Recommended Posts

Publicado

Boas Pessoal,

Sou bastante novo nestas andanças e pouco experiente, é o seguinte já a cerca de 7 anos que tenho um aquário de água fria (40 litros)

como passa tempo, no entanto, gostaria de envergar para a água quente. Tenho algum receio apesar de já ter lido bastantes tópicos aqui no forum.

Algumas das minhas questões são " a nível de manutenção ":

Como limpar um aquário de água quente ?

Importante a presença de plantas ?

Caso falhe a luz o que fazer x'D ?

Já agora alguns conselhos importantes . .

Desculpem a maçada sou mesmo um novato interessado nisto!

Abraço agradeço a ajuda :)

Publicado:

Olá José Figueira

Um aquário de água quente limpa-se da mesma forma como um aquário de água fria, no caso de ser necessário algum tipo de limpeza mecânica. Contudo se for possivel na montagem que pretendes fazer existem algumas espécies de peixes que fazem esse trabalho por ti pela forma como se alimentam, a chamada "equipa de limpeza"

Conforme o tamanho do aquário o número de indivíduos da "equipa de limpeza deve variar" mas poderá ser composto por Corydoras (limpam o fundo), Otocinclos, limpam os vidros e toda a decoração do aquário, neritinas (são caracóis de água doce que não comem plantas), camarões Cherry (atenção que estes podem ser comidos por peixes). Todos estes peixes que te indiquei têm um crescimento limitado e ficam bastante pequenos, as corydoras prefere as panda que são ainda mais pequenas.

Em relação às plantas, sim é importante mas não fundamental, é perfeitamente possivel manter um aquário sem plantas, mas é mais fácil manter um com plantas, só para teres uma ideia, existe quem dispense os tradicionais filtros, e filtre apenas com as plantas que tem. As plantas transformam todo o "adubo" que os peixes produzem em produtos "bons" que de outra forma entram na coluna de água e em concentrações elevadas podem tornar-se prejudiciais, nada que não se resolva com as tradicionais TPA (Troca Parcial de Água)

Se tiveres plantas e te faltar a luz, não te preocupes, como tu as plantas tb têm reservas alimentares, e aguentam algum tempo sem luz, umas mais que outras conforme o tipo de crescimento de cada uma, as que crescem mais depressa têm menos reservas, as que crescem mais devagar mais reservas, igualmente conforme o crescimento de cada planta tb varia a velocidade com que ela consome o "adubo" deixado pelos teus peixes. Plantas com maior crescimento tb necessitam de maior intensidade de Luz (atenção que intensidade nada tem a ver com tempo de exposição).

Antes de introduzires peixes no teu aquário, faz um teste de pH, não tenhas a tentação se chegar a uma loja e de comprar todos os peixes que gostas. Cada espécie de peixe vem de diferentes zonas do planeta em que a água varia bastante a nivel de pH. Os testes são fáceis de se fazer e geralmente baratos, basta umas gotas comparar com a cor que vem na embalagem e ficas a saber que tipo de peixes podes comprar, cada espécie tem um intervalo de pH que suporta sem ficar stressado.

Terás tb de ver depois de veres todos os peixes que gostas e que convivem dentro do mesmo pH se são compatíveis uns com os outros, pois existe a possibilidade de adquirires alguma espécie mais agressiva e pode correr-te mal, tens de ler se os peixes que queres se se dão bem num aquário comunitário ou não.

Mais alguma questão ou dúvida coloca-a estamos aqui para te ajudar.

Boas Pessoal,

Sou bastante novo nestas andanças e pouco experiente, é o seguinte já a cerca de 7 anos que tenho um aquário de água fria (40 litros)

como passa tempo, no entanto, gostaria de envergar para a água quente. Tenho algum receio apesar de já ter lido bastantes tópicos aqui no forum.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado:

Boas Pessoal,

Olá bom dia,

Novatos já todos fomos, o que importa é a vontade de saber e de querer aprender.

Ora vamos lá tentar dar uma ajuda.

Antes de mais deves ler aqui no forum, artigos na secção de iniciantes sobre:

Ciclo de azoto:

Parâmetros da água;

Trocas parciais de água.

É muito importante que interiorizes esses dois assuntos para que consigas estabilizar o teu aquário e não tenhas desilusões.

Um aquário de água quente, não é mais difícil do que um de água fria como podes pensar.

Quando passei para água salgada também o fiz com esse receio, mas acredita que nada é complicado, basta ter mos vontade de aprender e de evoluirmos como aquariofilistas que somos.

Não sei se pretendes continuar com esse aquário ou se pretendes comprar um novo, desde já te digo que quanto maior, mais fácil é de tratares dele e menos problemas te irá dar.

Um aquário de água quente limpa-se como um de água fria, semanalmente deves passar uma esponja nos vidros por dentro (esponja que nunca tenha sido usada e sem detergentes), deves mudar 15 a 20% da água do aquário com os chamados TPAs (trocas parciais de água), e ao faze-lo, aspiras o fundo com um aspirador próprio para o efeito.

A presença de flora é sempre importante, embora em alguns casos seja praticamente impossível teres plantas.

Mas sim deves introduzir plantas que te ajudam a equilibrar o teu sistema criado.

Existem plantas bem fáceis de manter, como "fetos de java" ou "anubias".

O melhor neste momento que podes fazer, é mesmo ler e assimilar, e depois em caso de dúvidas ou ideias que te apareçam, aqui estamos para te ajudar a elaborar o teu projecto.

Um abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado:

Estou bastante agradecido pelas luzes que me deram !

Quase decidido que vou mesmo avançar com a água quente :D

Não vou ser precipitado vou fazer as coisas com calma e ler bastante antes.

Uma das minhas grandes preocupações sempre foi a falha de luz , a água aguenta-se bem ou arrefece rapidamente ?

Já agora agradecia que me disponibiliza-cem o link acerca das mudanças de água parciais e artigos que considerem importantes para iniciantes .

Obrigado pela atenção,

José Figueira

Publicado:

A velocidade da água arrefece quanto mais frio estiver o ambiente à volta do aquário e quanto mais pequeno o aquário for. Dentro de uma casa não arrefece muito depressa no maximo arrefece até à temperatura a que a casa está, que no inverno deverá rondar os 18ºC/20ºC geralmente, o que não deverá ser grave se for uma situação esporádica

TPA's deves fazer todas as semanas, cerca de 20% do volume total de água, podendo chegar aos 50% (tem atenção à temperatura da água que entra)

TPA's fazem com que materiais pesados, e outros componentes químicos se diluam e se tornem menos tóxicos, repor apenas a água evaporada é batotice e não resulta. Numa situação idêntica, pensa num copo cheio de água e sal, se apenas repores a água se evapora o sal nunca sai de dentro do copo, para que isso acontece tens de tirar água salgada e voltar a colocar mais água doce...espero ter-me feito compreender.

Artigos que consideramos importantes, aí é que a "porca torce o rabo", depende do que queiras saber, qual o assunto que te queres debruçar, o melhor é "Googlares" e o que não entenderes então perguntar

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!