Quantidade de areia para aqua de africanos


Recommended Posts

Boas

Vou montar um aquario para africanos do Malawi e gostaria que me ajudassem a saber a quantidade de areia que devo meter para esses meninos.

O aquario tem as seguintes dimençoes: 150x40x50

 

Desde já agradeço a vossa ajuda

 

Cumprimentos

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia do hugo não respeita regras básicas de aquascaping...

 

  • Aposta apenas num único substrato, e não em vários, pelo simples motivo que os peixes os vão misturar.
  • Aposta num substrato o mais fino que possas (sugar size) para os ciclideos poderem brincar com a areia à vontade.

  • Eu apostaria em 50kg de areia, concordo, mais que suficiente, até pode ser um pouco menos. Em pedras apostaria em algo escuro e leve para contrastar com a areia e os peixes. Eu uso xistos e fica extraordinariamente belo. Dolomita, só se tiveres areia preta, o que não é comum... e pode nem ficar bem, normalmente em aquascaping usas fundo claro e rochas escuras.

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Obrigado aos 2 pela ajuda já agora umas questoes:

Andei a pensar ir buscar areia á praia e fui hoje até ao guincho andei a olhar para as dunas e a areia agradou-me pela textura fina e cor mas nem consegui encostar o carro aquilo tava comcorrido até mais não senao axo que ja ca tinha em casa a areia para meter no aquario. Quando regressei passei pelo AKI e fui ver se tinham areia de cilica apesar de eu nao gostar por axar que a areia branca como a cal dá um ar pouco natural ao aquario e eu ligo á questao da estetica mas tal nao é o meu espanto que tinham la areia de cilica quase da cor da que vi na praia em vez de branquinha branquinha era mais escura assim para o creme o que me agradou bastantee passou a ser uma boa hipotese, o preço é de 10€ para um saco de 25 Kg.

Agora a minha duvida é se a areia da praia é realmente uma mais valia ou nao faz assim tanta diferensa a longo praso e alem disso todo o trabalho a nivel de lavagem a que me vai obrigar o que para mim ate é xato porque nao tenho nenhum quintal ou terraço, teria de fazer tudo ca em casa e era ver ir carradas de areia para a canaizaçao.

Fico entao a aguardar a vossa opiniao e ajuda para ver se faço o mais correcto e pratico .

 

Cumprimentos

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pajo, não julgues a areia de silica pela fotografia, é que a exposição fotografica adultera o aspecto que a areia tem no aquario, não fica algo monotono e não natural, pelo contrario fica bastante natural e rico.

 

a areia de praia é uma hipotese plausivel... tem de ser bem lavada, não será uma mais valia havendo areia de silica (que é inócua) e areia de coral (que sobe o pH), mas como vantagens é o seu preço a zero e o facto de ajudar a subir o pH, se bem que não basta a areia para isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Por experiência própria: areia da praia, de preferência dunas.

 

Como esses peixes andam sempre em escavações, 6 a 10 centímetros de altura de areia. Para não trazeres areia a mais é só fazer contas: comprimento do aquário x largura do aquário x altura pretendida de areia. Exemplo: 10 cm de areia pretendida -> 120cm x 40cm x 10cm=48000 <=> 48 litros de areia.

 

Antes de a lavar, peneiras primeiro para retirar qualquer detrito, e deixar de lado os grãos maiores. Colocas parte dela dentro de um balde e enfias uma mangueira até ao fundo. Abres a torneira e deixas que a água transborde do balde. Remexes ao mesmo tempo com a mão, de modo a que poeira se liberte da areia e seja arrastada pela água.

 

Depois de toda a areia peneirada e lavada, colocas dentro do aquário, assim como as pedras que escolhas. Seixos rolados pretos de grandes dimensões ficam cinco estrelas.

 

Colocas o filtro em funcionamento e deixas o ciclo de azoto acabar. Durante os primeiros dias a água fica esbranquiçada ou turva, mas é normal. Vais controlando os parâmetros da água, principalmente pH e dureza. Ajustas se necessário, de preferência com produtos naturais.

 

Depois é colocar os peixes, fazendo uma ambientação prolongada aos mesmos. Os ciclídeos do lago Malawi aguentam bem mudanças de parâmetros da água, desde que a transição seja feita prolongadamente. Oito a dez horas e de certeza que não tens quaisquer problemas, a não ser um pouco de stress, dos peixes.

 

Outro ponto que não referiste, e que ainda ninguém se lembrou é a filtragem: sempre acima do normal! Com um 2217 da Eheim safas-te, mas prepara-te para o limpares pelo menos de três em três semanas. Este período pode variar com a quantidade e espécies de peixes que vais colocar!

 

Tenho um aquário Malawi, 120x40x45, com um 2217, um 2215, um 2227, e uma cabeça que faz 6000 litros hora para ajudar na movimentação da água, e evitar pontos mortos dentro do aquário. Resultado: água sempre limpa, e peixes satisfeitos com a "turbulência". Limpeza dos filtros 2215 e 2217 de 2 em 2 meses, um cada mês. Ambos fazem filtragem mecânica. O 2227 está cheio de cerâmicas, cerca de 6 litros, e sinceramente já não me recordo a última vez que o limpei. Apenas verifico quando me lembro. De vez em quando ligo o filtro UV quando a água começa a ficar um pouco "baça", mas isso acontece raramente.

 

Iluminação não é preciso muita, a não ser que queiras tirar umas boas fotos dos barbatanas. Uma ou duas fluorescentes de T5 HO 54 Watts servem perfeitamente. Se for para tirar umas boas fotos, 4 chegam.

 

 

Depois queremos ver com vai ficar esse aquário!

 

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.