jtsoares1 Publicado Agosto 30, 2011 Publicado Agosto 30, 2011 (editado) Bom dia, Tenho andado interessado em saber mais e iniciar-me neste mundo.. mas tenho a impressão de que quanto mais leio mais baralhado fico. Queria iniciar-me com um aqua de agua doce a rondar o tamanho 60cm por 40cm por volta dos 60 litros, ou talvez ate arriscar um pouco mais, pouco populado quer por algumas plantas faceis, e meia duzia de habitantes simples e tolerantes às asneiras que tenho medo que possa vir a fazer. algumas sugestoes no que adquirir, que lojas consultas na zona de lisboa, que filtros adquirir, se interno se externo ou as tais bioboxes( acho qeu se escreve assim).. Desde já um brigado pela compreensão e ajuda nesta fase inicial. Cumprimentos, Editado Agosto 30, 2011 por jtsoares1 Citar
Julius Publicado: Agosto 30, 2011 Publicado: Agosto 30, 2011 Boas, tomaste os dois primeiros passos importantes "pesquisar/ler" e "perguntar", vais no bom caminho. Se tens opção entre escolher um aquário de 60 litros ou ir um pouco mais longe e obter um de 80 ou até 100, acho que quanto maior melhor para ti. Um aquário maior, é mais fácil de controlar e dá menos problemas, apesar de ao inicio termos a ideia contrária. Para te iniciares neste mundo, deves ler bastante principalmente: - Ciclo de azoto - IMPORTANTISSIMO - Parametros de água - Tpas - COmpatibilidade de especies Só após teres feito o ciclo de azoto e verificado os parâmetros da tua águia é que poderás definir que espécies podes meter no teu aquário, Relativamente a flora, para membros que se iniciam neste hobbie e que pretendem plantas pouco exigentes eu costumo aconselhar: - Elodeas - Musgo de Java - Anubias - Fetos de Java Dá uma vista de olhos neste site: http://www.aquahobby.com/era_de_aquarios.php Poderás tirar algumas dicas, de resto procura neste forum na secção de iniciantes por artigos e textos que de certeza te irão deliciar e esclarecer as tuas dúvidas. Qualquer coisa estamos aqui para ajudar. Um abraço Citar Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
jtsoares1 Publicado: Agosto 30, 2011 Autor Publicado: Agosto 30, 2011 Boas, tomaste os dois primeiros passos importantes "pesquisar/ler" e "perguntar", vais no bom caminho. Se tens opção entre escolher um aquário de 60 litros ou ir um pouco mais longe e obter um de 80 ou até 100, acho que quanto maior melhor para ti. Um aquário maior, é mais fácil de controlar e dá menos problemas, apesar de ao inicio termos a ideia contrária. Para te iniciares neste mundo, deves ler bastante principalmente: - Ciclo de azoto - IMPORTANTISSIMO - Parametros de água - Tpas - COmpatibilidade de especies Só após teres feito o ciclo de azoto e verificado os parâmetros da tua águia é que poderás definir que espécies podes meter no teu aquário, Relativamente a flora, para membros que se iniciam neste hobbie e que pretendem plantas pouco exigentes eu costumo aconselhar: - Elodeas - Musgo de Java - Anubias - Fetos de Java Dá uma vista de olhos neste site: http://www.aquahobby.com/era_de_aquarios.php Poderás tirar algumas dicas, de resto procura neste forum na secção de iniciantes por artigos e textos que de certeza te irão deliciar e esclarecer as tuas dúvidas. Qualquer coisa estamos aqui para ajudar. Um abraço Um muito obrigado pelas dicas, especialmente na parte das plantas. Em relação ao aquario estou a lutar no sentido de um de 60 cm mas mais alto e fundo, permitindo os 100 litros. devo ter alguma atenção a marcas de aquarios? em relação ao filtro...sugestoes... pelo que já li, as opiniões variam um pouco. já agora uma duvida. durante o ciclo de azoto, posso colocar esses exemplos de plantas sugeridos, isto acelera de alguma forma ou mesmo ou ajuda no equilibrio sem colocar as mesmas em perigo? Citar
Rodrigo Fernandes Publicado: Agosto 30, 2011 Publicado: Agosto 30, 2011 O melhor é mesmo colocares as plantas antes de encheres o aquário pois dá mais jeito assim. Mas de qualquer maneira podes adicionar qualquer planta em qualquer altura da vida do aquário. Mas aconselho a que no inicio coloques logo diversas plantas de crescimento rápido para ajudarem no consumo de nutrientes em excesso na coluna de agua, evitando assim o primeiro boom de algas. Em relação ao aquario, já pensas-te em mandar fazer um? Saí mais barato do que comprar um numa loja. O filtro vai depender do aquário que adquirires. Citar
jtsoares1 Publicado: Agosto 30, 2011 Autor Publicado: Agosto 30, 2011 problema da mesa de suporte resolvido estou oficialmente autorizado a adquirir algo com 60cm por 40cm a rondar os 100 litros. ou seja, agora resta-me as duvidas de que filtro procurar (externo ou interno) para algo destas capacidades sendo um ambiente misto de plantinhas e peixes que pertendo, assim como a questão da iluminação para as mesmas... tenho visto aquarios com led incorporados, mas pelo que tenho lido não fiquei muito convencido especialmente devido à luminosidade para as plantas... Citar
Serge Publicado: Agosto 30, 2011 Publicado: Agosto 30, 2011 problema da mesa de suporte resolvido estou oficialmente autorizado a adquirir algo com 60cm por 40cm a rondar os 100 litros. ou seja, agora resta-me as duvidas de que filtro procurar (externo ou interno) para algo destas capacidades sendo um ambiente misto de plantinhas e peixes que pertendo, assim como a questão da iluminação para as mesmas... tenho visto aquarios com led incorporados, mas pelo que tenho lido não fiquei muito convencido especialmente devido à luminosidade para as plantas... Boas, tambem sou um iniciante neste hobbie mas pela informaçao que tenho lido, acho que o melhor é mesmo o filtro externo, nao percisa de ser limpo tao regularmente como os internos. Os led sao uma boa opçao têm menos consumo mas ao inicio e um investimento que fica bastante mais caro que uma calha T5, tambem pelo que intressa mais sao os lumens e nao os watts e uma questao de pesquisa, espero ter ajudado. Cumprimentos Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185015 [O primeiro]
Julius Publicado: Agosto 30, 2011 Publicado: Agosto 30, 2011 Um filtro externo é sempre uma melhor opção, embora te fique mais caro, mas de qualquer forma considero um bom investimento. Para além disso é menos espaço a ocupar dentro do teu aquário e a nível de não atrapalhar o layout é bem melhor. Relativamente a iluminação, tudo depende do tipo de flora que queres ter. Se apostares em flora pouco exigente como a que te indiquei, 1 watt por cada dois litros de água serão suficientes, mas se queres entrar em plantados e espécies bem mais exigentes um dia mais tarde, então terás que apostar em mais watts. Eu nunca tive leds, não serei a melhor pessoa a poder te responder a isso, mas tenho visto muita gente pouco convencida sobre esse tipo de iluminação. Citar Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
Recommended Posts