lampada uv e filtro


Recommended Posts

Boas

 

 

 

 

Paulo vireira, permite "discordar", ou talvez não. O UV para fazer efeito a água terá de passar o mais lentamente possível pela lâmpada.

 

O caudal indicado será metade por hora da capacidade total do aquário. Se o aquário tiver 100Lts, o ideal serão 50Ltrs por hora.

 

O tempo que o UV tem de ficar ligado é muito relativo! Se tiveres a água muito esverdeada, deixa o UV ligado no período que as lâmpadas da iluminação estiverem desligadas. Quando a água começar a clarear reduzes o tempo de funcionamento do UV. Inicialmente podes ter até 16 horas por exemplo, e depois da água estar cristalina deixa apenas o tempo suficiente para se manter assim.

 

Num aquário de 220Ltrs, que tinha a água esverdeada, comecei com 10 horas e ao fim de uma semana apenas tinha 1 hora o UV ligado, o qual se mantém actualmente. Estes valores variam muito conforme a qualidade da água, a quantidade de peixes, o tipo de biótopo no aquário, se é doce ou salgado, etc. Enfim tem muitas variáveis que podem influenciar a duração que o UV tem de ficar ligado.

 

Porquê o UV deve ser ligado na altura em que as outras lâmpadas estão desligadas, preferencialmente à noite mesmo? Simples: as bactérias gostam de luz! Se apenas houver a luz proveniente do UV, é lá que as bactérias se vão concentrar, aumentando assim a eficácia do UV, e reduzindo custos, principalmente ao nível da electricidade.

 

Não esquecer que o UV necessita de manutenção como qualquer outro tipo de filtro. Uma vez por mês limpar o vidro do quartzo, ou a lâmpada se esta estiver em contacto directo com a água.

A lâmpada deve ser trocada com alguma regularidade. Se o fabricante indicar que tem uma vida útil de 5000 horas, divides por metade. Após ligar a lâmpada UV, a sua eficácia começa a diminuir de forma exponencial. Não é linear. Se ela se manter sempre ligada, durante essas 2500 horas mantém as suas propriedades de esterilização, mas como é ligada e desligada uma vez por dia, essas 2500 horas podem ser encurtadas tanto para um quarto, 625 horas, como para um décimo, 250 horas, quer tenham balastro electrónico ou ferromagnético.

Essas 625 horas parecem pouco, mas se o UV estiver ligado 2 horas por dia, dá para 312 dias, ou seja ,quase um ano! Há muitos membros que a trocam ao fim de uma ano. outros ao fim de seis meses. Tudo depende do tempo que está ligada por dia.

Claro está que estes cálculos apenas são um exemplo, mas na prática é mais ou menos a mesma coisa, mais hora menos minuto.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.