Recommended Posts

Publicado

Boas,

Construi um aquario com L1100 x H850 x P420, tenho procurado informação sobre potencia de luz (aka Kelvin) e tenho tido varios valores, como trabalho na area de iluminação tenho algumas ideias mas gostaria de uma opinião de alguem mais no seguemento da aqua. Estou a pensar que para esta altura de agua tenha que me situar nos 12000K, será exagero?

Obrigado pelo vosso contributo.

Baugusto

Publicado:

Não querendo ser mais papista do que o Papa e trabalhando tu na área da iluminação, quero deixar uma ressalva. Kelvins reflete o espetro emitido pela lâmpada e não a intensidade da mesma que deverá ser expressa em Lumens. Concluo portanto que os Kelvins a usar deverão ser os mesmos que os habituais para outros aquários plantados de água doce, dada as dimensões do teu aqua e especificamente a altura do mesmo tens é que determinar a intensidade de luz necessária para que esta atinja a superficie do areão +/- toda com a mesma intensidade.

12.000k é fora do espectro absorvido pelas plantas, terás de escolher lâmpadas com menos kelvin

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado:

Obrigado pela dica, mas a altura de agua não interfere na difusão da luz?

BA

Publicado:

A altura de água interfere na intensidade com que a luz chega até à superfície do areão, não altera o espectro da mesma.

Regra geral usa-se a regra de 0.5Watts/Litro para a colocação de plantas menos exigentes ou superior para plantas mais exigentes.

Ou seja para um total de 60 Litros precisarias de 30watts de potencia de luz, usando aquários de dimensões standard, em aquários em que a altura de água é não standart é conforme o caso

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!