Recommended Posts

já tive a ler outros tópicos e fiquei esclarecido quanto a várias coisas.

 

No entanto, queria perceber realmente qual a funçao da sump e do refúgio! são realmente necessários???

 

Quanto ao substracto para o aquario sei k devo utilizar areia coralina e aragamax! Mas posso utilizar areia de praia????

 

Sei que a reposiçao deve ser c agua natural, mas as trocas parciais pode ser com agua da nossa costa???

 

 

Faço estas perguntas pois estou a pensar seriamente montar um aquario de agua salgada num aqua de 160L!

 

Desde já obrigado!

 

joao

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

A sump e o refugio não são absolutamente necessários mas sim muito úteis e aconselhados para o sucesso de um aqua salgado. A Sump vai permitir aumentar o volume de água do teu sistema (que no teu caso será ainda mais importante, pois 160 litros não é muito) e também permitir uma circulação de água muito mais eficaz. Permite a colocação do escumador de proteínas e outros equipamentos que no aquário ficarm estéticamente mal. O refúgio é sem dúvida muito útil no controlo dos nitratos. A sua boa utilização vai permitir a criação de vida microscópica que vai servir de alimento a muitos dos habitantes do teu sistema. O uso de areia ou lamas próprias pode também troná-lo num eficaz controlador de nitratos.

 

A areia da praia contém muita poluição prejudicial para o aquário e não te trás vantagens nenhumas. O uso de aragmax e areia de coral são mais benéficos no estabelecer de um bom substrato. Deves colocar uma camada de areia coralina e por cima 8 a 10 cm de aragamax (isto vai permitir criar uma zona onde a água circula no substrato muito benéfica no controlo dos parâmetros do aquário (quase como a criação de Jaubert).

 

Não sei que diferenciação estás a fazer entre água natural e água da nossa costa. Mas partindo do principio que são as duas a mesma coisa, eu acho que a reposição deve ser feita com água proveniente de Osmose Inversa e as trocas parciais eventualmente com água da nossa costa (eu não uso, mas há quem use e te pode dar indicações onde a recolher para minimizar os riscos com a poluição).

 

Segue em frente com o teu projecto, no entanto pensa em tudo antes de começares e tenta aprender ao máximo para que possas compreender o porquê das coisas.

 

Como eu costumo dizer não existem biblias da aquariofilia, mas existem algumas bases a partir das quais nos devemos reger. Existem muitas opiniões distintas em relação a muitas matérias, mas o que interessa são os resultados práticos, por isso ouve-as a todas!!!

 

Cá estamos para te ajudar no que necessitares...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelos esclerecimentos!!!

 

eu talvez tenha possibilidade de construir a sump mas nao keria furar o aquario! ha outras possibilidades?

 

o que é necessário para controlar a quimica da agua???

é necessário a adiçao de salmarinho? o k é o kalk???

 

obrigado + uma vez! joao

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

eu talvez tenha possibilidade de construir a sump mas nao keria furar o aquario! ha outras possibilidades?
A única alternativa que conheço é o sistema de "overflow". Vê a imagem:

 

am-ueberlaufk.jpg

 

o que é necessário para controlar a quimica da agua???

 

Referes-te a equipamentos para medições ou métodos de controlo?

 

é necessário a adiçao de salmarinho?
O sal marinho é adicionado qiando fazes mudanças de água.

 

o k é o kalk???

 

O kalk é uma solução saturada em hidróxido de cálcio que é colocada no aquário para aumentar a alcalinidade da água, os níveis de cálcio e actuar como um buffer em relação ao pH. A sua adição deve ser feita, durante a noite por "pinga-pinga" para que os valores do pH não sofram grandes alterações. O pH do Kalwasser é de 12 e o do aquário deverá rondar os 8,2. Assim, se adicionarmos o kalk à noite (quando os valores do pH têm tendência a diminuir) a diferença será menor. De qualquer forma será necessário controlar as variações para que não sejam muito grandes. Não esquecer que a escala do pH é logaritimica e portanto a diferença de 1º pH corresponde a um valor de pH 10 vezes superior e consequentemente uma diferença de 2ºpH corresponde a uma diferença de 100.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto à quimica da agua referia-me as duas coisas....ou seja o k é realmente necessário para manter a àgua com qualidade!

 

Na foto nao percebo como a agua vai do aquario p a sump!

 

Quanto à iluminaçao, tava a pensar em colocar 2 Power Glo 25W ou 1 Power Glo e uma Aqua Glo 25W. que axas????

 

outra coisa, como é que funciona na prática a unidade de OI???? ligas a torneira e.....

 

obrigado por tudo

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o k é realmente necessário para manter a àgua com qualidade
Para teres a água com qualidade, o mais importante é teres muita Rocha Viva e um bom escumador de proteínas. Este deverá, na minha opinião ser o teu maior investimento! Um bom substrato é também muito importante.

 

Em relação a equipamentos, penso que deves ter um medidor de pH electrónico (caso queiras usar o kalk), um medidor de Potencial Redox, e depois são os testes comuns - nitritos, nitratos, cálcio, KH, etc,.

 

Na foto nao percebo como a agua vai do aquario p a sump!

 

O Overflow é colocado no vidro do aquário com a zona mais pequena para dentro. Como podes verificar na imagem que coloquei tens duas câmaras distintas separadas por uma zona preta - o que vai acontecer é que água vai passar de uma para a outra devido à gravidade. Só passará a água que atingir o nível máximo da camara interior. Seguidamente a água passa pela zona amarela e depois é só ligar à sump. O que coloquei tem um aspecto muto elaborado, mas o processo é muito simples (funciona da mesma forma que os tubos que levam a água para os filtros exteriores - estão ferrados).

 

Quanto à iluminaçao, tava a pensar em colocar 2 Power Glo 25W ou 1 Power Glo e uma Aqua Glo 25W. que axas????
Eu acho pouca iluminação para um aquário de recife, mas vai depender dos organismos que pretendes lá colocar. Acho que farias um bom investimento se comprasses um projector de HQI´s de 150W - consegues arranjar o conjunto completo por pouco mais de 200 euros, e ficas com iluminação para qualquer coral que queiras colocar no futuro.

 

outra coisa, como é que funciona na prática a unidade de OI???? ligas a torneira e.....

 

e a água passa (normalmente) por préfiltros para lhe retirar as impurezas maiores e o cloro, depois passa para a membrana de Osmoseque a vai tornar praticamente pura (99% na maioria dos casos) - esta é uma descrição muito sumária!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi!

tive a fazer um esquema para a sump, vê o k axas!

 

O aquario principal liga-se a sump por uma mangueira. A agua passa atraves dela pela força da gravidade.

 

Depois da sump de volta p o aquario, pensei em por um filtro exterior!

 

O que coloco na sump?

 

Onde coloco o escumador, aquecedor?

 

(nao consigo adicionar a imagem. como faço?)

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Enquanto não me envias o esquema aqui vai o meu e penso que podes ver respostas às tuas perguntas por aqui...

 

Pic_43_19.jpg

 

Para colocares as fotos vê o link:

 

http://aquariofilia.lusotec.com/forum/view...topic.php?t=709

 

Se tiveres dúvidas envia-me um mail ou MP que eu te ajudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Manklit,

 

Qual achas que seria o resultado?

 

Eu tenho todos os parâmetros excepto o Potencial Redox e o KH bem, e acho que as Bioballs não terão efeito nisso!!!

 

Bom, agora a sério achas que teria algum benefício em mudar??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estão completamente submersas ou tens algumas fora de água? Se estiverem fora de água então funcionam como um filtro seco húmido.

 

Não sei se será visível alguma mudança quando as retirares pois nunca estive nessa situação. Sempre usei única e exclusivamente rocha viva como filtro biológico.

 

Pelo que li, as biobolas decompõem mais rapidamente a matéria organica produzindo mais nitratos.

 

Não tenhas medo de as tirar pois consequencias negativas não terás de certeza.

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

As biobolas estão todas na coluna seca (a preencher toda a sua altura) e por isso é que me dão jeito caso contrário iria ter uma marisqueira em casa com a queda da água de 60 cm!!!

 

Elas estão lá porque dão jeito - tens alguma sugestão de algum material a colocar na coluna seca para evitar a queda da água? Se colocar espuma grossa ainda é pior para os nitratos, não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aí está um assunto que estranhei nunca ter sido discutido antes partindo do princípio que te referes ao barulho da água a cair.

 

Se for esse o caso então a solução existe, embora um pouco trabalhosa, mas funciona.

 

Durso Standpipe. É o seu nome.

 

Uma foto:

 

http://www.rl180reef.com/pages/standpipe/s...ndpipe-open.htm

 

A construção no menu superior:

 

http://www.rl180reef.com/frames.htm

 

Eu tenho um e funciona quase a 100%. Ainda não o consegui silenciar completamente mas a redução é impressionante. Neste momento estou a fazer umas modificações e estou à espera que o canalizador faça uma rosca num tubo de 1 1/2".

 

Se puder, ponho fotos no fds.

 

Atenção que é necessário cumprir rigorosamente as instruções do autor.

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Vou estudar o projecto que me envias-te e ponderar no trabalho que vai dar... logo decido se ponho ou não a RV. Será que posso colocar a rocha da Aquaconnect?

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não há iluminação indispensável para a rocha viva. Se não queres gastar muito dinheiro, podes colocar apenas lampadas florescentes, até teres os primeiros corais. Isso vai fazer com que a alga coralina se desenvolva mais, pois elas têm tendência a desenvolverem-se mais apenas com florescentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi!

 

olha ja arranjei um aquario de aproximadamente 250L

O que tenho de comprar já no inicio?

 

- Substracto aragamax e areia coralina

- Que escumador compro?

- Bomba?

- iluminaçao nao vou por já a HQI, mas qd puser q potencia deve ter e qts lampadas?

- aquecedor/termostato

- mais alguma coisa?????

 

obrigado

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

O que tenho de comprar já no inicio?

 

Deves comprar areia coralina para fazer uma base por baixo do aragamax que deve ficar com pelo menos 5/6 cm

 

Quanto ao escumador eu acho que deves comprar um bom e de preferêncial sobre dimensionado em relação ao volume do aquário - tens várias hipóteses, os Kent, os H&S ou os Tunze. Eu pessoalmente aconcelho-te o Tunze (só porque é o que eu tenho e estou muito satisfeito)

 

Podes vê-los aqui http://www.sewatec.de/default.php/cPath/33...122eae14b5097cf

 

Pelo que tenho entendido pelas mensagens que me envias-te pretendes construir uma Sump! Se assim for, acho que deves colocar uma bomba de retorno com um caudal superior a 3500 l/h.

 

Quando colocares as HQI, penso que duas de 150W serão mais que suficientes (podes combiná-las com florescentes actinicas para fazer o efeito do nascer e por do sol)

 

Quanto ao aquecedor, vai ser um aparelho que quando tiveres as HQI´s vais utilizar pouco pois vais ter é que pensar em arrefecer o teu aquário e aí terás duas hipóteses, ou um refrigerador (chiller) ou ventoínhas na superfície da água. Convem colocares um aquecedor com termostato dentro da Sump com pelo menos 300W.

Podes ver os refrigeradores aqui: http://www.sewatec.de/default.php/cPath/53_54

 

Para as mudas de água deves adquirir um aparelho de Osmose Inversa. Tens aqui alguns exemplos: http://www.sewatec.de/default.php/cPath/46

 

Mas existem muitos mais, e provavelmente a um preço mais acessível!

 

Tens que pensar em colocar bombas de circulação dentro do aquário, e penso que para o efeito bastam duas de 1000 l/h em contra corrente.

 

Para começares basta teres todos estes equipamentos, e depois deves comprar Rocha Viva (a quantidade deverá ser a maior possível financeiramente)

 

Penso que é tudo - pelo menos por agora não me lembro de mais nada!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo, não me leves a mal mas neste momento há escumadores mais avançados que os tunze. Nomeadamente os H&S que referiste e os Deltec. Ainda há mais marcas alemãs mas estes são muito bons. Pelo que li, a tunze vai lançar uma nova linha de escumadores mais eficientes que vão substituir os actuais.

 

Quanto ao resto está tudo bem a meu ver. Podes optar por uma HQI de 250W em vez de 2 de 150W, principalmente se o aquario for muito alto o que se calhar não é o caso.

 

Não sou muito apologista de ter tanto retorno da sump. Acho que é suficiente um retorno próximo do caudal do escumador.

 

Dentro do aqua a conversa é outra.

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Manklit,

 

É óbvio que não te levo a mal, aliás repara que escrevi que preferia o Tunze porque era o que tinha e porque estava satisfeito!

 

Não quero nem costumo falar de equipamentos que não conheço e que não vi a funcionar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

bem eu tenho uma opinião um pouco diferente do Diogo...

Tudo o que ele disse está muito bem, apenas discordo um pouco porque defendo mais o controle natural do que o controle mecanico.. é só uma questão de filosofia de montagem e controle...

 

Penso que em vez de colocares o escumador muito dimensionado, opta por um para o volume que o teu aquario tem. Assim o investimento é menor e podes gastar esse dinheiro em outras coisas como na rocha viva (para mim muito mais importante) ou em luz, etc...

 

Podes controlar o teu aquario com um bom refugio que é bem bom para a exportação de nitratos e outros para alem de fomentar o crescimento diverso de varios bichos que a longo prazo serão e farão o equilibrio natural do aquario.

 

Quanto á movimentação concordo com o manklit... precisas é de bastante movimentação no aqua e o mais á superficie possivel (trocas gasosas)...

 

areão, colocava um pouco mais, á volta dos 8cm minimo...

 

arrefecedor é um pouco caro, resolves isso com umas ventuinhas ligadas a timers que funciona bem e aumenta-te a evaporação o que é bom para repores kalk.

 

de resto, se não tiveres muito tempo ($$$) para investir de momento podes sempre ir montando o reef aos poucos, ou também comprares algumas rochas artificiais muito mais baratas e mistura-las com as vivas...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais