Dùvidas na iluminação.


Recommended Posts

Boas pessoal.

Tenho um aquário de 100x45 de profundidade e 40 de alt. 180lts.

E comprei uma calha t5 com 3 lampadas de 39w e 10000k, no entanto tenho dúvidas se isto é suficiente para plantado.

Será que não há lampadas deste tamanho com mais watts? É que todas as que tenho visto são de 39w.

As plantas até se estão a dar mais ou menos bem com ecpção da glossostigma que não se desenvolve.

Tambem tenho hc cuba e está a reagir normalmente apesar de eu não ter experiencia com estas plantas.

Mas no aspecto da iluminação gostava que me tirassem estas dúvidas e me dessem alguns concelhos.

Muito obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Com esse comprimento de lâmpada, 85 cm sensivelmente, só mesmo de 39 watts.

 

O que podes fazer é trocar duas dessas de 10000K por duas de 6500K, de modo a ter mais espectros disponíveis.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas António,

Algumas das plantas aquáticas não basta só uma boa iluminação, no caso que referes

a glossostigma para além de uma boa iluminação precisa também de co2 para ficar

com aquele aspecto lindo. Penso que a iluminação que tens é suficiente para

manter a maioria da plantas.Abraço

Pic_6212_10.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola António.

 

Não necessitas de mais wts que os que já tens! Mas sim conjugar a temperatura de cor, os ditos (1000"k" KELVIN)...

Tens 117w para 180l = 0.65wl... Depois das contas bem feitas, com substrato, pedras,

troncos,plantas, margem segura de agua sem entornar, mais etc, ficas com coisa de 0.78wl. Com estes wl já te permite

fazer tapetes e muito mais...

 

Realmente como te diz o colega David e a intervenção do colega TKdragon são uma opção acertada!

 

Também podes alternar e em vez de 1000k e duas de 6500k podes ver quais os aspectos de cor onde as plantas se

desenvolvem melhor e conjugares a coisa, podendo ter para alem de um bonito plantado com a ajuda de co2(recomendado mesmo que em pouca quantidade, mesmo coisa diy...)uma aspecto luminoso bastante atractivo... Nada que uma pesquisa um pouco mais detalhada não resolva...Mas o mais aproximado possível do leque de temperatura solar, são as lâmpadas de 6500k.

 

Cpts

Pjsm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.