Feto de java com furos e folhas amarelas


RicSilva

Recommended Posts

Boa noite!

 

Tenho um aquário a cerca de dois anos com plantas de baixa exigência. Até aqui nunca tinha fertilizado e as plantas não me morriam mas também tinham um desenvolvimento lento.

A cerca de duas semanas decidi comprar um frasco de SERA Florena e segui as recomendações do fabricante.

Passado uns dias via-se as alterações. A maioria das plantas aceleraram o seu desenvolvimento excepto uma, o feto de java.

O feto de java ficou com as folhas com buracos e mais tarde com folhas amarelas e a morrerem.

 

Ajudem-me a resolver este problema. Para já penso deixar de colocar o fertilizante.

 

Ficaram neste estado:

 

dsc00140g.jpg

 

dsc00141i.jpg

 

Detalhes:

 

48 Watts de luz

10 horas de fotopériodo

90 litros reais

 

Desde já o meu obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

apeasr de já ter lido no forum, sobre carências nas plantas, aqui vai um bom esquema do que se passa no teu aquário.

plantas_deficiencia_print.png

no teu caso, como adicionaste o fertilizante, as outras plantas consumiram muito mais do que o normal em nitratos e assim pouco ficou para o feto, provocando o amarelecimento.

e o outro problema é associado à falta de potássio, que são os buracos nas folhas.

parece que vais de aumentar a fertilização ou então reduzir as plantas de crescimento rápido.

se tiveres duvidas pergunta.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite. Obrigado pelo esquema. Muito elucidativo.

 

O feto de java esta cada vez pior. Parei com o fertilizante da SERA e não fiz a TPA semanal na tentativa de aumentar os nitratos.

 

Pedia para me indicarem um fertilizante ou conjunto deles que corrigam o problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sugiro-te comprar um fertilizante com nitratos(tropica +, com nitratos e fosfatos), ou então aumentar a fauna de modo a aumentares os nitratos.

o potássio tens fertilizantes apenas de potássio, seachem potassium e outros.

a solução mais radical seria dimiuires o número de plantas de crescimento rápido.

mostra ai uma foto do aquário?

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

Obrigado robintiago.

 

A fauna não posso aumentar mais. Ainda tenho 0.5 mg/l de amónia no meu aquário e tem dois anos!!!

Quanto as plantas de crescimento rápido tenho dois pés de elodea que depois de adicionar o fertilizante SERA surgiu mais dois pés. Noto também as cristas da elodea muito densas, cheias de folhas saudaveis.

 

Tenho uma anubia nana cheia de folhas novas verdes e saudaveis. Também tenho outro anubia nana que esteve quase a morrer, só restou o caule, e após o fertilizante surgiu quatro folhas novas muito pequenas.

O resto das plantas também apresentam-se sem problemas aparentes. Somente o feto de java foi o afectado. Não queria nada perder estes dois fetos de java.

Inclusive plantei dois rebentos de feto na traseira do aquário que estão com os mesmos problemas.

 

Para o fertilizante NPK encontre, nas minhas pesquisas, este DIY NPK: DIY NKP e plano de fertilização

Opinem sobre este DIY. Ou outros que conheçam claro.

E para micros?

 

O meu aquário:

Mais tarde, quando tudo estiver normalizado, pretendo apresentar o meu aquário num tópico para o efeito.

 

dsc00069jw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.