Qual é a doença ?


Recommended Posts

Boa noite, é o meu primeiro post aqui. Estou com sérios problemas com o meu aquário :( compraram-me dois peixinhos Shubunkin há tres dias atrás, ainda muito pequeninos.O aquário é um globo com 20 litros acho eu e tem pedrinhas no fundo. Hoje de manha quando acordei um deles estava morto :( e o outro está vivo mas eu acho que está doente... durante estes três dias passavam a vida a vir á superficie sempre a abrir e a fechar a boca, passavam os dias nisto, ou então vinham até ao fundo e começavam a nadar muito rápido em todas as direcções. Quando lhes dava comida, eles comiam e depois "vomitavam" logo. Este peixe agora está a deitar um fio comprido pela barriga acho eu, não sei. por favor, se alguem me poder ajudar e dizer o que é melhor. Gostava muito de comprar um aquário com condições e de comprar mais peixinhos. Obrigada :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vinda ao forum,

 

O problema ou uns dos problemas terá a ver com a concentração de amónia no aquário que é tóxica para os peixes, a amónia deriva das fezes dos peixes e da comida que não é consumida.

 

Num globo que em principio não terás filtro terás de fazer tpas ( trocas parciais de agua) de 30% de agua nova 2 vezes por semana, eu aconselhava a utilizar agua do garrafão já que é um aquário pequeno.

 

O outro problema pode ser falta de oxigénio na agua já que o peixe se mantém muito tempo a superfície, para resolver isso coloca uma bomba de ar com pedra porosa se não tiveres já.

 

O fio que sai da barriga são fezes, se vier vazio pode indicar doença.

 

Eu começava a pensar em investir num aquário de 60 ou 80 litros no mínimo pois os Shubunkin atingem 30cm como a maioria das espécies de agua fria, e fazem muita porcaria,

 

o aquário que adquirires terá de ter 1 filtro interno ou de mochila que é colocado pendurado no vidro do aquário.

 

Boa sorte

Editado por Geada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigada :) é que não percebo mesmo nada de nada sobre peixes e estava a ficar preocupada e também queria comprar um bom aquário para por os peixes ... mas eu pus um produto, um anti-cloro mas tirar essas coisas... outra coisa eu hoje mudei a água toda (já percebi que não devia, mas como o outro peixinho morreu achei horrivel o outro peixe continuar naquela água) e agora a água está completamente escura :s isso quer dizer alguma coisa ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

escura? poderá ser detritos que estavam no areão, trocas de agua tão severas não faz nada bem aos peixes nunca ultrapassar os 50% mas só em casos extremos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tardes,

 

Eu tambem sou novo nestas andanças e tambem estou aqui com algumas duvidas e receio de que me possa morrer um peixe!

 

Tenho um aquario com 150lt onde tenho 2 ciclídeos papagaio com cerca de 20cm cada e mais outros 2 ciclídeos pequenitos de outras especies cujo nao sei o nome.

O que me está a acontecer é que um dos papagaios está a ficar branco por baixo, e eu tenho a ligeira impressao de que quando ele veio nao estava assim (no que toca à cor) :S Ontem, o papagaio em questao estava bastante disperto e hoje está muito calmo, em comparação com o outro o respirar dele é bastante mais lento...

 

Acham que pode ser algo de grave a ter em consideração?

 

Tenho o aquario desde sabado, tenho um filtro externo que filtra 500lt de agua por hora.

 

Aguem por acaso me sabe responder se o peixe poderá estar doente ou nao?

 

 

Cumprimentos,

 

Tiago Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tardes,

 

Eu tambem sou novo nestas andanças e tambem estou aqui com algumas duvidas e receio de que me possa morrer um peixe!

 

Tenho um aquario com 150lt onde tenho 2 ciclídeos papagaio com cerca de 20cm cada e mais outros 2 ciclídeos pequenitos de outras especies cujo nao sei o nome.

O que me está a acontecer é que um dos papagaios está a ficar branco por baixo, e eu tenho a ligeira impressao de que quando ele veio nao estava assim (no que toca à cor) :S Ontem, o papagaio em questao estava bastante disperto e hoje está muito calmo, em comparação com o outro o respirar dele é bastante mais lento...

 

Acham que pode ser algo de grave a ter em consideração?

 

Tenho o aquario desde sabado, tenho um filtro externo que filtra 500lt de agua por hora.

 

Aguem por acaso me sabe responder se o peixe poderá estar doente ou nao?

 

 

Cumprimentos,

 

Tiago Pires

 

 

 

Fizeste o ciclo do azoto?

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fizeste o ciclo do azoto?

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

 

Eis um bom post para quem está a começar. Parece-me que compraste o aqua e colocaste logo os peixes, sem que este estivesse estabilizado. Quer dizer que vão ocorrer variações bruscas nos niveis de amónia, nitritos e nitratos, o que pode ser fatal para os peixes.

Coloca o setup do aqua para podermos ajudar melhor.

Abraço.

Editado por caterina

Cumps.

 

"The first one"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais