echinodorus rubin num low tech


jmnduarte

Recommended Posts

olá

 

já lá vai muito tempo que não "postava" nada aqui no forum, mas este primeiro semestre foi cheio de trabalho ...enfim férias ;)

 

Queria descrever-vos a experiência que tive com uns pés de echinodorus rubin. Há cerca de um ano tinha um verdadeiro aquário low tech em que apenas dava comida, limpava o filtro e adicionava a água que evaporava. Nessa "pia" (já montada desde 2008) cresciam abundantemente echinodorus tenellus, limnophila sessilflora, cryptocoryne becketti, heteranthera zosterifolia e hygrophila corymbosa. Um dia, adicionei ao aqua 2 pequenos pés de achinodorus rubin. A partir desse dia, todas as plantas começaram a definhar. À excepção da echinodorus tenellus, as restantes acabaram por desaparecer do aquário. Acho que isto foi o tal processo de alelopatia, em que a rubin deve libertar químicos que inibem o crescimento de outras plantas. portanto, a echinodorus rubin é bonita para aquários em que se troca frequentemente a água mas não deve ser muito boa num low tech. Alguém já teve fenómenos deste tipo no aquário?

 

Das que definharam, ainda consegui recuperar a cryptocoryne becketti à temperatura ambiente (mesmo através do inverno), pelo certamente esta aguenta temperaturas (relativamente) baixas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.