duvida especies para aquario de 80x30,9x47,20cm 100 litros


fraldini

Recommended Posts

Boas ,

 

 

Voltei a este hobbie maravilhoso com aquario montado ciclo feito e equipa de limpeza estudada e ja metida no aquario , vou ter um cardume de tetras em principio mas surge a minha duvida maior discus e a minha paixao mas seria um crime ter um casal neste aquario , mas gostaria a vossa opinião , e escalares tambem gosto mas sera que posso ter um casal ou sera um crime tambem sinto me triste sera que terei que por ciclideos anoes ? se sim quantos casais posso ter neste aquario e que especies sao menos agressivas para ter numm comunitario ,

 

 

 

cumprimentos ,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes ter um casal de Escalares e de discus também (se ficarem muito grandes é que secalhar tens de os vender) mas escalares podes ter. E podes colocar ramirezis, mas apistogrammas com escalares ou discus e que nao

Editado por Dimota
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apistogrammas com escalares ou discus não porque?

 

Porque os apistogrammas são territoriais e agressivos (maior parte) e o escalar também é territorial, e para um aquário daquele tamanho penso que é melhor não, discus não pk acho que os apistogrammas podem lhes fazer mal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vejo problema quanto à interacção das espécies, quanto ao tamanho do aquário, concordo, mas apistogrammas podem perfeitamente conviver com escalares ou discus, tal como acontece na natureza! Eu mantenho essa combinação..

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes ter tido sorte, eu tambem não sou muito experiente, mas aconselharam-me a não ter escalares e apistogrammas juntos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como regra de ouro, a ser observada quando se quiser estabelecer um aquário para Discus é a de observar uma capacidade de 200 litros para cada 4 Discos, considerando que em cativeiro podem atingir os 24 cm. Há que ter em atenção que com tanques de menores capacidades não poderão ser observadas boas condições de higiene - pureza de água e boa oxigenação

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é uma questão de sorte Dimota, os apistogrammas são ciclideos, e como tal há necessidades a serem cumpridas que diferem dos outros peixes de outras familias. Um apistogramma vai atacar outros peixes se estiver a proteger a sua prole, mas dai a atirar-se a um escalar ou disco ao ponto de o magoar, só se o aquário nao tivesse sitio para onde os discos/escalares pudessem ir.

Não há mesmo nenhum problema em mantê-los juntos, é uma junção muito comum, basta veres por aqui alguns aquários de discus. Vê o aquário de 900L do Ricardo.Fonseca. Já o vi pessoalmente, ele tem várias espécies, casais de apistos, e também muitos discus. Os ciclideos precisam do seu território é claro, dai resultar no aquário dele várias espécies de apistogrammas, que noutro aquário de vá, 100 ou até 200L não seria boa ideia.

Fraldini, quanto à agressividade é ela por ela, os peruanos talvez sejam um pouco mais agressivos, mas teem todos aproximadamente o mesmo nivel de agressividade. Há bastantes espécies de apistogrammas, umas mais fáceis e outras mais exigentes, as mais comuns e 'fáceis' são os agassizii e os cacatuoides, e talvez os borelli.

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é uma questão de sorte Dimota, os apistogrammas são ciclideos, e como tal há necessidades a serem cumpridas que diferem dos outros peixes de outras familias. Um apistogramma vai atacar outros peixes se estiver a proteger a sua prole, mas dai a atirar-se a um escalar ou disco ao ponto de o magoar, só se o aquário nao tivesse sitio para onde os discos/escalares pudessem ir.

Não há mesmo nenhum problema em mantê-los juntos, é uma junção muito comum, basta veres por aqui alguns aquários de discus. Vê o aquário de 900L do Ricardo.Fonseca. Já o vi pessoalmente, ele tem várias espécies, casais de apistos, e também muitos discus. Os ciclideos precisam do seu território é claro, dai resultar no aquário dele várias espécies de apistogrammas, que noutro aquário de vá, 100 ou até 200L não seria boa ideia.

Fraldini, quanto à agressividade é ela por ela, os peruanos talvez sejam um pouco mais agressivos, mas teem todos aproximadamente o mesmo nivel de agressividade. Há bastantes espécies de apistogrammas, umas mais fáceis e outras mais exigentes, as mais comuns e 'fáceis' são os agassizii e os cacatuoides, e talvez os borelli.

 

Ok. Então podes dar-me um conselho sff? Eu tenho um aquário de 225L (brutos) 100*40*55, achas que posso colocar um casal de ramirezis, com um de apistogramma cacatuide, com um casal boca de fogo (ouvi dizer que não são muito agrssivos excepto com os filhotes, mas eu coloco os filho num aqua a parte) e juntar um casal de colisa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respondo aqui para também servir para o autor do tópico e ajudar na escolha de futuras espécies. Um factor que é muito importante é o nivel que cada espécie ocupa. No caso dos apistos a zona do substrato é a zona predilecta, embora também andem por outros niveis. MAs o resto das espécies que mencionaste, ramirezi e torichtys, também vive no mesmo plano, os torichtys talvez andem também pela meia água, mas é a mesma coisa praticamente. Portanto, num aquário com um metro de frente, podes imaginar que uma das espécies seria escorraçada e oprimida.. O ideal seria manter só uma dessas espécies, podes manter um trio ou harém fazes uma espécie de pequena colónia, mas não dá para esticar muito com esse espaço.

Quanto a colocares os filhos num aquario à parte, é o mesmo que não colocares porque os pais vão igualmente defende-los enquanto ovos, e ao contrário dos viviparos, os ciclideos tomam conta da sua prole, mas isso já deves saber!

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.