Recommended Posts

Publicado

Saudações a todos. Depois de muita pesquisa em varios tópicos já existentes, ainda tenho algumas duvidas. Tenho um aquario de 120 lts para montar.Preciso de comprar um filtro externo e gostava de saber qual o mais indicado. Para oxigenar a água a simples turbolencia á superficie é suficiente ou uma bomba de ar é fundamental? Enfim qual o equipamento fundamental para se começar bem sem pressas. São muitas incertezas para um projeto novo que com a vossa ajuda será mais facil. Obrigado

Publicado:

Boas Kruguer.

Antes de mais, devo dizer que não ou muito experiente e apenas expresso a minha opinião pelo que tenho lido e visto por aí.

Quanto ao filtro, o mais importante é que tenha um caudal de cerca de 5 vezes/hora a litragem do aquário. No teu caso, pelo menos 600 L/h. Posso dar-te o exemplo do Eheim 2215. depois ha outros factores que podes ter em conta como o consumo energético, preço, etc... mas isso serás tu a decidir o que preferes. Procura nos sites patrocinadores do forum que encontras bastante escolha e regra geral com bons preços.

Em termos de oxigenação, acho que isso terá muito a ver com as plantas que irás querer ter, se algumas. A bomba para oxigenação ( pelo que entendo mas aguarda outras opiniões) serve basicamente para compensar o oxigénio consumido pelas plantas nos periodos em que não tens luz no aquário. Se tens um aquário com muitas plantas por ex. talvez não seja mau considerares a bomba. caso contrário talvez não valha a pena.

Já agora e para completar, não te esqueças de ter em atenção a iluminação do aquário e o aquecedor/termostato.

Cumprimentos.

Pedro Matos.

Publicado:

Passo a explicar melhor. Eu já tenho um aquario de 25 lts onde comecei mas agora com o meu de 120 lts novo quero fazer um coisa com pés e cabeça. O meu primeiro dilema é a decoração . Tenho tantas ideias que não me consigo decidir por nenhuma, olho para aquele espaço todo e não sei bem o que fazer . Em relaçao ao equipamento já tinha aqui aponte esse filtro da Eheim do qual ja li muitos elogios . Em relaçao ao oxigenio vou colocar algumas plantas mas a decoraçao será basicamente pedra. o que me faz alguma confusão e ver tanta agua...eu quero começar bem para criar um espaço agradavel e o mais bonito possivel e acho que esta primeira etapa é fundamental. Ora bem Filtro com caudal de 600lh, termostato já tenho, a luz o que aconselham? o fundo com substrato para plantas ou não? Estão a ver o meu estado .....confuso...

Publicado:

Antes de mais para te facilitar tens de pensar que tipo de aquário vais querer fazer, digamos geograficamente. Conforme a geografia conforme o tipo de decoração e até que tipo de plantas e peixes, obviamente que terás de saber se o pH da tua água te deixa chegar onde queres ou então vais andar todo o teu tempo a tentar mudar as características delas que não te vai deixar "curtir" o aquário como deve ser.

Então,

1º saber o pH da água

2º saber dentro desse pH que zonas do mundo tu te identificas e gostas de aquários

3º ver aquários montados conforme a zona já identificada

4º identificar as plantas e peixes e tipos de decoração usados

5º partir para a parte técnica, calha de luz e filtros capazes de suportar vida dentro do aqua conforme as necessidades

Isto tudo tem de ser pensado com calma, a não ser que queiras atirar lá para dentro uns cascalhos, plantas de plástico e uns peixes sem saberes o nome que se acabam por comer uns aos outros

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado:

Ola a todos e obrigado pelas respostas. Bem ....nunca imaginei todos os procedimentos e cuidados a ter antes mesmo de começar. Os "calhaus" não resisti e ja os coloquei porque decidi fazer o que tinha na ideia . Agora falta o fundo e o filtro. Tenho passado o forum a pente fino e já tenho muita info. Depois de todo o equipamento montado vou colocar a agua, deixar que o ciclo azoto aconteça, analizar os valores da agua com cuidado, depois colocar um peixe para tudo se começar a compor, e então aumentar gradualmente o numero de peixes. Só mais um duvida em media quanto tempo pode levar todo este processo? Quais os problemas mais usuais e erros que aconteçem. Obrigado

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!