Amazónico 250L


Daniel Almeida

Recommended Posts

Boa tarde a todos.

Este aquário já tem um tópico de há muito tempo, mas depois de todas as alterações por que já passou, merece um novo tópico, um restart.

Então aqui fica o setup oficial:

Aquário aquatlanis 120x 46 x 70

Filtro- Eheim 2213 (fraquinho mas complementado com TPA's

Termostatos- Não sei ao certo os Watts, daí ter dois (o original deixou de funcionar).

Iluminação- Original, 2x 24 se não me engano, mas devo tirar uma das lâmpadas.

Decoração/hardscape:

2 troncos grandes mangrove

Alguns troncos de videira

Areia (+ de 25kg)

Flora:

Valisnérias

Fauna:

12 Paracheirodon simulans

2 Tetra limão

1 Apistogramma Iniridae

2 Discus blue diamond, para sair (estão à venda)

 

Fica uma foto depois de colocar a areia (tramada de limpar)

dsc00731nv.jpg

 

Não se vê nada, mas é a fingir que sim!

Brevemente, novos habitantes e modificações para melhor qualidade dos mesmos.

 

Cumprimentos

Editado por Daniel Almeida

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Ainda não conhecia o aquário|

Se a agua não estivesse turva adorava ver o aquário.

Acho que as pessoas do forum tem um mal conhecimento de como fazer um aquário amazonico. Mas acho que contigo podes lhes ensinr uma licção! Mete pouca flora (echinodorus é uma boa idea) e em fauna ou ciclideos ou então acho que o melhor; neons, discus, plecos exoticos, apistos etc.. Mesmo amazonico!

Boa Sorte e vou continuar a ver o topico.

Abraço

warman98

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

A água ficou assim devido à areia, eu já tenho o aquário há montes de tempo, vê na minha assinatura, é o amazónia submersa. Vê a partir da página 5, na altura em que tinha o uaru e o severum é que estava porreiro, mas o uaru comeu as echinodorus todas.. Entretanto vieram os outros todos, e este ano vendi-os.

Tens razão quanto à definição de muitos aquariofilistas de 'amazónico'. De facto nem está errado, porque são aquários com flora e fauna sul americanas, amazónicas, mas o conceito de biótopo não é o mesmo. É areia e madeira, e algum verde. É natural, e não com arranjos florais, pelo menos é assim que eu vejo, tento sempre ter algo natural..

Neste momento tenho lá discus, mas vão sair, e vão entrar 3 ciclideos de grande porte, já escolhidos, ainda é segredo, quem quiser pode tentar adivinhar :)

Os neons vão ficar, assim como os tetras e o apisto.

Quanto à flora, vai ter as valisnérias, mas poucas, alguns pés espalhados ocasionalmente.

Estou a pensar em colocar uma lótus ou duas, e talvez umas flutuantes. Para echinodorus não sei se tenho luz suficiente.

Amanha pode ser que esteja a água transparente!

Abraço!

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

A água ficou assim devido à areia, eu já tenho o aquário há montes de tempo, vê na minha assinatura, é o amazónia submersa. Vê a partir da página 5, na altura em que tinha o uaru e o severum é que estava porreiro, mas o uaru comeu as echinodorus todas.. Entretanto vieram os outros todos, e este ano vendi-os.

Tens razão quanto à definição de muitos aquariofilistas de 'amazónico'. De facto nem está errado, porque são aquários com flora e fauna sul americanas, amazónicas, mas o conceito de biótopo não é o mesmo. É areia e madeira, e algum verde. É natural, e não com arranjos florais, pelo menos é assim que eu vejo, tento sempre ter algo natural..

Neste momento tenho lá discus, mas vão sair, e vão entrar 3 ciclideos de grande porte, já escolhidos, ainda é segredo, quem quiser pode tentar adivinhar :)

Os neons vão ficar, assim como os tetras e o apisto.

Quanto à flora, vai ter as valisnérias, mas poucas, alguns pés espalhados ocasionalmente.

Estou a pensar em colocar uma lótus ou duas, e talvez umas flutuantes. Para echinodorus não sei se tenho luz suficiente.

Amanha pode ser que esteja a água transparente!

Abraço!

 

Boas,

Não dás pistas? Então vou apostar em Oscares hehe. Agora podes disser adeus aos apistos, neons, tetras etc.. Se fosses mesmo dedicado como eu hehe punhas areia amazonica! hehe Acho que as lotus e isso eram optima idea mas tenta não meter muitas flutuantes. A mim parecem que até aguentas umas echinodorus, mas mantem os principios! hehe

Abraço

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não são oscares.

Vá eu digo, são Heros severus, 3. Não creio que vá ter problemas com os peixes, quer dizer, espero eu, porque não sei com toda a certeza qual é a espécie, há uma confusão enorme com os heros severus e os efasciatus. Espero que seja o verdadeiro, o mouth brooder, para além de mais interessante, é herbivoro.

Também adorava ter uns Rotkeil, são lindissimos, vamos lá ver o que é que vem..

Porque é que dizes para não por muitas flutuantes? Por acaso isso é um problema que tenho, não consigo ter flutuantes! parece uma mentira.. Tenho salvinia aqui, e nao cresce, tá do tamanho de lemna, não entendo..

Eu gosto do aspecto das raizes das (P i s t i a) Espécie inserida no DL 565/99. Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal, e do efeito dos caules da lotus. Tem que haver um equilibrio entre quantidade de plantas e luz que entra no aquário..

Eu gosto muito de echinodorus mas vou optar por não colocar, São muito densas, fica demasiado verde. Castanho é que é :D

Abraço!

 

Edit: Não comprei dessa areia porque esta saiu mais barata, e faz o efeito dela. 25kg por 1.95€

Editado por Daniel Almeida

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não são oscares.

Vá eu digo, são Heros severus, 3. Não creio que vá ter problemas com os peixes, quer dizer, espero eu, porque não sei com toda a certeza qual é a espécie, há uma confusão enorme com os heros severus e os efasciatus. Espero que seja o verdadeiro, o mouth brooder, para além de mais interessante, é herbivoro.

Também adorava ter uns Rotkeil, são lindissimos, vamos lá ver o que é que vem..

Porque é que dizes para não por muitas flutuantes? Por acaso isso é um problema que tenho, não consigo ter flutuantes! parece uma mentira.. Tenho salvinia aqui, e nao cresce, tá do tamanho de lemna, não entendo..

Eu gosto do aspecto das raizes das (P i s t i a) Espécie inserida no DL 565/99. Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal, e do efeito dos caules da lotus. Tem que haver um equilibrio entre quantidade de plantas e luz que entra no aquário..

Eu gosto muito de echinodorus mas vou optar por não colocar, São muito densas, fica demasiado verde. Castanho é que é :D

Abraço!

 

Edit: Não comprei dessa areia porque esta saiu mais barata, e faz o efeito dela. 25kg por 1.95€

 

Com qualquer ciclideo basta engoluir agua que entra um peixe hehe

Mas se conseguires manter cilcideos com peixes pequenos (neones, tetras etc..) ficava lindo.

Depois concordo com o castanho no aquário ;) hehe

Se meteres as (P i s t i a) Espécie inserida no DL 565/99. Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal mete no fundo da parte de cima para ser ver bem a parte da frente.

Quanto ao equilibrio tens toda a razão até não deves por muitas num biotopo destes.

Podes também com o layout tentar meter muito natural ao meter umas coisa (estudadas) mas ao calhas.

Abraço!

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim a ideia é essa mesmo, de acrescentar vários ramos mais finos e outros menos, mas bem ramificados para criar alguns abrigos e segurança.

 

Fico então a aguardar por fotografias hehehe

 

Abraço!

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOas

Os peixes vão chegar já no dia 26.

Entretanto queria saber se alguem aqui sabe onde é que eu posso arranjas uns heros sp. Rotkeil.

Apenas para me informar, saber preços etc.

Cada vez que vejo o peixe, bem até fico maluco, tem uma composição de cores incrível!

Hoje ponho fotos a noite, já se vê mais alguma coisa, e aproveito para tentar apanhar os habitantes.

Abraço

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui ficam as fotos do aquário como está de momento.

As folhas foram atiradas para lá ao calhas, assim como os troncos, estão sujeitas a alterações.

 

dsc00749ip.jpg

 

dsc00750jl.jpg

 

dsc00751izy.jpg

 

Estou satisfeito com o aspecto geral, está ao meu gosto, simples e com tons naturais :)

Estou bastante ansioso para receber os severus, é uma espécie que já tive mas que não correu lá muito bem, se quiserem ler o tópico da minha assinatura, 'Amazónia Submersa' podem notar que tive um heros que era bastante agressivo, matou me um H.efasciatus bastante bonito e um gold (na altura gostava do gold, mas não teem piada nenhuma).

Desta vez o aquário está preparado para a espécie. Ainda queria ver se arranjava uns rotkeil,

após ver um tópico no MFK dedicado a severus (de todas as espécies), o raio do peixe parece que me entrou no cérebro. Caso alguem tenha alguma informação acerca da espécie, como a encontrar, agradecia :)

deixo isto aqui caso vos interesse Tópico das fotos de severus

Um abraço!

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Gostei do aquário! Mete mais folhas onde estão essas e perto do tronco da esquerda. Não sei se já viste o meu aquário mas tenho um coco que é de uma arvore em vias e extinção exclusivamente do amazonas. Acho que ficava muito bem ai ;) Posso fazer preço de amigo hehe

Faltam é os bichos hehe. Gosto bastante do MFK estou sempre lá mas severuns é uma familia de especies cujo eu não gosto muito mas boa sorte ;)

Vou ficar atento.

Abraço

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Warman,

Já tinha visto o teu coco com o haltere de fitness heheh. Mas quero manter o aquário com uma disposição natural, as tocas e abrigos vão ser 'procuradas' pelos habitantes, estes troncos teem bastantes hipóteses de esconderijos.

 

Xumman,

Obrigado ;)

Pretendo ainda adicionar alguns elementos, e ainda não estou satisfeito com os cantos, nota-se muito oa limiter dos troncos..

O link não está a dar porque o fórum MFK está em baixo, não entendo o que se passa..

 

Abraço!

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado _cosca_, pela apreciação :)

Como referi o aquário ainda não está com o seu look definitivo, queria arranjar uns troncos mas só na casa da 'terra', lá é que o meu avô tem várias podas de videiras já secas, prontas para entrar no aquário, e ainda não sei quando é que vou lá..

Os ciclideos vão entrar já na sexta feira!

Um abraço!

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Este aquário está uma coisa e pêras :D

Se era uma montagem amazónica ai a tens está muito bem conseguida, Parabéns!

Tive a ver a tua ultima montagem, nesse aquário, (penso nao estar enganado) Tinhas muitos galhos, acho que neste aquario se aplicasses mais galhos e mais folhas, ficaria outra coisas de especial.

Outra coisa que ficava ainda melhor era conseguires esconder o termostato e as tubagem do filtro, ai sim ficava no ponto :D

 

Boa Sorte com o projecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fábio, agradeço o feedback positivo :) É bom fazer algo que os outros apreciem.

Sim, era este o aquário. Era quando tinha os uarus, mas aqueles troncos já não me recordo do que eram, acho que começaram a fungar e então tirei. Tenho de arranjar uns bons de videira, daquele género e alguns mais grossos. Já tenho em mente o que pretendo.

As folhas também vão ser mais. Gosto bastante destas, algumas teem uma cor laranja bem bonita.

Para quem quiser colocar nos aquários, são de Nespereira.

Quanto aos tubos e termos, não é uma coisa que me incomode muito, mas vou tentar disfarçar melhor quando entrarem novos elementos.

Entretanto ficam aqui umas fotos recém tiradas:

 

 

sam3412s.jpg

 

sam3416.jpg

 

sam3417.jpg

 

Tenho algum receio quanto aos discus e os heros, ainda não os consegui vender.

Os vidros estão um bocado porcos da poeira da areia, tenho de limpar..

 

Abraço !

Editado por Daniel Almeida

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Daniel.

Parabéns pelo projecto que vais iniciar.

Gosto do layout, bastante selvagem. Os Discus que ainda aí tens parecem gostar bastante também :D

Boa sorte com os novos habitantes e vai actualizando.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre que puder e vir que serei uma ajuda vou sempre responder.

 

Numas mensagens acima referiste a introdução de umas plantas flutuantes, vou dar-te a sugestão de colocares uma lotus, fica muito fixe, não tem uma cor muito forte o que vai de encontro as tuas expectativas em relação á cor acastanhada do aquario. Não sei é se tens condições para a manter, já que é uma planta que precisa de um substrato fértil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fábio

Obrigado! Os discus estão a dar-se bem, sim, e cresceram imenso desde que chegaram, mas são peixes um bocado nhaa.. São pequenos e são só dois, se fossem adultos talvez tivesse outra opinião, e se fosse um belo cardume de selvagens, ai então.. Acho que os heros os superam em actividade/interesse.

Vou actualizando sempre que hajam novidades!

Abraço

 

Lupper

Obrigado pela sugestão, já a tinha referido acima como uma planta que desejo, mas não sabia que precisava de substrato.. Talvez possa ser resolvido com um pequeno recipiente enterrado na areia no local onde a lotus ficará, com turfa. Será que serve?

Um abraço!

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lupper

Obrigado pela sugestão, já a tinha referido acima como uma planta que desejo, mas não sabia que precisava de substrato.. Talvez possa ser resolvido com um pequeno recipiente enterrado na areia no local onde a lotus ficará, com turfa. Será que serve?

Um abraço!

 

Não tinha a certeza, mas antes de escrever fui ver e estou certo, é preciso substrato fértil. Essa tua ideia de meter um pequeno recipiente, deve servir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Optimas noticias para ti! Encontrei o Heros cf efasciatus á venda vai ver na www.crystalred.eu por €9.30 cada.

No aquário também metia um casal de geophagus e 1 Hypselecara temporalis. O que dizes?

Um abraço

warman98

Editado por warman98

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.