MatosP Publicado Agosto 24, 2011 Publicado Agosto 24, 2011 Boas pessoal. Cada vez mais proximo de iniciar a minha montagem mas gostava que me respondessem a uma questão. Tenho lido aqui bastante e procurado acerca do assunto, já vi que as opiniões se dividem muito acerca de uns ou outros substractos. Li que para ter peixes de fundo (por ex. corydoras) e alguns ciclideos (por ex. apistogramas) que não é aconselhado substractos em camadas. Em termos de plantas eu pretendo ter apenas plantas de baixa exigencia como Sagitarias, Anubias, Higrophila polysperma, musgo de java... por aí... Depois de muito ler e de estudar as minhas hipoteses, estou quase decidido a fazer uma mistura de JBL Manado com ADA aquasoil AmazoniaII ( para me ajudar a baixar o pH da torneira que é de mais ou menos 7,5) e um areão mais claro para ajudar a estética . Acham que esta mistura será suficiente ? Será demais e, por serem plantas de poucos requisitos, causar-me-á muitas algas? Agradeço a vossa ajuda pois quero encomendar os solos e começar a montar o aqua. Cumprimentos. Pedro Matos. Citar
MatosP Publicado: Agosto 24, 2011 Autor Publicado: Agosto 24, 2011 Desculpem, apenas para acrescentar as quantidades que tinha pensado, 10 L de JBL Manado, 3L de ADA Aquasoil amazonia II e 5 Litros de inerte (areão de rio, areia branca,... algo mais claro...) Mais uma vez agradeço antecipadamente. Pedro Matos. Citar
Filipe Simões Publicado: Agosto 24, 2011 Publicado: Agosto 24, 2011 (editado) Não percebo porque queres fazer 3 camadas de substrato, visto que nenhum deles é fertil... Sé apenas queres baixar o pH mete só o manado ou o aquasoil. Em relação à estética, não vamos discutir gostos mas o manado fica bem mais bonito num aquário do que o areão de rio ou a areia branca(esta só utilizaria para um biótipo). Editado Agosto 24, 2011 por Filipe Simões Citar DarkSide v2.0 Copella Arnoldi Project
MatosP Publicado: Agosto 24, 2011 Autor Publicado: Agosto 24, 2011 Boas Filipe. Obrigado por responderes. não sei se reparaste ou não mas acabaste por me responder em dois tópicos ( culpa minha e sei que não devia abrir novo tópico mas é o entusiasmo a falar um pouco mais alto). É o seguinte, eu não tava a pensar fazer 3 camadas mas sim misturar os 3 porque gosto do aspecto das 3 cores juntas. A minha dúvida seria mais exactamente se o manado e o aquasoil teriam nutrientes suficientes para manter plantas de baixa exigencia sem necessitar de um substracto fértil por baixo. Perdoem-me a inexperiencia e ignorancia, mas tamos ca mesmo para aprender. o Substracto está a ser a minha maior duvida e tenho mesmo passado bastante tempo a ler aqui no forum mas existe uma grande diversidade de opiniões por ex. em relação ao solo da ADA. Uma outra questão Filipe... Filipe Simões Publicado Today, 19:23 Não percebo porque queres fazer 3 camadas de substrato, visto que nenhum deles é fertil... Sé apenas queres baixar o pH mete só o manado ou o aquasoil. O Manado também ajuda a baixar o pH ? Vi o teu aquario na assinatura. Os 2,5L de JBL aquabasis plus são suficientes como fertil para o aqua de 80x40x40 ? ou tens feito alguma fertilização "especial" ? Pelos vistos vou continuar a estudar e ainda não monto o Aqua esta semana. mas antes assim do que "asneirar" Cumprimentos.Pedro Matos. Citar
Filipe Simões Publicado: Agosto 26, 2011 Publicado: Agosto 26, 2011 Boas, Não reparei nisso dos dois tópicos, normalmente não ligo muito a quem é o autor... Começando pelo substrato da ADA,nunca usei. Se o Manado ajuda a baixar o pH, julgo que sim mas também nunca usei. Quanto ao fértil da JBL, se tivesse colocado um pouco mais só lhe fazia bem mas por enquanto tou em greve de fertilizações até porque uma das vantagens de teres substrato fértil é poupares numas fertilizações iniciais. Quando começar a fertilizar não vai ser nada por aí além pois tenho apenas plantas de baixa manutenção. Quanto à ideia de misturares os substratos todos, se gostas tudo bem mas se queres uma opinião, nah acho que vai ficar ai uma grande salganhada... Se é para baixar o pH eu eu usava o Manado(1º confirmava se baixa o pH) ou o aquasoil. Também podes usar turfa no filtro, como eu fiz, desde que gostes do tom de chá na agua também é uma solução. Se vais ter amazónicos até agradecem... Citar DarkSide v2.0 Copella Arnoldi Project
CSLC Publicado: Agosto 26, 2011 Publicado: Agosto 26, 2011 Se é para baixar o pH o ADA aquasoil Amazónia é muito bom. Também tenho o pH da torneira a 7.5 e com o ADA fica a 6.5. Estéticamente também faz um efeito muito bonito, realça muito a cor dos peixes. Quanto ao Amazónia II, pelo que li (não é por experiência própria)tem menos durabilidade e a única vantagem é que baixa mais o pH mas, se calhar até nem precisas... Eu também não misturava, acho que mais tarde te irias arrepender.... Cumprimentos Citar
MatosP Publicado: Agosto 26, 2011 Autor Publicado: Agosto 26, 2011 Boas pessoal. Agradeço bastante a partilha da vossa experiencia e opinião. Acabei por encomendar o Manado e já aqui tinha 2,5L do JBL aquabasis Plus. Ainda so vou decidir se junto areão de rio ou não. Já sei que vocês não gostam mas eu não gosto muito do manado sozinho... ainda é um caso a estudar. A encomenda está feita e, se tudo correr bem a montagem é feita na 2ª feira quando chegar tudo. Depois coloco as fotos. Cumprimentos. Pedro Matos. Citar
Filipe Simões Publicado: Agosto 28, 2011 Publicado: Agosto 28, 2011 Também já li qualquer coisa acerca do aquasoil II, com o tempo desfaz-se... Como tinha dito é uma questão de gostos e no teu aquário são os teus que contam mas eu não colocava o areão de rio(e pronto, não te influencio mais). Isso! Posta fotos que é isso que o pessoal quer! Citar DarkSide v2.0 Copella Arnoldi Project
MatosP Publicado: Agosto 28, 2011 Autor Publicado: Agosto 28, 2011 Pois, também li bastantes queixas do aquasoil e como não é barato e isto é o meu 1º aquário... fico-me pelo manado e se precisar de baixar mais o pH meto turfa no filtro. A ver vamos. Filipe a cena é que eu tenho uma rocha vulcânica grande para hardscape e a rocha é quase da cor do manado. depois acho que fica tudo castanho e com pouco contraste. mas ainda vou fazer a experiencia antes de montar o áqua... fica aqui o suspense, com ou sem areão eheh. Citar
CSLC Publicado: Agosto 28, 2011 Publicado: Agosto 28, 2011 Atenção que eu não estava a dizer que o ADA aquasoil amazónia não era bom. Até porque é o que eu tenho e estou muitíssimo satisfeita. O que eu disse foi: pelo que li, o amazónia II baixa mais o pH mas tem menos durabilidade que o amazónia. Quanto ao areão faz o que gostares porque tu é que vais ver o aquário todos os dias. Mas se queres um conselho primeiro mete só o manado e antes de meteres agua deixa estar assim umas horas para ires vendo se gostas ou não e se não gostares mete então o areão. Digo isto porque eu uma vez decidi juntar areões e como depois não gostei de ver tive que escolher quase pedrinha por pedrinha para os aproveitar. Citar
Recommended Posts