Recommended Posts

boa noite estou com um problema no meu escumador que veio com o meu sera marin biotop 130

gostava de saber se alguem tem algum aquario igual e se ja fez algum upgrade no escumador original !

cumps

bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Boa tarde a todos os colegas de hobby.

Há vários anos que tenho vindo a dedicar-me à aquariofilia de água doce e agora estou a pensar em experimentar o mundo da água salgada.

Contudo, tenho algumas dúvidas que, se for possível, gostaria de ver esclarecidas.

1º - é possível encher o aquário na totalidade com água 100% do mar?

2º - Na afirmativa, como são feitas as mudanças e em que proporções (Aquário de 120lts).

3º - Na água doce utilizava filtros externos de marca EHEIM e, por isso, gostava de saber se a água salgada permite a utilização de filtros externos como complemento para a prevenção da água e, na afirmativa, se os posso utilizar.

4º - O meu aquário é de 120 litros e estou a pensar em colocar um escumador de marca " DELTEC MCE 300 ". Será o apropriado ou qual o modelo mais indicado?

5º - Também nesta fase inicial estou a pensar começar com peixes pequenos coloridos que eu mesmo poderei apanhar no mar e, por isso, gostaria de saber se em relação à temperatura da água, é necessário algum equipamento para manter a temperatura.

Agradeço desde já os esclarecimentos.

Obrigado

Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos os colegas de hobby.

Há vários anos que tenho vindo a dedicar-me à aquariofilia de água doce e agora estou a pensar em experimentar o mundo da água salgada.

Contudo, tenho algumas dúvidas que, se for possível, gostaria de ver esclarecidas.

1º - é possível encher o aquário na totalidade com água 100% do mar?

2º - Na afirmativa, como são feitas as mudanças e em que proporções (Aquário de 120lts).

3º - Na água doce utilizava filtros externos de marca EHEIM e, por isso, gostava de saber se a água salgada permite a utilização de filtros externos como complemento para a prevenção da água e, na afirmativa, se os posso utilizar.

4º - O meu aquário é de 120 litros e estou a pensar em colocar um escumador de marca " DELTEC MCE 300 ". Será o apropriado ou qual o modelo mais indicado?

5º - Também nesta fase inicial estou a pensar começar com peixes pequenos coloridos que eu mesmo poderei apanhar no mar e, por isso, gostaria de saber se em relação à temperatura da água, é necessário algum equipamento para manter a temperatura.

Agradeço desde já os esclarecimentos.

Obrigado

Joaquim

 

Nao sou nenhum expert visto estar agora a comecar com os salgados mas como tens as duvidas que eu tambem tinha a uns tempos aqui vai:

 

1- Sim

2- eu diria 30% por semana para ter a certeza

3- sim, eu tambem uso para ajudar.

4- se os 300 for a litragem por hora acho que é pouco, o meu e de 150/160 e uso um de 1000, no minimo aconselhava-te um de 600.

5- tudo depende, se achas que consegues manter uma temperatura igual ao meio ambiente a que estao acostumados entao penso que nao havera problema.

 

se disse alguma asneira peço desculpa e os mais experientes que opinem.

boa sorte

Editado por Razstec
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos os colegas de hobby.

Há vários anos que tenho vindo a dedicar-me à aquariofilia de água doce e agora estou a pensar em experimentar o mundo da água salgada.

Contudo, tenho algumas dúvidas que, se for possível, gostaria de ver esclarecidas.

1º - é possível encher o aquário na totalidade com água 100% do mar?

2º - Na afirmativa, como são feitas as mudanças e em que proporções (Aquário de 120lts).

3º - Na água doce utilizava filtros externos de marca EHEIM e, por isso, gostava de saber se a água salgada permite a utilização de filtros externos como complemento para a prevenção da água e, na afirmativa, se os posso utilizar.

4º - O meu aquário é de 120 litros e estou a pensar em colocar um escumador de marca " DELTEC MCE 300 ". Será o apropriado ou qual o modelo mais indicado?

5º - Também nesta fase inicial estou a pensar começar com peixes pequenos coloridos que eu mesmo poderei apanhar no mar e, por isso, gostaria de saber se em relação à temperatura da água, é necessário algum equipamento para manter a temperatura.

Agradeço desde já os esclarecimentos.

Obrigado

Joaquim

 

1º - sim

2º- tpas 10 % semanais no minimo ou podes fazer mais que 10%

3º- nao se usa filtro com esponjas nem nada disso a unica coisa que podes utilizar é para colocar la carvao activo e fazer passar a agua caso nao tenhas sump ou assim.

4º- depende do que vais querer ter de corais mas para peixes e moles e algum sps dá na boa. caso queiras evoluir depois com o tempo para outro corais tipo so sps ai ficavas melhor servido com o deltec mas o mce 600 . mas tanto um como o outro dao na boa e sao optimas aquisiçoes.

5º- atenção ai porque num reef a temperatura normal ronda os 25º , 26º na nossa costa a temperatura é muito mais baixa o que pode resultar em mortes ai teras de ver mesmo o que queres manter e ter.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Houve ai alguem que ao responder a outra pessoa deu muito boas dicas e de forma resumida, poderia ser posto como um stick para todo este tipo de questão.

 

Em relação a estas questões:

 

*A água do mar tem salinidade variavel e normalmente acima do desejado que para um recife ou manter invertetebrados deve ser corrigida. Deve ser adquirido um densimetro para fazer correcções de densidade/indirectamente de salinidade. normalmente 1030 g/ml e precisa de ser corrigida para 1022-1024 g/ml.

 

*Àgua do mar deve ser retirada em maré cheia e fora da zona de corrente que passe por um porto de mar.

 

As TPAs variam conforme o escumador. Além de um bom escumador é preciso afinar, pelo que não basta um escumador bom, se não o sabemos utilizar direito.

 

É possivel manter fauna da costa portuguesa em aquários sem refrigerador, dependendo da espécie em questão. Nem sequer a temperatura resultará em morte de qualquer fauna, podendo em casos acelerar o metabolismo. No entanto, não é recomendável misturar fauna da costa portuguesa com fauna tropical, dados os ecossistemas e principalmente problemas de compatibilidade, no entanto alguns invertebrados são compativeis.

 

Os filtros não são recomendados, caso sejam usados para água salgada, terão de ter manutenção semanal. Isto porque:

os filtros são focos poluidores, de aumento de nitratos.

recolhem as particulas usadas como alimento pelos animais filtradores e outras particulas usadas como alimento pelos vermes da rocha viva. Aumentando assim os nitratos por alimento desperdiçado em putefração.

 

Se bem que poderão, com bom uso e manutenção regular, ajudar a limpar a água e a tornar a água cristalina.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal,

Mais uma vez agradeço a todos, os esclarecimentos prestados que, para mim foram bastante úteis.

Agora só me resta meter mãos à obra e à medida que apareçam as dúvidas, não hesitarei em colocá-las à discussão neste espaço.

Obrigado.

Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais