Amazonia of Sarawak


rickmfc

Recommended Posts

Boas

 

Após 1 ano da montagem do meu 1º aquário plantado (InvertSoil) e de muitas experiências que permitiram enriquecer a nivel dos plantados decidi passar para uma etapa mais avançada com um aquário com mais litragem.

Este aqua já se encontrava com o mesmo layout à 6 anos, então decidi que ele merecia uma renovação.

Bem após um dia inteiro a desmontar desde as 10h e a montar ate às 18h passemos agora para as imagens.

Fiz um vídeo com as fotografias que tirei pois assim o post não ficava tão carregado de imagens.

 

Amazonia of Sarawak

 

Aquario:

- 90x37x35

- 116 Litros brutos.

 

Substrato:

- 14 Litros Aqua Soil Amazonia

- 5,2 Litros Sarawak Sand

- 2 Litros Power sand (S)

- Aditivos ADA ( Penac W; Penac P; Bacter 100; Clear Super; Tourmaline BC)

- Elos terra zero

 

Hardscape:

- 4 Kg Seiryu stone

- Raizes Red Moor Wood

 

Iluminação:

- T5 L8 2x35 Watts(aquastar + grolux)

 

Filtragem:

-Filtro JBL CristalProfi e900

 

Temperatura:

- 150 Watts

- Temperatura da agua - 27 graus

 

CO2:

- Pressurizado extintor 2Kg (1 bolha por seg.)

 

Flora:

- Microsorium pteropus

- Microsorium pteropus windelov

- Anubias barteri var. barteri

- Anubias barteri var. nana

- Rotala rotundifolia

- Heteranthera zosterifolia

- Cryptocoryne wendtii "brown"

- Pogostemon helferi

- Staurogyne repens

- Hemianthus callitrichoides "Cuba"

- Hemianthus micranthemoides

- Ludwigia repens

- Limnophila sessiflora (Temporária)

- Hydrilla verticillata (Temporaria)

 

Fauna:

- Guppy

- Moly negra

- Ramirezi

- Apistograma trifasciata

- peixe pinguim

- Corydora pygmaeus

- Otocinclus affinis

- Barbo cereja

- Crossocheilus siamensis

 

Nota: A fauna ainda é incerta vai sofrer alterações quando a flora estiver adaptada às novas condições

 

Montagem do Amazonia of Sarawak

 

Dia 0

15/07/2011

5940921693_40fb226516_b.jpg

5940927337_283ea8da7c_b.jpg

 

A pedra que está por cima do tronco é provisória até estes deixarem de flutuar

 

Abraço

Editado por rickmfc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelos comentários

Pois Nuno agora e só mesmo deixar as plantas crescer e podá-las para dar forma ao layout.

Ontem quando fiz a montagem começaram logo a fazer pearling o que é normal uma vez que acrescentei 50% água nova, mas claro eu sei se não fizerem não quer dizer que não estejam saudáveis.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Hoje à tarde estive a fazer os teste da água, está tudo bem.

Devido à grande carga de nitrogénio que liberta o amazonia no inicio, tenho a NH4 alta mas como o meu pH é ácido esta é inofensiva, também o filtro já se encontra colonizado por isso é só esperar, o mais importante é que os peixes estão bem e não mostram qualquer inicio de sintomas.

 

Testes 16/7/2011

pH----> 6,5

kH----> 3ºd

gH----> 6ºd

NH4---> 5ppm

NO2---> 0,5ppm

 

Se me pudessem ajudar gostava de saber qual o sexo do meu ramirezi, eu acho que é um macho e vocês que acham?

5942718237_eca8a6c1af_z.jpg

5943268096_6b62f6a06e_z.jpg

 

Cumprimentos

Editado por rickmfc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As fotos também não ajudam muito.

 

Se tiver a barriga rosada é uma fêmea.

 

Na 1ª foto parece uma fêmea, já na 2ª foto nem por isso.

 

Quanto ao aquário gostei. Boa diversidade de plantas.

 

Vai-nos brindando com umas actualizações para ver o desenvolvimento disso.

 

 

Cumprimentos

Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A barriga rosada não está, já tive um que tinha a barriga mesmo rosada.

Como tem as barbatanas alongadas e não tem a barriga rosa, acho é um macho.

 

Em relação às actualizações não se preocupem que vou colocando sempre que houverem novidades

 

 

Cumprimentos

Editado por David Cabete
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aparenta ser uma fêmea :pompomgirl:

 

Parece-me estar é magra, tens à muito tempo ou é aquisição recente?!

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece uma fêmea, normalmente os machos não têm escamas azuis sobrepostas à mancha preta.

 

Hmmmm..

pois, é que já vi um casal formado em que tanto a fêmea como o macho não tinham escamas azuis sobre a mancha preta.

Se assim for também pode ocorrer o contrário. Suponho eu.

 

Corrijam-me se estiver errado.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Daí o normalmente...

Mas eu apostava na fêmea. Parece um pouco esguia e as barbatanas não são assim tão alongadas, pelo menos na minha opinião.

Só falta mesmo a barriga rosada, mas a minha também nem sempre tem, há alturas em que se nota mais. É uma questão de ires vendo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Hoje venho partilhar uma fotos convosco.

 

Ainda não existem grandes mudanças, as plantas ainda estão numa fase de adaptação,

até esta fase acabar não vão aumentar o seu ritmo de crescimento. cabecadura

 

Dia 2

17/07/2011

5950486768_29052450be_z.jpg

5950499594_fb2824e8d5_z.jpg

5949934611_19a11a7ea5_z.jpg

5949946897_4d6ee9d950_b.jpg

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Já vos trago novidades.

 

As plantas parecem já estar a começar a acordar, a H. cuba apresenta já um rebentos mais verdinhos.

Já retirei a pedra e fiz uma mudança minuciosa nos troncos.

 

Os Parâmetros da água têm se mantido iguais ao último teste, apesar de fazer TPAs 30% todos os dias,

os níveis de amónia têm-se mantido, o que só comprava a eficiência do aquasoil amazonia na libertação em nitrogénio, que podia ser menor :priere:

já tenho experiência com o amazonia, contudo estava convencido que ao usar um filtro já ciclado isto não iria acontecer com tanta intensidade pelos vistos enganei-me :eusathink:

 

Também fiz novas aquisições em relação à flora, acrescentei Hemianthus micranthemoides que mais tarde irá ocupar todo o espaço que está a ser utilizado pela limnophila sessiflora e hydrilla verticilata que irão embora quando o aquário estiver mais estável.

 

Em relação à fauna, futuramente vão chegar 7 x otocinclus affinis e mais corydoras pygmaeus

 

 

Dia 4

19/07/2011

 

5955911722_a4e2fbda71_z.jpg

5955355799_ed4cc265aa_z.jpg

5955362725_8c66b1dd47_z.jpg

5955370423_767daa2e8d_z.jpg

5955390477_813f6f94de_z.jpg

5955944322_4d23ba774f_z.jpg

5955937252_e36a7eaa64_b.jpg

 

 

Cumps

Editado por rickmfc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

não sei se os coridoras serão boa opção, eles são capazes de te levantar a cuba.

 

Será sempre um risco a correr.

 

30% de TPA todos os dias!?! Qual o motivo? isso não será muito?

 

 

Cumprimentos

Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

não sei se os coridoras serão boa opção, eles são capazes de te levantar a cuba.

 

Será sempre um risco a correr.

 

30% de TPA todos os dias!?! Qual o motivo? isso não será muito?

 

 

Cumprimentos

Hugo Bernardo

 

 

Eu já tenho corydoras pygmaeus no aquário, mas são poucas, apenas vou aumentar o cardume.

 

Esta espécie de corydoras é mesmo pequena e em relação à H. cuba não acredito que elas levantem, se tivessem

o tamanho das outras especies acreditaria mas estas, duvido.

Além do mais tenho SAEs e são bem maiores e não levantam a cuba muito menos as corys.

 

30% de TPA? sim na primeira semana é muito importante manter os nutrientes fora da coluna de água,

como as plantas estão numa fase de adaptação não vão consumir os nutrientes a um ritmo

normal, apresentam o metabolismo reduzido. Como os substractos que usei são muito fortes e as lâmpadas novas esta combinação conjugada com as plantas em adaptação pode causar o aparecimento de algas.

 

Por isso na 1ª semana de montagem farei TPAs diárias de 30%, na 2ª semana vou reduzir para 3 x por semana, e na terceira e seguintes semanas apenas uma troca semanal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tenho corydoras pygmaeus no aquário, mas são poucas, apenas vou aumentar o cardume.

 

Esta espécie de corydoras é mesmo pequena e em relação à H. cuba não acredito que elas levantem, se tivessem

o tamanho das outras especies acreditaria mas estas, duvido.

Além do mais tenho SAEs e são bem maiores e não levantam a cuba muito menos as corys.

 

30% de TPA? sim na primeira semana é muito importante manter os nutrientes fora da coluna de água,

como as plantas estão numa fase de adaptação não vão consumir os nutrientes a um ritmo

normal, apresentam o metabolismo reduzido. Como os substractos que usei são muito fortes e as lâmpadas novas esta combinação conjugada com as plantas em adaptação pode causar o aparecimento de algas.

 

Por isso na 1ª semana de montagem farei TPAs diárias de 30%, na 2ª semana vou reduzir para 3 x por semana, e na terceira e seguintes semanas apenas uma troca semanal.

 

:thumbup3:

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Hoje chegaram os otocinclus affinis e as corydoras pygmaeus.

 

Começaram a surgir algas verdes nos vidros e nas seiryu stone, esta alga é normal nas montagem recentes.

Não é nada que me preocupe por enquanto, além do mais a minha nova equipa de limpeza, os otos com os SAE

espero que dêem conta do recado.

 

As plantas têm crescido bem, hoje já tive que fazer uma poda na limnophila que já tocava na superfície :bs_quesexclaim:

 

Tenho 2 apistogrammas trifasciata um deles tenho a certeza absoluta de que é macho, agora o outro que é mais pequeno não tenho tanta certeza de que sexo é. Por isso peço ajuda aos entendidos no assunto.

Dia 11

26/07/2011

 

Macho ou fêmea???

5978227056_0226e4f0af_z.jpg

 

Os novos residentes

5978269424_27ba0ec0b2_z.jpg

5977662497_aab441dbc9_z.jpg

5977704483_a5d83e4cca_z.jpg

 

Logo à noite vou colocar fotos das plantas e uma geral do aquário.

 

 

Cumprimentos

Editado por rickmfc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tal como tinha prometido aqui estou eu com mais fotos.

 

A H. cuba está com um crecimento mais lento em relação às outras plantas o que é relativamente normal devido a um processo de adaptação mais lento.

 

Recentemente a Anubia barteri var. barteri e os fetos de java começaram a perder as folhas velhas e estragadas ("melting") e a produzir folhas novas adaptadas às novas condiçoes. (Luz, CO2, parâmetros químicos etc...)

 

Em relação ao sexo do Apistogramma já têm alguma opinião que me possa ajudar????

 

H. cuba

5977672061_5456c1a23c_z.jpg

 

Hemianthus micranthemoides

5978248830_54cf9d0f89_z.jpg

 

Rotala rotundifolia

5977695353_0ebb185a18_z.jpg

 

Dia 11

26/07/2011

 

5979531612_641d91d100_z.jpg

5979537604_9894d59df3_b.jpg

 

Cumprimentos

Editado por rickmfc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Já se passou algum tempo desde o meu último post.

 

Ainda continuo à espera da vossa opinião em relação ao sexo do apistogramma.

 

Qualquer critica construtiva em relação ao aquário é sempre bem vinda.

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Está a evoluir muito bem o teu aquário, parabens.

Quanto ao Apistograma embora muito pequeno ainda, eu apostava numa fêmea, ao contrário o Ramirezi é um macho, 2º raio preto da dorsal mais comprimido é uma caracteristica dos machos em 99% dos casos.

 

Abraço

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Está a evoluir muito bem o teu aquário, parabens.

Quanto ao Apistograma embora muito pequeno ainda, eu apostava numa fêmea, ao contrário o Ramirezi é um macho, 2º raio preto da dorsal mais comprimido é uma caracteristica dos machos em 99% dos casos.

 

Abraço

 

Boas

 

Pois, o ramirezi já tinha as certezas que era macho pelo comprimento dos raios da dorsal e pela ausência do rosa na barriga, mas como existem sempre casos que fogem à regra existe sempre aquela duvida. Uma coisa é certa ele defende o seu território do apistogramma macho. Ficam ambos a exibir as barbatanas todas abertas.

 

Quando conseguir apanha-lo com a maquina coloco aqui uma foto dele em todo o esplendor.

 

Em relação ao apistogrammma que não tenho certeza, ele e o macho às vezes começam a abrir as barbatanas um ao outro e o macho depois persegue o mais pequeno, e outras vezes já andam ao lado um do outro como se nada fosse.

Qual é a vossa opinião em relação a este comportamento é normal entre sexos diferentes ou iguais???

 

já agora, tenho uma outra duvida.. a cor amarela das fêmeas apistogrammas acorre permanentemente a partir de uma idade ou apenas na época de acasalamento??? A partir de que idade é que começam a ganhar essa coloração???

 

 

Cumps

Obrigado

Editado por rickmfc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Então onde andam os entendidos nos apistos?? :bs_quesexclaim:

 

Hoje trago uma fotos panorâmicas do aquário para verem como está o aquário. Peço desculpa pelo reflexo de algumas fotos mas não consigo resolver o problema.

 

Neste momento em relação a algas só mesmo as green spot tenho que andar sempre a raspar os vidros e nas TPAs com uma escova nas pedras e troncos. Andei a pesquisar e ao que parece esta alga surge quando os fosfatos baixos, por isso comecei a adicionar 1ppm de fosfato e potássio de 2 em 2 dias.

O nitrato não adiciono pois o amazonia é uma fonte rica neste macronutriente durante o primeiro mês de vida do aquário.

 

Parâmetros:

 

pH----> 6,5

kH----> 3ºd

gH----> 6ºd

NO2---> 0

NH4---> 0

 

Dia 19

3/08/2011

 

6006927638_5887eec49d_z.jpg

6006939106_4b6c557dcf_z.jpg

6006960296_2f805c94d6_z.jpg

6006404319_8aa2173a7d_z.jpg

6006933456_23948070d1_b.jpg

6006409229_fd694d1011_b.jpg

 

 

Estou a contar com as vossas opiniões.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Depois de uma semana sem dizer actualizar o tópico, venho trazer novas fotos.

Ontem efectuei a primeira poda das plantas que já estavam a atingir a superfície, nomeadamente a limnophila sessiflora, H.Z. e a rotala rotundifolia.

 

Actualizações:

- A H.cuba tem desenvolvido mais devagar que as outras todas, desconfio que seja da altura do substrato à frente que ficou um pouco alto e as raízes não devem ter alcançado lá muito bem o substrato fértil.

 

- A Rotala rotundifolia antes da poda começava a apresentar folhas de tamanho reduzido em alguns ápices. do que será pouca luz? necessidade de fertilização?

 

- A H. micranthemoides tal como é característica tem se alastrando mais para as laterais que para a superfície, desconfio que seja por causa da incidência da lâmpada de 10000k

 

- As restantes plantas têm crescido bem.

 

- A hydrilla verticilata já foi removida e brevemente a limnophila sessiflora também.

 

- Em relação a algas só mesmo as green spot :pompomgirl:

 

- Devido a algumas desconfianças de carências passei a fertilizar 1ml de flourish, 1ppm PO4, 4ppm K e 2,5ml de seachem iron de 2 2m 2 dias, o CO2 tem se mantido entre 1-2 bolhas por segundo.

 

- Ontem separei um casal de barbos cereja numa caixa de vodafone com musgo de java hoje à hora do almoço fui dar uma vista de olhos e o fundo estava cheio de ovos, retirei logo os progenitores antes que os comecem, veremos se vai sair algo desta nova aventura.

 

Dia 27

11/08/2011

6032944546_6be4023694_z.jpg

6032941108_88326b0a6a_z.jpg

6032937398_2e1c270618_z.jpg

6032376087_4f0031c33c_z.jpg

6032931052_9e787f7515_b.jpg

 

 

Para já é tudo

 

Abraços

Editado por rickmfc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.