pgomes78 Publicado Julho 27, 2011 Publicado Julho 27, 2011 Olá. Até ter o meu sistema de CO2 a funcionar (o qual penso que deve resolver o problema) e como a agua aqui anda sempre na casa dos 8 a 8,5 de ph, queria ajustar o mesmo com recurso ao vulgar acido. Como o que se vende nas lojas não é propriamente barato (tenho de usar bastante) e a minha esposa tem acesso a todos tipos de ácidos queria saber qual ou quais ácidos são os melhores para o efeito e qual a percentagem de solução que se deve usar? Tenho lido que uns dos melhores é o acido clorídrico, mas já li a 10% bem como a 33%. Qual a vossa opinião? Obrigado, Citar Pedro Gomes
Sabuguense Publicado: Julho 28, 2011 Publicado: Julho 28, 2011 (editado) Boas Gomes, não te posso ajudar en relação ao acido pois n~ºao sei nem tão pouco sou apologista de alteraçãoes de ph por metodos não naturais pois essas soluções são pouco doradouras e logo o Ph volta aos valores iniciais, o Ph da tua torneira pode de facto sair a 8 e tal mas depois de repousada a agua esse valor deve descer um pouco, deixa repousar uma quantidade de agua e ao fim de dois dias mede valor real da tua agua, se ainda assim esse valor não te satisfaz, pondera adequerir um recipiente com o mesmo volume da agua de uma TPA, onde vais colocar um filtro com turfa a cirular para lhe baixar o PH, esta medida pode turvar um pouco a agua dando a aparencia de chá o que não é mau pois integra alguns biotopos como os amazónicos, outra medida que penso que resulte mas contudo não tenho a certeza é um sistema de osmose inversa, que se não estou em erro para além de filtrar particulas , bacterias e retirar metais pesados também corrige o Ph, mas como esta agua fica demineralizada tem um Kh muito baixo logo está sujeita a variações de Ph o ideal seria juntar também um pouco da agua da torneira á osmose para encontrar um equilibrio e ter um Ph mais baixo e um Kh um pouco mais elevado para conter flutuações mas como já referi esta é uma materia que não tenho conhecimento logo posso estar a disser uma barbaridade, espero que alguém possa realmente responder á tua questão em relação as proporções do acido mas se me permites disser acho que acido cloridrico soa muito a cloro e cloro não é nada bom para aquarios, cumprimentos Editado Julho 28, 2011 por Sabuguense Citar
pgomes78 Publicado: Julho 28, 2011 Autor Publicado: Julho 28, 2011 Olá. Todas as opiniões são bem vindas... Quanto à agua em repouso já fiz o teste e apenas altera meio ponto de PH. Também sou favorável a métodos naturais mas sei por experiência antiga que a agua daqui é muito difícil levar aos PH que quero. Penso que o CO2 irá resolver e por isso o acido seria solução temporária. De qualquer forma mantive durante anos aquários com PH estável usando acido. Claro que a agua das TPAs entrava já também corrigida para os valores que tinha no aquário e assim mantinha-se. Em relação à turfa já a tenho no aquário. Poderei é meter mais na sump a ver se baixa mais pois no aquário o PH ronda os 7,5. Quanto ao acido clorídrico foi o que li mas não faço a mínima ideia qual o melhor. Tenho acesso a todos pelo que só preciso mesmo saber qual usar e que percentagens Um abraço, Citar Pedro Gomes
pgomes78 Publicado: Julho 31, 2011 Autor Publicado: Julho 31, 2011 Olá. Continuo a espera de ajuda Obrigado Citar Pedro Gomes
Recommended Posts