Novo aquario de 90 L


JoséSoares

Recommended Posts

Antes demais boa noite a todos, este e o meu primeiro post!

Então e o seguinte, recentemente decidi comprar um novo aquario de 90 L pois tinha um de 50 L que ja me estava a dar alguns problemas. O Aquario que adquiri e um Aquadream 80 da aqualtantis traz um filtro biobox2 (acham uma boa compra?)!

Queria montar este aquario e queria saber a vossa opiniao de que plantas poderia colocar, que nao exigam muita manutençao, que tipo de areao e substracto(pensei no floredepot da sera,e bom?) e até quantos peixes poderia la colocar e que se deiam bem com as que ja tenho! eu no meu aquario de 50L tenho 1 camarao cereja(tinha 10 mas morreram repentinamente, em 4 dias, n sei pk!) tenho uma corydora branca, 2 femeas, 1 macho e 3 alevinos guppies, 1 macho e duas femeas(platy, o macho recentemente anda sempre escondido pelo aquario, o que acham que possa ser?) e mais 6 tetra neon. Plantas tenh um musgo de java(pequeno), 1 camboba verde (mas neo kero colocar no novo aquario pois larga muito "licho" e 2 plantas que penso serem "cryptocoryne" e a nivel de decoração tenh umas pedras e um "tronco"!

 

Já agora se me pudessem ajudar numa situaçao que me aconteceu anteriormente, por 2 vezes comprei 2 casais de molinesias balao, e ambos morreram em 2 dias, nao sei pk pois faço tpa nao todas as semanas mas de tres -tres usanto quer aquatan e toxivec quando faço estes...o ph está entre os 7-7.5!

 

Obrigado pela vossa atençao e aguardo as vossas opinioes!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José e bem-vindo!

 

Quanto ao aquário, foi uma boa compra. Na minha assinatura, podes ver um aquário igual que montei. Tens lá imensas dicas e fotos de como fui montando. Podes ver lá uma lista de plantas também acessíveis...

 

Só alguns reparos: não deves ter apenas uma corydora. São peixes de cardume e por isso devem ser mantidas em grupos de pelo menos 6. Quantos às mollys balão, elas são pouco resistentes. Elas na realidade são uma experiência do ser humano, através do cruzamento de espécies. Por causa da curvatura que têm, isso causa imensos problemas de saúde... Por isso não são aconselháveis comprar, para ver se as empresas param de fazer experiências com seres vivos... Aconselho-te também a leres o Manual de iniciação (também na minha assinatura) e a veres a minha resposta neste tópico que tem algumas dicas.

 

Espero ter sido útil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Crush, antes demais obrigado por teres deixado a tua opiniao!

 

Vou ter em conta o facto das corydoras que me falas.te neste novo aquario, e ler o tópico que enviast. Eu por acaso ja tinha tentado juntar mais a esta que tenho(tem sensivelemente 2anos) mas acabavam sempre por morrer n sei pk! Em relaçao aos camaroes, sabes pk razao podem ter morrido?

Gostaria de ver o aquario igual que montas.t mas como sou novo por aki nao sei como fazer :P se me pudesses dar algumas dicas agradecia! obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A todos os que ja leram o tópico obrigado, agradecia que deixassem a vossa opiniao sempre que possivel, pk estou para montar o aquario e agradecia toda a ajuda, pa nao cometer mais erros! xD

 

Obrigado, e conto convosco para me ajudar neste "hobby" que me deixa cada vez mais com o bichinho da aquarofilia!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes penso que fizes-te uma boa compra também tenho um, sinceramente a luz é fraca, ainda não arranjei solução para isso, sem ficar sem a tampa, para já ando com plantas que precisam de pouca luz. Eu pessoalmente odeio a biobox, que vem no aquário, ocupa muito espaço e sai cara a médio prazo, podes sempre trocar o carvão e meter cerâmicas, compra sacos de lã de vidro e troca, senão passas a vida a comprar caixas para a biobox.

A morte dos teus peixes pode vir de fazeres poucas tpa, e acumular muitos detritos no fundo e serem os peixes de fundo os primeiros a sofrerem o efeito.

 

Os peixes deve ser feito a gosto, neste momento ando apaixonado pelos narizes de bêbado espectacular peixe de cardume.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Crush, antes demais obrigado por teres deixado a tua opiniao!

 

Vou ter em conta o facto das corydoras que me falas.te neste novo aquario, e ler o tópico que enviast. Eu por acaso ja tinha tentado juntar mais a esta que tenho(tem sensivelemente 2anos) mas acabavam sempre por morrer n sei pk! Em relaçao aos camaroes, sabes pk razao podem ter morrido?

Gostaria de ver o aquario igual que montas.t mas como sou novo por aki nao sei como fazer :P se me pudesses dar algumas dicas agradecia! obrigado!

 

Por baixo dos posts que faço, aparece "[ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ]" é só clicares por cima de "Aquário de 100 litros" que vais ter ao meu tópico ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alvarenga e crush, antes demais obrigado por terem deixado o vosso comentario!

Como ambos têm um aquario como o meu vai ser uma grande ajuda as vossas opinões sobre este.

 

Alvarenga- hj finalmente xegou o aquario e ja tive a dar uma vista de olhos e ate gostei do que vi, parece mt bom=) so reparei num promenor, a entrada do filtro nao fica mt em baixo? e k parece k com o areao tenho medo que ele va para dentro do filtro. Secalhar ate foi so impresao porque ele inda ta dentro da caixa! Em relacao a luz em pedi ao vendedor pa mandr vir uma lampada que desenvolvesse as plantas e akilo vem com uma especie de reflector metalico o teu tbm veio?

 

Crush-ja consegui ver o teu aquario, esta mt fixe, vai me dar uma grande ajuda agora quando montar o meu! Olha que axas em relaçao ao filtro?

 

Aguardo as vossas respostas ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu confesso que não entendo bem as críticas que fazem às biobox...Dizem que se sujam muito...Mas sempre julguei que fosse esse o objectivo, limpar a porcaria dos aquários...Há quem prefira os que permanecem sempre limpos e eu pergunto-me "então para onde vai a porcaria do aquário?". Mas é uma opinião pessoal...É verdade que ocupa espaço e fica à vista e tal...Mas é bastante eficiente, a limpeza é muito fácil e o aquário fica limpinho...Esses são os principais princípios do filtro...E passado um tempo, quando o filtro ganhar algas e ficar esverdeado, até fica bonito...E como já disse imensas vezes, com uma cartolina preta atrás, mal se nota...

 

Quanto à entrada do filtro, não sei que tipo de areão vais pôr. Se for areia, pode ser um problema, se for areão mais grosso, aquilo não se mexe...Certifica-te é que a entrada fica desobstruída...

 

Quanto à parte metálica que veio com a lâmpada, é mesmo um reflector e serve exactamente para isso. Se pensares, numa lâmpada redonda, metade da lâmpada está virada para cima e por isso é um desperdício de luz que nunca chega a entrar no aquário. Com o reflector, essa luz que era desperdiçada, é agora utilizada...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu confesso que não entendo bem as críticas que fazem às biobox...Dizem que se sujam muito...Mas sempre julguei que fosse esse o objectivo, limpar a porcaria dos aquários...Há quem prefira os que permanecem sempre limpos e eu pergunto-me "então para onde vai a porcaria do aquário?". Mas é uma opinião pessoal...É verdade que ocupa espaço e fica à vista e tal...Mas é bastante eficiente, a limpeza é muito fácil e o aquário fica limpinho...Esses são os principais princípios do filtro...E passado um tempo, quando o filtro ganhar algas e ficar esverdeado, até fica bonito...E como já disse imensas vezes, com uma cartolina preta atrás, mal se nota...

 

O problema com as biobox é que ficam caras em termos de manutenção, tens de trocar 5 caixas dela pelo menos todos os meses, cerca de 15 Euros por mês fica a biobox, as bombas de origem raramente tem capacidade para os aquarios, tens de comprar outra bomba elas perdem muita força com os filtros usados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema com as biobox é que ficam caras em termos de manutenção, tens de trocar 5 caixas dela pelo menos todos os meses, cerca de 15 Euros por mês fica a biobox, as bombas de origem raramente tem capacidade para os aquarios, tens de comprar outra bomba elas perdem muita força com os filtros usados.

 

Confesso que em 14 meses, a única coisa que troquei de materiais foram as esponjas brancas...De resto, ficou tudo (embora esteja a pensar trocar agora o carvão). Os parâmetros da água sempre foram impecáveis, nem os nitratos sobem muito (mesmo quando esteve quase 3 meses sem TPAs e com algum (não exagerado) excesso de peixes). Um filtro bem tratado raramente dá chatices...

 

A troca de materiais filtrantes deve-se fazer regularmente (assim o aconselham e por isso não vou dizer para não o fazeres), mas nem a própria marca o manda trocar de mês a mês (a não ser a tal esponja branca) e os tempos não são iguais para todas as matérias filtrantes, chegando algumas a 6 meses. E todos nós sabemos que as marcas querem vender... Em 14 meses não se gastou um cêntimo (porque para a esponja branca a minha mãe arranjou uma resma de um material idêntico de borla) no filtro e ele está impecável e os peixes também :) (mas, como em tudo, claro que pode haver o factor sorte).

 

Já agora, quando se fizer a troca das matérias filtrantes, não deve ser tudo ao mesmo, deverá ser por fases e deve-se deixar as matérias novas misturadas com as velhas uns tempos, de forma a passar as bactérias de uns para os outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.aquariaan.nl/info/ADMFOLDERAMBIANCE2008.pdf



Aqui podem ver as especificações para o filtro
duração do branco 1 semana
duração do preto 1 mês(risco de matar todos os peixes)
duração do azul de 3 a 5 meses
Duração do azul mais fino 15 dias
duração do castanho 4 a 6 meses

Isto é aconselhado pela marca, mesmo que se duplique o tempo, ve quanto custa num ano a biobox, fica mais cara que um bom filtro externo. Editado por alvarenga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo sem perceber porquê, dado que nos filtros externos também é recomendável trocar as matérias filtrantes...Se duram mais (desconheço os tempos, confesso), então também se pode facilmente usar as matérias filtrantes dos filtros externos na biobox (basta partir as caixinhas, como eu fiz, para trocar as matérias por novas e meter o que quisermos lá dentro...). Ou seja, comparando com um externo, não vejo benefícios reais nesse aspecto. Mas se atendermos que a biobox normalmente vem já integrada nos kits (não se paga mais por isso), ao contrário dos externos (que para este tipo de aquário, uma da Eheim não custa menos de 50 euros e que ainda tens de comprar as matérias filtrantes...Honestamente, não acho que o lado económico seja a vantagem do externo para um interno...Nem a muito longo prazo...

 

A troca mensal do carvão faz-me muita confusão...Mas posso garantir que não é por não o trocares ao fim de um mês que os peixes morrem...Repito que o original do filtro está no aquário há 14 meses e mais de 90% dos peixes que entraram no aquário permanecem lá...Mas pode ter sido sorte...

 

E novamente relembro que não estou a recomendar a não troca das matérias filtrantes...Apenas digo que, na minha opinião, não é algo que deve levar as pessoas à loucura como as marcas recomendam...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alvarenga e crush agradeço as vossas opinioes, eu agora tbm vou ver como a biobox se comporta, eu por acaso pensei k nao requeresse tanta manutençao(troca de caixas) mas pronto, vou ver como e k ela se vai comportar com o tempo, se realmente vir k sao necessarias assim tantas trocas vou ter de restruturas a caixa ponto so siporax da sera e esponja filtrante, se vir k realmente e necessarias tantas trocas como o alvarenga diz, nao sei qual a vossa opiniao sobre esta soluçao k vos tou a dar....secalhar o melhor vai ser mesmo em caso de gastar mt € na manutençao comprar um filtro externo...algum de voces cria camaroes cereja? precisava da vossa ajuda, visto que sao os que mais colabaram comigo, neste nosso hobby comum! vou montar o aquario neste proximo fim de semana e espero postar aki umas fotos para receber as vossas opinioes;) keria vos pergntr, k tipo de areao axam k devia por para alem dos peixes comunitarios k tenho (guppies, tetra, plati) que se adeque bem ao camaroes? pensei usar pedra de basalto preto fazendo tipo uns "canterios laterais" para colocar a maior parte das flores e usar depois areao vulcanico (meio beje/ ou akele areao comum do rio de granulometria pequena voces devem conhecer....o que acham? k aconselham? estou um bocado a nora com que tipo de areao devo colocar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente ao carvão foi o que me explicaram em 2 lojas, que ele quando saturava libertava para a água o que tinha acumulado ao longo do tempo, fazendo o colapso do aquário, uma opção é trocar o carvão por cerâmicas. Eu sobre areão não percebo nada, acho que tem a ver um pouco com gosto, tenho um aqua com areão de rio escuro, atenção ao tamanho dele e as arestas para não magoar os peixes. E agora estou a montar um com areia de filtro e adoro ver a cor clara no aquário, mas isto já são gosto :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desconheço esse possível acontecimento do carvão...Vi sim que ele esgota-se e começa a tornar-se menos eficiente (como será óbvio). Se libertasse tanta toxicidade, neste momento já não haveria peixes no meu aquário lol. Mas como disse, faço limpeza do filtro, por isso também pode minimizar a coisa...

 

Quanto ao areão, desconheço que haja um areão mais indicado para os camarões...Penso que seja indiferente (desde que não seja colorido, não tenha arestas bicudas e seja tratado). Mas vê no subforum dos invertebrados, que eles conhecem melhor.

 

Camarões num comunitário...Bem, podes ter sorte ou não...Até um peixe perceber que pode ser um petisco, é na boa. A partir desse momento, são comidos rapidamente...Se for para os manteres, arranja muitos sítios onde se possam esconder...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.