MORTES NO AQUÁRIO... o que estou a fazer mal?


Visitante

Recommended Posts

Bom dia!

 

Iniciei-me recentemente neste mundo fantástico que é a aquariofilia.

 

Comecei com algo pequeno e mais em conta, comprei um aquário de 18L.

Tenho bomba de ar e filtro (neste momento não vos sei especificar as marcas/modelos; poderei ver isso mais logo caso seja relevante).

 

Agora o problema, tinha dois peixes de água fria (1 capuchinho vermelho e 1 telescópio) e ambos morreram passado alguns dias :(

 

Acho que fiz tudo correctamente, conforme me explicaram na loja:

- enchi o aquário e coloquei as gotas que me deram (penso que umas são anti-cloro e outras com umas bactérias para os peixes), 5 gotas por cada litro;

- fiz a transição da água para os peixes se irem adaptando à nova água (cerca de 20 min);

- por fim, coloquei os peixes no aquário.

 

Ora, passado uns dias, o capuchinho morreu... :S (mas este parece que nunca teve bem pois desde o início que reparei que não nadava bem e estava muitas vezes parado).

Hoje de manhã, dei com o telescópio também morto no fundo do aquário...

 

O que fiz errado?

 

Neste momento, até estava inclinado em investir num termostato e tornar o aquário num de água quente.

Para tal, preciso de mais algum material?

 

Alguém que me ajude sff!

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Ajudava bastante se colocasses aqui o setup completo do aquário, mas mesmo assim parece-me que não ciclaste o aqua...

 

Antes de colocares mais peixes no aqua tenta perceber o como funciona o ciclo do azoto...

 

Lê estes tópicos:

http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html (esta pagina foi-me bastante útil no início para perceber o funcionamento das coisas)

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

 

Quanto ao aquário de agua quente, claro que podes utilizar esse aqua para peixes tropicais!! Embora 18 litros seja um pouco curto, mas isso é válido tanto para agua quente como para agua fria, se calhar até é mais critico para agua fria, pois estes peixes normalmente são grandes e por isso precisam de mais espaço...

 

Apesar do que disse no paragrafo anterior, já vi aqui pelo fórum aquas desse tamanho bastante interessantes, tenta vasculhar pela secção dos nanos que tem lá coisas bastante giras para te inspirares...

 

É como te disse no inicio , antes de comprares mais peixes ou material tenta absorver o máximo de informação possível. Pois com 18 litros vais ter de ter bastante cuidado na escolha da flora e sobretudo da fauna, mas se escolheres bem consegues fazer uma coisa bastante bonita e equilibrada.

 

Lembra-te a aquariofilia não é para se fazer, é para se ir fazendo. Quanto mais calma tiveres ao inicio, menos te arrependes depois... :wink:

 

Abraço e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois realmente não fiz esse tal ciclo do azoto... mas também nunca ninguém na loja me falou nisso!

 

Portanto se percebi correctamente:

- encho o aquário e coloco as gotas anti-cloro e bactérias (5 gotas por cada litro);

- faço a transição do peixe nos tais 20min de adaptação;

- monitorizo o pico de amónia, seguido por um de nitritos, quando atingirem o valor 0 e os nitratos apanharem um pico, começa um novo ciclo.

 

O que faço depois desse ciclo? Mudo a água? Monitorizo novamente os picos sem mudar a água?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelos visto leste pouco....

 

O ciclo demora dias, semanas....

 

Não compras aqua e peixes e metes tudo no mesmo dia.

 

Quanto a peixes de água fria, esquece o ciclo.... compra anticloro, muito... e muda água muitas vezes.... Não há filtro que aguente com a porcaria que eles comem em 18Litros.

Com sorte os peixes duram.... e habituam-se...

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disse o Alfapa, esqueçe o ciclo.

Alias, eu até tirava o filtro.

Preocupa-te em trocar 50 % da agua dia sim dia não com o anti-cloro.

E pouca comida.

Assim pode ser que as orandas e telescopios durem um mês ou dois com sorte em vez de durarem 10 anos.

 

PS: Coloca antes uns camarões, tambem são bonitos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E peixes de água quente?

Recomendariam para um aquário desse tamanho (18l)?

 

Acham que teria melhores hipóteses de adaptação num espaço mais pequeno?

 

Se calhar vão me dizer que nunca recomendariam um aquário tão pequeno mas agradecia a vossa ajuda e sugestões...

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o ciclo do azoto é o seguinte.

 

- os compostos mais toxicos sao a amonia e o nitrito e o menos toxico é o nitrato.

- ao comprar um aquario e por-lhe agua a amonia sobe devido a sugueira de microorganismos e outra coisas.

- enquanto as bacterias que transformam a amonia em nitrito ainda nao estao instaladas na agua, no areao, no fitro entre outros, a amonia sobe, ao subir chega a valores que matam aquaquer peixe.

- depois a bacterias vão se desenvolvendo e tranformando a amonia em nitrito, a amonia desce e o nitrito sobe, o nitrito tambem é toxico e mata facilmente os peixes.

-depois as bacterias que tranformam o nitrito no nitrto reagem ao alto valor de nitrito e multiplicam-se, descendo o nitrito e aumentando o nitrato

-entao o nitrato é consumido pelas plantas e esta o ciclo feito, agora o ciclo continua mas as bacterias ja estam la para decompor a amonia e o nitrito.

 

Pesquisa no youtube "montar um aquario", vai te aparecer varios videos da tetra, la explica tudo direitinho

 

Quanto ao aquario, mete muita flora e lguns inverterbados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em 18 Litros?

 

Eu metia um casal de guppies, um beta e pouco mais... (fauna... depois metia [flora] cabomba e tá feito).

 

Os guppies reproduzem-se... o beta trata da explosão populacional.... e pronto!

Os que se safarem vendes.... se quiseres brincar.... arranjas uma fêmea beta.... e para os 18L já chega.... (enfim...um limpa vidros pequeno....mas lá mais para a frente...)

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Penso que se optares por peixes de agua quente tens muito mais alternativas, pois existem variadíssimas espécies de peixes tropicais pequenos, é tudo uma questão de gostos (tenta é optar por espécies mais resistentes agora ao inicio)...

 

Para te orientares melhor podes seguir a velha máxima de 1cm de peixe por litro de agua, o que dá no teu caso 18cm de peixe (quando digo 18cm de peixe refiro-me ao seu comprimento em adultos)...

 

Eu se fosse a ti escolhia uma destas opções:

-Um aqua de camarões com red cherrys (são os mais comuns e mais fáceis de manter) e bastante musgo de java ou outro equivalente, claro que se optares por camarões não precisas seguir a regra do cm de peixe por cada litro...

-Ou um aqua com um casal de bettas, são lindíssimos e se puseres umas plantas flutuantes com pouca agitação na superficie da agua até podias conseguir que eles se reproduzissem :)

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=172509&hl=reprodu%E7%E3o%20de%20bettas&st=0

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=180290&st=0&p=1052149&hl=bettas%20ninho&fromsearch=1entry1052149

 

Mas isto são apenas duas opções, tudo depende dos teus gostos...

 

Como te disse anteriormente antes de comprares peixes ou plantas, pesquisa primeiro acerca dos seus hábitos e necessidades. Por exemplo, os bettas são um tanto ou quanto agressivos pelo que não se dão com todas as espécies, mas em contrapartida são lindíssimos e quando se reproduzem o macho faz um ninho de bolhas à superfície ( por isso é que te falei das plantas flutuantes) e depois toma conta dos pequenitos até estes começarem a nadar...

 

Abraço,

Tiago Teixeira

 

PS - Se optares pelos bettas manda-me uma mp que eu dou-te um bocadito de Lemna minor :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado a todos pela ajuda preciosa!

 

Optei pelos bettas!

 

Agora tenho outra dúvida de iniciante... Já aqui disseram que para um aquário deste tamanho (18l), o ciclo do azoto não era relevante.

Para os bettas, isso mantém-se?

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O ciclo do azoto é sempre MUITO relevante...

Quase de certeza que foi por não teres esperado que o ciclo do azoto terminasse que os outros peixes que tinhas bateram as botas...

 

é simples ciclar o aqua, dura é algum tempo, fazes o seguinte:

-Montas o aqua a teu gosto e tal;

-Metes bactérias nitrificantes no filtro

- e todos os dias vais pondo 1 floco de comida no aqua SEM PEIXES

- Todas as semanas mudas 20 ou 30% da agua (nunca mudes a agua toda ou laves o filtro com agua da torneira senão tens de começar tudo outra vez, o filtro lava-se com a agua do aquário que tiras quando mudas a água)

- fazes isto durante +/- 3 semanas e o ciclo deve ficar concluído...

 

Claro que podes utilizar os testes que existem à venda para verificar a evolução:

- primeiro vez um pico de amónia (NH3)que foi o que quase de certeza te matou os peixes que tinhas;

- depois baixa a amónia e tens um pico de nitritos (NO2), também é um veneno para os peixes..

- Finalmente os nitritos e a amónia quase desaparecem e começas a obter nitratos, esta é mais tolerada pelos peixes embora em grandes quantidades também os mate (por isso é que tens fazer sempre mudanças parciais de água para retirares os nitratos em excesso, 20 a 30% todas as semanas para mim é o ideal...)

 

abraço e boa sorte com os bettas :thumbup3: , não os compres já, CICLA PRIMEIRO O AQUA....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta rápida.

 

Eu tenho um produto que me deram na altura dos peixes de água fria que é o SERA BIO NITRIVEC e que permite, segundo o que percebi, introduzir os peixes passadas 24h.

 

Penso que isto fará efeito de ciclo do azoto?

 

É fiável?

Recomendam?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu nunca usei esse produto, mas não fiava muito nisso o melhor é fazeres o que eu te disse...

 

Entretanto vais lendo mais acerca dos bettas :coffee: , que assim quando os puseres no aquário já tens tudo preparado para eles e a probabilidade de as coisas correrem bem aumenta exponencialmente...

 

Ah, já agora vê se pões umas fotos do aqua para a malta mandar uns bitaites (construtivos claro :thumbup3: ).

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando dizeram que o ciclo do azoto não era relevante foi no contexto dos peixes de agua fria.

Em 18 L nunca vais conseguir ter bactérias suficientes para limpar o aquário dos detritos que os peixes vermelhos geram.

O ciclo do azoto é o mais importante na realidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas,

Eu vou contar a minha historia resumidamente e espero ajudar;

-comprei um aqua de 5l, tentei por la o termostato e nao deu, ate que olhei bem para e disse se quero ter um aquario de jeito com pouco dinheiro nao posso montar neste.

-como tinha em casa um aquario da Aquapor( é simplesmente so os vidros) e o termostato, decidi monta-lo.

-gastei prai 100euritos ao alto para começar fiz o ciclo d azoto 1 mes(muito importante, se quiseres que os peixes durem meses no Aqua),

Mortes:

2 guppies- duraram 9meses - pelo estado deles andaram a purada com algem

10 red cherrys - por eu ser novato e ao tentar matar praga de caracóis também os matei- Azelhise

1 platty ja veio doente da loja- problemas de intestinos

Resumindo não foram provocadas pelo ambiente do Aqua, fazendo o ciclo é o principio para ter um bom aquário.

Agora para ter flora tens é d investir um pouco mais na iluminação, a minha é um pouco Muito deficiente mas mesmo assim tenho um bom feto de Java e futuramente sou capaz de adquirir uma rotada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.