Novo na Aquariofilia


LuisBarroso

Recommended Posts

Boas pessoal sou novo neste ramo e neste fórum,espero tirar a minhas duvidas e assim tratar bem do meu aquário e dos peixinhos!!!

 

Deram-me um aquário de 50L 60x30x30 Com bomba interna mais termostato!

 

A minha ideia é Agua quente Plantado, já pesquisei e pesquisei dias a fio e ainda andam muitas duvidas!

 

Neste momento tenho em casa já comprado por mim:

 

Bio Nitrivec da marca Sera para fazer o Ciclo...

 

Esklarin Aloe Vera da marca tropical para obter uma agua melhor...

 

Quick de teste da marca Sera 5em1.

 

Floredepot marca Sera substrato para plantas 2,4kg.

 

Bem agora queria poupar uns trocos na areia posso usar areia da praia?seguindo um tratamento?

 

Estou a pensar usar uns pauzinhos pois queria adicionar musgo, tenho lido que a videira poderia ser utilizada,com tratamento e claro verdade?

 

Nas pedras tenho lido que umas das pedras que se podia utilizar era granito mas para ver se a pedra era compatível poderia seguir o teste do vinagre!verdade?

 

Sobre o aterro como o deverei fazer? pois queria que fosse quase tudo musgo criando só um pouco de areia a frente..

 

Já estudei sobre PH, KH, GH, NO3, NO2...

 

queria começar a deitar mãos a obra mas precisava da vossa ajuda e se possível de alguma ideias...

 

Cumps!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas e bem vindo

 

posso começar para dizer que a areia da praia não serve para aquarios, pq ? A rasão é muito simples, a areia da praia alem de ter sal, é constituida por milhões e milhões de fragmentos de conchas entre outras coisas, o ira te aumentar o pH.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, talvez não seja a pessoa mais indicada para te dar concelhos pois cometi muitos erros aquando do inicio nos plantados, mas uma coisa podes ter a certeza, não uses areia da praia, em tão poucos litros vai-te fazer variar os valores de PH de uma forma que vai durar uma eternidade até conseguires encontrar o equilibrio. Quanto aos troncos, não te aconcelho, pois geralmente põe a agua amarela. Além disso tudo isso dentro do aquario vai-te diminuir a "area util" onde os peixes podem nadar, ou seja quanto mais decoração, menos peixes podes colocar.

 

O meu concelho é usares apenas o substracto e as plantas que quiseres utilizar, uma ou outra pedra para ajudar a prender as plantas ao substracto, estas apenas as tens de ferver algum tempo e podes usar quase todo o tipo de pedras, e apos concluido o ciclo do azoto, talvez 1 mês ou um pouco mais devido aos poucos litros do aquario, metes os peixes que escolheste para o efeito e a partir daí é disfrutar :animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, talvez não seja a pessoa mais indicada para te dar concelhos pois cometi muitos erros aquando do inicio nos plantados, mas uma coisa podes ter a certeza, não uses areia da praia, em tão poucos litros vai-te fazer variar os valores de PH de uma forma que vai durar uma eternidade até conseguires encontrar o equilibrio. Quanto aos troncos, não te aconcelho, pois geralmente põe a agua amarela. Além disso tudo isso dentro do aquario vai-te diminuir a "area util" onde os peixes podem nadar, ou seja quanto mais decoração, menos peixes podes colocar.

 

O meu concelho é usares apenas o substracto e as plantas que quiseres utilizar, uma ou outra pedra para ajudar a prender as plantas ao substracto, estas apenas as tens de ferver algum tempo e podes usar quase todo o tipo de pedras, e apos concluido o ciclo do azoto, talvez 1 mês ou um pouco mais devido aos poucos litros do aquario, metes os peixes que escolheste para o efeito e a partir daí é disfrutar :animal_fish:

Peço desculpa mas não concordo.... penso que deves colocar troncos pois o aquário fica mais bonito e nem todos os troncos deixam a água amarela. deve colocar tambem pedras para criares esconderijos, tanto com as pedras como com os troncos.

 

Mas isso também depende dos peixes que vais querer.... eu acho que devias escolher um cicledeo anão que sao muito bonitos e depois colocavas guppys, nariz de bebado, espadas, mollys, corydoras, peixes assim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis, desde já bem vindo, penso que começaste da maneira mais correcta este hobbie fazendo desde já as coisas ponderadamente

e procurando ajuda para o sucesso, quero também dizer que não é só com os manuais ou com a ajuda de outros que aprendemos

também acabamos por aprender com erros que cometemos e isso é muito natural na aquarofilia.

Respondendo a tuas perguntas e confirmando o que já foi dito por alguns membros a areia da praia não é o mais indicado

para a água doce e visto o teu aqua ser de pequenas dimensões iria te causar muitos problemas com os parametros da água

aumentado o ph e por sua vez a alcalinidade do mesmo, embora conheça quem a usa nos biotipos do lago de Malawi.

Visto também estares em processo do ciclo de azoto e estares a usares o nitrivec para acelarar o mesmo penso que a partir de 2 a 3 semanas

possas colocar o primeiro peixinho para também ajudar no ciclo.

Em relação as pedras só tens de ter atenção as que são calcárias visto ter o mesmo efeito que a areia de praia aumenta o ph e a alcalinidade ficarias

com uma escolha limitada de peixes o ideal será tentar manter um ph neutro.

Boa sorte para este inicio não desmoralizes se alguma coisa correr mal, porque são os ossos do oficio.

Abraço

Rui Coelho

Pic_6212_10.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa mas não concordo.... penso que deves colocar troncos pois o aquário fica mais bonito e nem todos os troncos deixam a água amarela. deve colocar tambem pedras para criares esconderijos, tanto com as pedras como com os troncos.

 

Concordo com o Dimota, ele ha troncos e troncos :) eu pessoalmente estou a espera que o meu vizinho faça poda a videira para ver se arranjo algo que me sirva.

 

Muitos aquariofilistas que gostam do efeito da agua negra, é uma questao de gosto.

 

Podias começar por testar a agua da rede que tens em casa, deixa a agua em repouso durante 24h e testa para ver que pH tem, apartir dai podes comecar em pensar que especies podes meter no aquario, ou se tens de subir ou baixar pH.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Dimota, ele ha troncos e troncos :) eu pessoalmente estou a espera que o meu vizinho faça poda a videira para ver se arranjo algo que me sirva.

 

Muitos aquariofilistas que gostam do efeito da agua negra, é uma questao de gosto.

 

Podias começar por testar a agua da rede que tens em casa, deixa a agua em repouso durante 24h e testa para ver que pH tem, apartir dai podes comecar em pensar que especies podes meter no aquario, ou se tens de subir ou baixar pH.

 

cumprimentos

 

pois eu também adoro tenho pesquisado muito e acho com cada aquário meu Deus...:)

eu não uso agua da torneira uso agua de uma mina corrente própria para consumo.

pelo que pesquisei há quem tenha videiras e nunca mudou a cor da agua claro que, como o aquário é pequeno os troncos nunca vão ser muitos,temos e que seguir o tratamento, também ainda não tenho os peixes e quero fazer o ciclo com tudo la dentro se algo não tiver bem na agua conseguirei ver sem problemas...

 

gosto imenso daqueles aquarios que parecem faunas verdadeiras mas penso que há dificuldade em criar..

 

comps! e muito obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis, desde já bem vindo, penso que começaste da maneira mais correcta este hobbie fazendo desde já as coisas ponderadamente

e procurando ajuda para o sucesso, quero também dizer que não é só com os manuais ou com a ajuda de outros que aprendemos

também acabamos por aprender com erros que cometemos e isso é muito natural na aquarofilia.

Respondendo a tuas perguntas e confirmando o que já foi dito por alguns membros a areia da praia não é o mais indicado

para a água doce e visto o teu aqua ser de pequenas dimensões iria te causar muitos problemas com os parametros da água

aumentado o ph e por sua vez a alcalinidade do mesmo, embora conheça quem a usa nos biotipos do lago de Malawi.

Visto também estares em processo do ciclo de azoto e estares a usares o nitrivec para acelarar o mesmo penso que a partir de 2 a 3 semanas

possas colocar o primeiro peixinho para também ajudar no ciclo.

Em relação as pedras só tens de ter atenção as que são calcárias visto ter o mesmo efeito que a areia de praia aumenta o ph e a alcalinidade ficarias

com uma escolha limitada de peixes o ideal será tentar manter um ph neutro.

Boa sorte para este inicio não desmoralizes se alguma coisa correr mal, porque são os ossos do oficio.

Abraço

Rui Coelho

 

Boas, pois da areia da praia já desisti, mas a alguma que possa usar e que não acho muito correcto o preço nas lojas pois da-se muito dinheiro por essa areia, e sempre poderia poupar uns trocos...

E aquela areia mais grossa da construção civil será que da?

 

Obrigado

cumps! Luis Barrosos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa mas não concordo.... penso que deves colocar troncos pois o aquário fica mais bonito e nem todos os troncos deixam a água amarela. deve colocar tambem pedras para criares esconderijos, tanto com as pedras como com os troncos.

 

Mas isso também depende dos peixes que vais querer.... eu acho que devias escolher um cicledeo anão que sao muito bonitos e depois colocavas guppys, nariz de bebado, espadas, mollys, corydoras, peixes assim

 

Obrigado desde já por já me ter ajudado a escolher os peixes vou já pesquisar e posto qual escolhi mas posso ter esses todos? pois sei por o que pesquisei que tenho de fazer uns cálculos pelo peixe em tamanho máximo pelos litros de agua para saber quantos peixes posso ter!

 

Cumps! Luis Barroso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, pois da areia da praia já desisti, mas a alguma que possa usar e que não acho muito correcto o preço nas lojas pois da-se muito dinheiro por essa areia, e sempre poderia poupar uns trocos...

E aquela areia mais grossa da construção civil será que da?

 

Obrigado

cumps! Luis Barrosos

Hummm não será que estas a fazer confusão com substrato fertil ? isso é que costuma ser caro, aqui onde vivo a areia branca de silica e o areao de rio custa cerca de 0,60€/Kg, acredita que ha coisas mais caras neste hobby.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado desde já por já me ter ajudado a escolher os peixes vou já pesquisar e posto qual escolhi mas posso ter esses todos? pois sei por o que pesquisei que tenho de fazer uns cálculos pelo peixe em tamanho máximo pelos litros de agua para saber quantos peixes posso ter!

 

Cumps! Luis Barroso

 

Não podes ter todos... escolhhe e ve os compativeis...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm não será que estas a fazer confusão com substrato fertil ? isso é que costuma ser caro, aqui onde vivo a areia branca de silica e o areao de rio custa cerca de 0,60€/Kg, acredita que ha coisas mais caras neste hobby.

 

antes encontra-se a esse preço amigo, aqui já vi areia a 7 euros 2kg o mais barato que vi foi a 4 euros 2kg por isso é que acho um exagero por areia!

 

cumps! Luis Barroso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

antes encontra-se a esse preço amigo, aqui já vi areia a 7 euros 2kg o mais barato que vi foi a 4 euros 2kg por isso é que acho um exagero por areia!

 

cumps! Luis Barroso

bem...

 

nesse caso aconselho-te a procurar em lojas online, as vezes pode ser que encontres mais barato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, pois da areia da praia já desisti, mas a alguma que possa usar e que não acho muito correcto o preço nas lojas pois da-se muito dinheiro por essa areia, e sempre poderia poupar uns trocos...

E aquela areia mais grossa da construção civil será que da?

 

Obrigado

cumps! Luis Barrosos

Boas essa areia que é usada na construção civil não te sei dizer se será bom para aquário, o que podes fazer

é sem tens possibilidade de arranjar essa areia a borla meteres um bom bocado dessa areia num balde é ires fazendo

alguns teste diarios para ver o ph e a dureza total da água a ver se tem valores muito altos durante pelo menos

duas semanas se achares que os niveis são aceitaveis porque não usar essa areia.

Para poupares também uns trocos no material e até em vivos consulta os classificados do forum consegues

muito coisa com preços bastante convidativos por exemplo podes adquirir guppies a preços muito mais

acessiveis que nas lojas é uma questão de veres o que ter no aqua.

Abraços

Pic_6212_10.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.