Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá, Sou mais um dos iniciados no mundo da aquariofilia. Possuo um mini lago no meu jardim, digo mini pois não passa de uma bacia de água com cerca de 55 litros.

Os seus habitantes são 8 de tamanhos variados, que rondam os 50 cm's no total de todos eles. Penso que todos são os resistentes kinguios, uns maiores que outros.

Bomba de retorno de 550 litros/hora ligada a

Filtro UV de 11W da JEBO (sei agora que será forte demais acho eu para os litros que tenho),

por sua vez a água que sai do filtro JEBO passa por um filtro caseiro composto por

"lã filtrante"

carvão activo

e bio balls no fim.

(Só ligo a bomba de retorno 6 horas por dia, ou seja só 6 horas por dia há filtragem, deveria ter uma bomba para o filtro UV e outra mais tempo para o filtro caseiro?)

Note-se que a água entra por cima (na lã e sai por baixo), o filtro não é mais que um vaso plastico em cima do lago a cerca de 6 cm da água furado em baixo.

Espero colocar fotos em breve.

Os responsáveis por este meu interesse são sobretudo vocês que desde Setembro me têm ajudado, ao ler diversos tópicos deste forum.

Nota: Neste momento e pela primeira vez, estou com um PH de 6 a 6,3 no lago (teste da Sera), Espero resolver com TPA's de 3 em 3 dias vou tirar cerca de 15 litros e ver se sobe, ontem fiz teste à água da companhia e tinha o ph por volta de 7,5 e no lago tenho bem menos, não sei o que se terá passado, pois há 10 meses para cá nunca me tinha acontecido e não fiz nenhuma alteração ao "ambiente".

Agradeço comentários a este "Setup" e colocarei fotos em breve.

Um abraço a todos.

P.S. -> tenho uns patos de plastico no lago, é curioso que entre as 17h e as 18h, diariamente e não sei o pq de ser nesse periodo os inquilinos adoram empurrar os patos em grupo (2 ou 3 kinguios a fazer o pato andar às voltas lol), é lindo... :)

Editado por blacksun81
Publicado: (editado)

55 lts para 8 kinguios é muito pouco. Penso que mesmo só para um é pouco, mas alguém mais experiente o dirá.

Editado por local
Publicado:

55 lts para 8 kinguios é muito pouco. Penso que mesmo só para um é pouco, mas alguém mais experiente o dirá.

Ok, é deste tipo de comentários que preciso, pois ando a pensar em alargar o lago, fazendo um em lona, e gostava de saber qual a litragem ideal para esta quantidade, para que no futuro se sintam sempre bem. Pois já vi que crescem rápido.

Publicado:

55 litros para 8 kinguios?? Eu tenho 11000 litros e só tenho 9 kinguios. Dos quais agora tenho mais de 50 alevins em crescimento. Podes ver lá o meu lago no subforum de lagos.

Agora litragem ideal nao existe. Quanto maior poderes fazer melhor. Mas para 8 kinguios e terem bem espaço 500 litros chega mas como te disse tenta fazer o maior possivel. Colocas plantas e fazes esconderijos para eles se poderem esconder e os alevins se criarem se eles reproduzirem.

Para fazeres o filtro podes utilizar uma caixa daquelas de arrumação.

Fiz um desenho no paint para veres como deves fazer.

jtb5es.jpg

A agua vem do lago entra no filtro cai para a lã filtrante, cai para o carvao activo,depois para as bioballs e finalmente vai para o compartimento de onde sai por declive para o lago.

Qualquer coisa que precises fala comigo.

Abraço.

Mais que um hobby, uma vida <3

Ok, já deu para ver que os meus pequenotes vivem mal, tenho que meter mãos à obra e alargar a área.

Mesmo assim 11 mil litros para 9 ? não quereria dizer mil e cem ? Isso dará mais de mil litros por cada kinguio?

Obrigado pelo desenho do filtro. O que tenho tem as matérias filtrantes de cima para baixo, e não lateralmente,

tenho que alterar isso então. Só não estou a ver como fazer as divisórias nesse tipo de caixa...

Obrigado pela ajuda...

Editado por blacksun81
Publicado:

Não são mesmo 11000 litros. Porque inicialmente era para carpas mas agora ficou para kinguios e nao adicionei mais porque tenho mais de 50 alevins em crescimentos e se tudo correr bem vao viver todos pois ja tem todos um tamanho razoavel.

Tens aqui um video de como pode fazer o filtro na caixa de arrumação, depois usas a caixa que for necessária para o teu lago. Mas se fizeres um lago de 500 litros por exemplo fazes com uma caixa de 50 mais o Filtro UV e ja tens um resultado efeciente.

Abraço.

Grande dica, muito obrigado.

Existe também o video desse filtro em funcionamento que achei brutal.

PARTE 1

PARTE 2

Mãos à obra.

Editado por blacksun81
Publicado:

Sim eu sei que existe mas só coloquei a parte 1 porque chega para perceberes como funciona.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!