Quais os caracois de mais rápida reprodução?


paulo.lima

Recommended Posts

Carissimos,

 

Pelo pouco conhecimento que tenho, e após algums pesquisas na internet, parece-me que os physas seriam a espécie com um maior e mais rápido crescimento desde que tenham alimentação em quantidade.

Qual a vossa experiência?

Existem espécies mais proliferas que os physas?

 

 

Tenho actualmente uma colónia bastante grande de Anentome Helena, além de um Bótia que de vez em quando também petisca, e começa a faltar a paparoca, a modos que ... :)

 

 

Cumprimentos,

Paulo Jorge Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Daniel,

 

 

Obrigado antes de mais pelo comentário.

Já tive Physas e Planorbis Corneus, e a opinião que tenho é que embora os Planorbis tambgém se reproduzam a um bom ritmo, é bastante inferior ao dos Physas.

Quando inicialmente montei o Aquário, tinha as duas espécies, e quando ambas as especies se começaram a reproduzir, a proporção era de cerca de 20/30 physas para cada planorbis ...

 

 

Cumprimentos,

Paulo Jorge Lima

 

 

Boas

 

Para além das physas tens os planorbis corneus que também são autenticas máquinas reprodutoras.

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho physas com planorbis e não vejo essa relação, mas pode ser da comida que dou.

os planorbis têm-se safado melhor nos outros aquários.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm ... se assim é poderá ter sucedido que no meu aquário a quantidade inicial de Physas fosse superior à dos Planorbis o que levou a um crescimento mais acelerado dos Physas ...

 

A verdade é que tanto quanto consegui identificar os Anentome Helena atacam normalmente os Physa (nunca identifiquei um ataque aos Plenorbis, o que não significa que não tenham existido), mas os Plenorbis desapareceram do aquario, enquanto os Physas permanecem, embora em menor quantidade ...

 

Mas para além destas espécies (Physas e Planorbis), existem outras com ritmo de crescimento igualmente acelerado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hey

 

Já cheguei a ter planorbis para venda! Tinha perto de duas centenas num aquário. Coloquei lá o meu bótia palhaço durante um mês e tal. Quando o retirei para outro aquário, reparei que só tinha sobrado um planorbis pequeno que neste momento está grande e reina num aquário de 15 litros onde o coloquei com camarões red cherry! Entretanto comprei plantas nas quais vinham duas ou três physas e desde à dois meses que noto um crescimento populacional das physas. Penso que o crescimento populacional das physas e dos planorbis é mais ou menos identico. Basta teres algas e restos de comida no aquário que eles se proliferam muito bem.

Atenção com os planorbis. Eu coloquei um bótia palhaço no aquário pois quando se acabaram as algas do aquário eles eram de mais e os restos de comida não chegavam para todos e por isso atacaram-me os fetos de java. Não sei se as physas têm o mesmo comportamento!

 

abraço

Editado por Daniel Miranda
Link to comment
Partilhar nas redes sociais