Siamensis acabado de morrer - Ajuda com a autópsia


sonicb00m

Recommended Posts

Siamensis morto

 

Boas.

 

Este acabou de morrer...

 

Aqua com 200l, estável há 2 anos, sem mortes a assinalar.

 

População: 1 escalar, 1 synodontis, 6 bótias, 3 corydoras, 3 coullys, 1 zebra

 

Há 4 meses deixei de fazer frequentemente as trocas de água semanais de 20 a 30%. Tem sido mais de mês a mês.

 

Esta semana morreu uma botia, sem sinais visiveis de doença, agora morreu este. Há 2 dias tinha aparecido esta massa branca nos opérculos, tinha alguns pontos brancos em cima, atrás da barbatana dorsal e, claro, respirava ofegante poisado no fundo.

 

Alguém sabe o que é a massa branca?

 

Obrigado.

 

Foto do peixe no meu facebook, link indicado acima. Espero que consigam ver.

 

Cumprimentos,

José Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar lamento a perda do peixe! Talvez seja algum parasita das guelras...

Convém adicionares mais dados, como por exemplo: testes, temperatura, introdução recente de algum peixe.

 

Faz uma boa TPA ao aquário. Se ao fazeres TPAs frequentes tudo corria bem e ao alterares o esquema de manutenção do aquário as coisas começam a correr mal, acho que é melhor voltares à rotina antiga.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Obrigado pela resposta.

 

O habitual era o aquário manter-se com PH=7 a 7,5, NH3=0 ; NO2=0, Kh = 60.

 

Com a falta de trocas, no dia em que o peixe morreu, a única diferença foi que o PH e o KH tinha caido.... Tinha o PH a 6.0 ou inferior e KH a 0 ou 10.

 

Claro que fiz logo uma troca de 60 litros, quase 1/3 do aqua, e que já comecei a adicionar lentamente bicarbotano para subir o Ph e o Kh...

 

Tenho perfeita noção de que a causa primeira foi a falta de trocas, no entanto queria perceber se realmente aquilo nos opérculos do bicho era algo que se possa espalhar pelos outros.

 

Curiosamente, abri os opérculos do peixe e as guelras estavam perfeitamente limpas e com um vermelho bem saudável. Aquela "ranhoca" estava pelo lado de fora dos opérculos, em ambos os lados do peixe, e no dia antes era perfeitamente visível dentro de água, parecia que estava a sair deles.

 

Alguém sabe dizer o que era aquilo?

 

O Siamensis foi uma pena, já tinha 2 anos e quase 10cm de comprimento, bem gordinho... Enfim.

 

Obrigado mais uma vez, se alguém souber identificar aquilo por favor diga.

 

José Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, tinha-me esquecido. Temperatura da água 29 graus, habitualmente é 27 mas no verão tem chegado todos os anos aos 32 graus.

 

Nada foi introduzido, o aqua tem os mesmos peixes há 2 anos, agora tem menos 2 porque 2 dias antes tinha morrido uma das bótias, sem qualquer sinal visível de doença.

 

O aquário era tão estavel que eu apenas fazia testes à água de 3 em 3 ou 4 em 4 meses, à confiança e sem nunca achar variações significativas.

 

Cumprimentos,

José Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais