Sistema CO2- Ajuda


Recommended Posts

Olá.

Passados alguns anos longe dos doces estou a voltar aos mesmos e apesar de antes ter com eles bons resultados quero ainda ficar melhor...

O aquário será um plantado para peixes sul americanos (tetras), logo com ph na casa dos 6.5.

Minha duvida prende-se essencialmente com o CO2 pois antes apenas usava o caseiro, logo sem grande controlo.

Neste momento tenho um extintor de CO2 que ainda tem alguma carga.

Segundo tenho lido é possível liga.lo directamente à boca já existente tendo apenas que depois arranjar forma (uma braçadeira resolve isso) de ficar o gatilho apertado.

A minha grande questão é quais as peças que são necessárias na totalidade. O aquário é de cerca de 300 totais (com a sump inclui da) pelo que apenas uma saída penso ser o bastante para o meu caso.

Minha pergunta é se basta a seguinte válvula para ligar ao extintor:

 

http://cgi.ebay.com/UP-Co2-Plant-Aquarium-Simple-Regulator-Manometer-A148-/180559920501?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2a0a35bd75#ht_2942wt_1008

 

 

http://cgi.ebay.com/W21-8-14-Precise-CO2-Carbon-Dioxide-Regulator-Aquarium-/120749200365?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item1c1d3693ed#ht_5142wt_952

 

 

 

Se não que mais tenho de colocar (que poderem dar links onde se venda ou fotos melhor!!).

 

 

Caso dê, será que justifica antes esta :

 

 

http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=270702797932#ht_7312wt_1093

 

Para mais tarde ligar a isto:

 

http://cgi.ebay.com/PH-201-Digital-PH-Controller-Aquarium-PH-CO2-meter-/250677554002?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3a5d8beb52#ht_4259wt_952

 

 

E depois destas válvulas liga-se o que e por que ordem? Conta bolhas e difusor??

 

 

Agradecia fotos de um sistema completo a funcionar!!!

 

Obrigado a todos que possam ajudar,

Pedro Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Vou acompanhar este tópico porque estou mais ou menos com o mesmo problema..., o extintor tenho, agora como por aquilo a bombar sem gastar muito mais...

 

Já li, pesquisei, e cada vez fico mais confuso...

 

Pareceu-me perceber que é preciso uma válvula dessas, agora onde é que isso enrosca, sem descarregar o extintor, não percebi.

 

Para além dessa válvula parece ser também necessária a tal selenóide, para quem não quer estar a fechar/abrir o CO2 todos os dias...

 

Realmente. dava jeito um post com os passos e equipamentos essenciais, devidamente fotografados para a malta mais "maçarica".

 

É que há algumas coisas que me parecem ser indispensáveis, já outras, apesar de úteis para complementar/optimizar o sistema, julgo que poderão ser adquiridas mais tarde, quando o pessoal menos abonado juntar mais uns "trocos"...

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Amigo "Vale"... no meu caso ainda fiquei mais confuso :shocked028:

 

Se a isso acrescentar-mos o raio dos passos de roscas das diversas válvulas redutoras, acho que ainda fico pior :Fade-color

 

Vamos ver se lá para o Natal com o que resta do subsídio, depois da devida contribuição para endireitar as contas dos nossos (des)governantes, dá para comprar uma coisa dessas.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Isto não tem nada que saber:

- a válvula redutora está diretamente relacionada com a garrafa (extintor), ou seja uma vál. redutora de por ex 230 br dá até extintores de co2 de 2 kg. dou este ex pois é o que tenho cá por casa, e os extintores de 2kg são os mais utilizados.

-a válvula solonoide vai apenas abrir e fechar o co2 conforme o programado (hora).

Em relação a rosca, qualquer válvula red. de uso indústrial quer seja para garrafas de oxigénio, acetileno, dá, a rosca é a mesma. Qualquer loja de artigos para a industria têm.

Cumpr.

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado.... Assim já fiquei esclarecido...

 

Vamos às duvidas seguintes....

 

Os dois 1ºs exemplos mais este (http://cgi.ebay.es/Brand-New-CO2-Regulator-Single-Pressure-Manometer-Sale-/370115925555?pt=UK_Pet_Supplies_Fish&hash=item562ca0d633#ht_4578wt_1041) dão para ligar a esta válvula?:

 

http://cgi.ebay.com/Solenoid-Magnetic-Valve-AC220-240V-CO2-Regulator-ED-/280665316692?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item4158f4dd54#ht_6074wt_952

 

Em caso positivo, qual das 3 hipóteses anteriores escolhias?

É muito importante ter dois manómetros ou achas que chega 1?

 

Um abraço,

Pedro Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

"amigo" faz-me parecer que todas as vál. red. do seu 1 post são para garrafas de 500ml, pois nos manómetros a escala vai até 150 br, estas garrafas não sei se está a ver mas são pequenas , para gastar dinheiro por gastar, aconselho 2kg.

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O extintor que tenho é de precisamente 2kg...mas pensava que todos funcionavam com a mesma pressão....

Por mim até pode ser sem manómetro....não acho assim tão importante excepto como indicador do que ainda temos de carga.

Pedro Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estou lhe dizendo que me parece que todas as vál. red. que mostrou só dão para extintores de 500 ml, mas posso estar enganado.

Penso que deve ser lógico que 1 extintor de 500ml tenha um apressão muito inferior a 1 de 2 kg, certo?

Cumpr.

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Uma dúvida, as roscas das válvulas made in EUA darão para os "nossos" extintores? Não será dinheiro deitado fora?

 

Aqui pela tugalândia, vi estas válvulas à venda: http://www.trukesfishes.com/loja/product.php?id_product=615

 

Será que isto é tudo o que tenho de comprar para por o CO2 da garrafa de 2 kg (extintor) a bombar? Adicionando claro a mangueira e o difusor.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A.Ferreira

Num dos exemplos que mando está escrito:

 

The thread is made according to UK, Europe, Japan and Taiwan standard (JIS m22-14), 22mm in diameter.

Please note this m22-14 do not fit cylinder in USA and Canada.

 

Logo deverá dar nas nossas e não nas americanas...

Pedro Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito para perguntar quais os melhores difusores?

Viva,

 

Veja este post: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=182100

 

Achei espectacular biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Co caraças :surrender:

 

Espectáculo, hoje vinha um artigo no sapo tec, sobre as compras online, e de facto dizia que podíamos poupar cerca de 60%.

 

É com pena, eu que já vou para cota, não dominar com fluência o inglês e ficar apreensivo nesse tipo de transacções :whocares:

 

Depois, se efectivares a compra diz coisas :mrgreen:

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só custa a 1ª vez :)

Usas o tradutor do google e já entendes quase tudo.

Aderes ao paypal (se entrares no site do mesmo ele explica como aderires e usares um cartão de crédito ao mesmo) e as compras estão seguras.

De qualquer forma, ao lado do nome do vendedores tens quantas vendas ele já fez bem como a % do feedback positivo. Quantas mais vendas tiver com um grau elevado (para mim tem de ser sempre acima de 90%)mais segura é a compra.

Um abraço,

Pedro Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Olha sinceramente a unica coisa que te posso aconselhar será uma válvula deste genero para 1 extintor de 2kg. Pois é o que tenho a trabalhar em casa há uns 2 anos.

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_19326_7.jpg

Esta vál. dá até 230 bar, já disse aonde pode ser adquirida e custou-me na altura á volta de 60 eur.

Um extintor de 2 kg carregado fica com sensivélmente 100/110 bar de pressão, tb depende de quem o carregue.

De encontro a tua observação " Após pesquisa na net tanto de 1,2 ou 6kg funcionam todos a cerca de 12,6 MPa que dá 126 BAR."

Pra minha casa acho que uma válvula que o limite seja 126 bar, está perto do limite, mas atenção esta é só a minha opinião, sou um pouco reticente no que toca á segurança.

Cumpr

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vale.

Onde arranjastes a tua e quanto te custou?

Quanto à segurança também concordo mas as que enviei pelos vistos aguentam até 150 Bares pelo que tenho 24 bares de segurança e 24 bares é imenso.

Um pneus normal leva cerca de 2 a 2.5 bares :)

Gostava de saber das que enviei qual tu escolherias e porquê? (esquecendo o problema de irem só até 150 bar)

Um abraço,

Pedro Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vale.

Onde arranjastes a tua e quanto te custou?

Quanto à segurança também concordo mas as que enviei pelos vistos aguentam até 150 Bares pelo que tenho 24 bares de segurança e 24 bares é imenso.

Um pneus normal leva cerca de 2 a 2.5 bares :)

Gostava de saber das que enviei qual tu escolherias e porquê? (esquecendo o problema de irem só até 150 bar)

Um abraço,

 

eu tenho uma duvida desculpem la a localização , quando se encomenda plantas internacionalmente como é que elas nao chegam a nossa porta ja mortas?!

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.