Ajuda Guppy morreu :-(


Firemam 669

Recommended Posts

Boas pessoal.

 

Hoje aconteceu me que perdi um guppy, e notei o seguinte ontem a noite ele estava bem, e hoje de manhã começou a ficar mais parado no fundo, depois piorou e até parecia não saber nadar ficava quite na vertical, depois nadava um pouco até parecia que estava (bêbado, depois a tarde morreu, podem explicar me o que pode ter acontecido.

 

ps- sou principiante tenho aquário de 60 litros, com temperatura nos 26º e bom filtro ( 200 litros hora )o PH estava a 7.2 tenho 2 pequenos troncos e plantas de plástico, estou a mudar aos poucos irei brevemente introduzir plantas verdadeiras, por favor ajudem-me.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pela descrição que deste parece-me intoxicação. Faz o teste de Amónia e Nitritos.

 

Se tiveres um destes parâmetros altos faz um TPA e deita-lhe Sera Toxivec.

 

Atenção que o Toxivec resolve momentaneamente o problema não a causa.

 

Vai controlando os parâmetros da água para veres se foi um pico momentâneo ou se tens ai alguma coisa errada…

OBM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

Já tenho o aquário a mais de 6 meses, e este peixe ( guppy) tenho-o a cerca de 15 dias, mas o mais estranho foi que juntamente com este guppy comprei também mais um guppy e 3 neons, dos 5 peixes só tenho 2 neons, fora 3 guppies adultos ( fêmeas ) e 20 crias ( nasceram a 5 dias )e tenho controlado o PH diariamente, mas esses de Amónia e Nitritos nem sei o que são e para que servem, desculpem a minha ignorância, mas como disse sou principiante neste hobby.

 

Já agora o que gera o Amónia e Nitritos ??????

 

Espero que me possam ajudar e elucidar mais sobre aquariofilia e guppies pois sou mais virado para essa espécie.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

Já tenho o aquário a mais de 6 meses, e este peixe ( guppy) tenho-o a cerca de 15 dias, mas o mais estranho foi que juntamente com este guppy comprei também mais um guppy e 3 neons, dos 5 peixes só tenho 2 neons, fora 3 guppies adultos ( fêmeas ) e 20 crias ( nasceram a 5 dias )e tenho controlado o PH diariamente, mas esses de Amónia e Nitritos nem sei o que são e para que servem, desculpem a minha ignorância, mas como disse sou principiante neste hobby.

 

Já agora o que gera o Amónia e Nitritos ??????

 

Espero que me possam ajudar e elucidar mais sobre aquariofilia e guppies pois sou mais virado para essa espécie.

 

os peixes, a comida, folhas mortas, etc fazem sugeira. essa sujeira produz amonia, e a amonia com a ajuda das bacterias que se encontram no areao filtro e na agua transformam-a em nitrito e outras bacterias transformam o nitrito em nitrato. o nitrato é absorvido pelas plantas e completa-se o ciclo. A amonia e os nitritos sao muito toxicos mas o nitrato ja não é tanto. basta um pouco de amonia ou nitrito para matar os peixes todos. mas penso que a causa da morte nao esteja ai pois ja tens o ciclo completo á bastante tempo. Talvez tenha tido uma doença, ou entao intruduziz-te-o mal no aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quando comecei a praticar aquariofilia também me via à rasca para manter guppys. Hoje estou farto de guppys pois parecem ratos de aquário, todos os meses me nascem mais guppys e tenho uma taxa de mortalidade muito reduzida. Posso afirmar que as únicas mortes que tenho são de alevins de guppys que às vezes servem de refeição para os adultos.

Os guppys são muito faceis de manter! Faz TPA´s semanais de 33% de água, tem plantas naturais grandes e densas que proporcionem bons refúgios no aquário para alevins assim como muitos esconderijos e por último mantém o PH da água ligeiramente básico.

Espero ter ajudado!

 

abraço

Editado por Daniel Miranda
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... mas penso que a causa da morte nao esteja ai pois ja tens o ciclo completo á bastante tempo...

 

Basta inserir uma medicação não filter safe no aquário ou lavar a cerâmica para destruir algumas ou todas as colónias de bactérias do filtro.

OBM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais