho(aqueles galhos que estao ao lado inseri-os na raiz)

2011-09-10112715.jpg

 

Este é o meu aquario

2011-09-10110725.jpg

 

Esta é a minha calha mas ja vi que vou ter que fazer outra pois esta nao serve :S

2011-09-10114328.jpg

2011-09-10114353.jpg

 

Aqui é o tronco da "arvore" depois da cuzedura e de estar de molho alguns dias (pessoalmente eu acho que ficou bastante bem :tongue::dance: )

2011-09-13232647.jpg

2011-09-13232707.jpg

 

Aqui esta a panoramica do aquario com a arvore

2011-09-12192102.jpg

2011-09-12192038.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fui hoje a 2 lojas na minha zona e tive a ver os preços, em ninhuma encontro areia de silica nem vinil preto :S

Quanto a filtros, o filtro externo mais barato que encontrei nessas lojas foi um filtro para aquarios de 150 a 200l e o preço era de 80€, é um bocado caro entao eu pensei num filtro de cascata...achao que devo comprar um destes ou nao? :S

 

Substracto de cor castanha tambem nem velo :S isto anda dificil lol

 

Obrigadao pela paciencia ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Para outras ocasiões não ia gostar nada desse tronco mas visto que é para uma árvore... :thumbup3:

Vê umas lojas online(como a do link do filtro que te dei num post anterior), que encontras grande parte das coisas mais baratas(a diferença já foi maior mas continua mais barato...).

Filtros de cascata para um aqua dessas dimensões talvez não fosse a melhor opção, mas não tenho a certeza.

Já agora, não te quero desmoralizar mas sabes que não é fácil moldar o musgo de forma a se parecer com uma árvore? E é demoroso mas isso é o menos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bomba de ar é para o oxigénio(na minha opinião é desnecessária), CO2 é diferente, podes fazer uma receita caseira como eu uso, ou uma coisa mais "pro" e comprares um kit ou fazeres tu mesmo um com um extintor, válvulas, etc...

Mas o musgo não necessita de CO2, a dificuldade está em que ele não cresce dessa forma. Vais ter de amarrar pedaços de musgo aos troncos com fio de pesca, por exemplo, e depois ir podando e "comprimindo" de forma a que vá ganhando aquela forma. Isso é que não é fácil pois ele vai ter sempre tenção a crescer em direcção ao topo do aqua.

Editado por Filipe Simões
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.