Ajuda num aquario com cerca de 40 litros


CarlPower

Recommended Posts

Boas noites!

 

Sou uma principiante na aquariofilia, eu e o meu namorado já montamos dois aquários plantados, mas infelizmente os peixes estavam sempre a apanhar doenças, ate que desistimos (os meus peixes predilectos eram os guppies, mas pelo que me parece, estes eram os que traziam mais doenças, ate que me cansei deles). Neste momento e devido a um baixo orçamento, tenho um cubo que leva cerca de 40 litros com uma escalar fêmea (durante uns dois anos tive quatro escalares no aquario, mas desde que uma teve filhotes, eles começaram a atacarem-se uns aos outros, de maneira que tive de me livrar de 3 deles, não me livrei desta pois um dos outros cegou-a e, mesmo ha uns meses tentei refazer o aquario, mas os peixes continuaram a desaparecer, não com a doenças de que anteriormente morriam (antes ficavam sem barbatanas e esbranquiçados) mas agora pura e simplesmente desapareceram... Não sei se será a escalar a comê-los ou que se passará. Então tenho no aquario a escalar e apenas um "mikey".

 

Gostaria de refazer novamente o aquario, mas não sei que plantas colocar, tenho umas anúbias e outras que não sei o nome. O problema é que preciso de plantas que não necessitem de co2 nem de muita iluminação, pois a luz que tenho é de um aquario antigo e não apropriado para plantas... Será que me podem ajudar e dizer que tipo de plantas não requerem grande necessidade de iluminação? tambem nao uso fertilizante liquido, apenas o substrato jbl próprio para as plantas...

 

em termos de peixes gostaria de colocar Neocaridina denticulata, Corydoras pygmaeus, Crossocheilus siamensis, Otocinclus sp, Iriatherina werneri e Pseudomugil gertrudae. Que me dizem? Acho que teria era de me livrar da escalar que tenho... não sei, penso eu...

 

Gostaria imenso de fazer um aquario de 200l com estes peixes, mas de momento não posso...

Eu sei que para fazer um plantado tenho de ter co2 (realmente tenho uma botija mas ja esta vazia), luz apropriada e controlar constantemente os niveis da agua, nitratos, ph, nh3, nh4....... Mas de momento so posso fazer um aquario muito simples e por isso não sei os tipos de plntas que poderei pôr ou até se poderei pôr algumas.... E também nao sei que necessidades terão estes peixes....

 

Agradeço toda a ajuda possível... é que percebo muito pouco de fauna e flora para poder fazer um aquario deste tipo sem pôr em sofrimento os coitados dos peixes....

 

Mais uma vez obrigado pela atenção!

 

Patricia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite!

 

Desde já deixo aqui uma lista de plantas acessiveis ou denominadas de baixa manutenção:

Musgos

Feto de Java

Hygrophila polysperma

Rotala Rotundifolia sp. Green

Ceratophylum demersum

Bocapa monnieri

Hydrocotyle leucocephala

Cryptocoryne wendtii

Cryptocoryne Balansae

Najas guadalupensis

Anubias barteri

Anubias barteri 'marble'

Anubias barteri v. 'glabra'

Anubias nana

Anubias barteri v. 'coffeefolia'

Cryptocoryne retrospiralis

Cryptocoryne spiralis

Anubias barteri v. 'nana golden'

Anubias barteri v. 'nana narrow leaf'

Anubias barteri v. nana 'petite'

Cryptcoryne becketii

Pelia

Bacopa - Bacopa caroliniana

Bolbitis heudelotii

Ceratophyllum submersum

Cryptocoryne aponogetifolia

Lotus- Nymphaea pubescens

Vallisneria natans

Vallisneria americana

Vallisneria asiatica

Egeria Densa

Aegropila Cladophora

Eleocharis parvula

Marsilea hirsuta e quadrifolia

Lemna minor

Vallisneria spiralis 'Tiger'

Echinodorus bleheri

 

40 litros é um aquario muito pequeno para se colocarem escalares, isso é um peixe que no minimo dos minimos quer um aquario de 100litros. Há principios básicos que devem ser respeitados, tanto para uma estabilidade do aquario bem como para a dignidade e condição do peixe.

Eu aconselhava doares o escalar a quem ofereça melhores condições e optares por peixes mais adequados ao nano-aquario. Colocar um peixe de cada nação também é um procediemnto incorrecto, grande parte dos peixes são de cardume e é assim que se sentem bem.

Eu aconselhava colocares uns camaroes e um cardume de guppies,com isto já ficas com a lotação do aquario preenchida.

Os guppies apanham doenças porque se calhar compras os mesmos nas lojas, é muito frequente isso acontecer; por outro lado os valores do aquario também não devem ser os melhores.Apesar de se afirmar que os guppies são a especie mais fácil, a verdade é que facilmente morrem com doenças e afins. Experimenta compar a criadores aqui no forum, eu mesmo costumo oferecer guppies frequentemente.

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta!

Averdade é que realmente já não gosto dos guppies como gostava e quando vi estes peixes ( Iriatherina werneri e Pseudomugil gertrudae) fiquei apaixonada, não sei é que níveis de exigência têm, apenas o que ouvi dizer é que são ainda mais calmos que os guppies. O que me diz? Em relação à compra de peixes sempre comprei em lojas... não faço ideia de como o vendedor (no caso de compra na net) consegue manter os peixes vivos, pois suponho que estes venham também por correio... plantas sim já comprei, quanto aos peixes nunca o fiz por não perceber o processo de envio... Quanto a doar a escalar... não me importaria, dei os outros na loja onde a comprei e só nao a dei a ela por ser cega de um olho, e so os dei mesmo porque começaram a atacarem-se cada vez mais uns aos outros, apesar de terem crescido juntos. Vou ver se alguem aqui no forum quer ficar com ela, e assim que conseguir vou refazer o aquario. Se me puder esclarecer mais estas duvidas...

 

Obrigado

Patricia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:rolleyes: Quando nos deparamos com peixes novos ficamos logo com vontade de os levar, é normal.

Eu nunca vi á venda as duas especies que referiste (Iriatherina werneri,Pseudomugil gertrudae), mas ambas dão para colocar num nano. No entanto tens que optar por uma delas, a que mais se adapta ao teu nano é a Pseudomugil gertrudae. Colocas uns 8 exemplares, uns camarões e 5 limpa vidros, está optimo, ficas com a lotação esgotada.

Os guppies têm uma grande vantagem, consegue-se com esta especie obter uma renovação pois a sua reprodução é garantida, Igualmente para as platis. Com outros peixes já não é bem assim, muitos não se reproduzem em aquario e outros necessitam de condições ideais. Morrendo os peixes tens que voltar a comprar.

 

Para comprar peixes a utilizadores no forum convinha procurares aqueles da tua zona (normalmente aparece escrito), será uma troca em mãos...

Para os peixes que procuras não me parece que seja possivel, tem que ser mesmo numa loja. Agora guppies, platis, Discus, camarões, etc, dá perfeitamente para comprar a privados e ainda assim poupar uns trocos. Depois tens também pessoas que oferecem.

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

agradeço imenso a sua ajuda! Estes peixes de que falei encontrei um membro no aqui no forum que fez um aquario ha ja alguns anos e referiu estas espécies, no entanto pesquisei nas lojas online e são difíceis de encontrar. Quanto à quantidade de peixes e variedade que me disse para colocar no nano : 5 limpa vidros não é muito? e limpa fundos não serão também necessários? e os camarões poderão ser de uma espécie qualquer?

Estou muito indecisa pois adoro fazer criação, mas já vi que com estes peixes não será possível? É verdade que os camarões se reproduzem no musgo? e não há inconvenientes (caso se reproduzam) de ter camarões a mais?

Tenho, entre outros, outro aquario que leva cerca de 60litros, ao qual ligava o filtro fluval 205 que tenho, deveria ter uma melhor qualidade de água com este, será que neste aquario poderia colocar as duas espécies de peixes, os iritherina werneri e os pseudomugil gertrudae? ou aconselhava mesmo só uma espécie ou outro tipo de espécie? e quantos mais colocaria para ter a "equipa de limpeza" formada?

 

Agradeço mais uma vez o tempo que dispôs a esclarecer-me, muito obrigado.

Patrícia

Editado por CarlPower
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho que ser sincero, nunca vi essas especies á venda, e já frequentei lojas de distribuidores... Ainda assim isto não quer dizer nada.

5 limpa vidros não são muitos, eles gostam de estar em grupo, tal como os corydoras. o ideal seria ter as 2 especies, mas para isso ultrapassas a lotação.

Os camarões podem ser de uma especie qualquer, desde que tenhas condições. Mas digo-te já que os camaroes tendem a ser mais caros que os peixes, alguns bem mais caros. Os red cherry são os mais comuns e acessiveis. Se tiveres camarões a mais é bom sinal, podes fazer um arrozinho de gambas :naughty: Não há problema, e se chegar a uma situação em que sejam mesmo muitos (o que é dificil) podes sempre doar, tal como eu faço com os guppies e excedentes de podas.

Eles fazem criação mesmo sem musgo, mas eles sentem-se melhor assim, Se tiveres vegetação que permita esconderijos vais obter o mesmo efeito, tenho muitos e não tenho musgo.

Quanto maior o aquario melhor, mais fácil e estavel se torna. com 60 litros já dá para ter as 2 especies, embora não seja o ideal.

A equipa de limpeza não limpa nada, apenas come restos de comida no fundo, a limpeza tem que ser feita por nós e pelo filtro.. No entanto os limpa vidros gostam de limpar as folhas o que é bom. com o de 60 litros já podias ter as 2 especies, convinha era teres um bom filtro porque ficas já com o aquario lotado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Penso que fazes bem em não querer guppies. Esses peixes não têm grande interesse, são um bocadão para o feios, tornam um aquario feio, a sua reprodução não tem interesse.

 

Primeiro de tudo: Recomendava-te comprar um com pelo menos 60L. Isto não é tanga, eu tinha invertebrados em 40L e já cheguei a ter peixes nisso, e mesmo para invertebrados o aquário revelou-se mau. Se bem que eu tenho muitos invertebrados... logo estará ai a causa da minha insatisfação. Com um filtro de cascata as coisas melhoraram, mas continuei a notar falta de qualidade de água. Comprei um de 63L e fiquei satisfeito. Actualmente mantenho o aquario de 40L apenas para fazer crescer crias, tenho lá 23 crias de ciclideo limão, 1 cria de obliquidens zebra, 8 crias de afra e 10 marisa (genero caracol, para as limpezas). Sem qualquer baixa. Isto demonstra que para recem-nascidos, o aquário funciona. E, as marisas até já se reproduziram.

 

Se o teu interesse é a reprodução e como tens um aquario pequeno, o meu conselho é, SEM DUVIDA, virares-te para os ciclideos anões. Eu recomendaria kribensis ou o ciclideo anão da bolivia (ramirezi da Bolivia), o altispinosa. Que são os que conheço e sei como reproduzir. Os kribensis basta pores areia e fazer uma toca, os altispinosa basta por pedrinhas lisas no aquario, areia e de preferencia nao ter outros peixes ou peixes que não comam crias acabadas de nascer. Nos Altispinosa, a qualidade da água para reproduzir vai interessar muito, dai precisas de conhecimento de como manter a água estavel e ao mesmo tempo fazer trocas parciais de água. Mas recompensa, isto sim chama-se reproduzir peixes, vais ficar fascinada com o comportamento dos peixes.

 

reproduzir peixes de cardume, só para quem tem conhecimento e paciencia, não é algo magico como reproduzir ciclideos, apesar de dificil. Precisas de um aquario proprio de reprodução, berlindes, coisas assim.

 

Por ultimo, discordo de fazer um aquario de 40L um comunitario. Um aquario desse tamanho nao tem lotação possivel, pois não tem tamanho para tal. minimo para fazer disso um comunitario: 60L.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Quo

 

sempre gostei de guppies por causa das caudas e das suas cores vivas e quando os consegui reproduzir num aquario que tinha ha 2 anos (90l) fiquei fascinada, tinha mais de 40 alevins, mas tambem é uma especie, pelo menos no meu caso, que adoece muito ou que traz doenças (eu compro em lojas). Num futuro próximo comprarei um aquario p apenas ciclideos africanos sem ser plantado pois sei que eles sao muito agressivos e territoriais.

Neste momento devo optar mesmo pelo de 60l, realmente o de 40l parece-me pequeno demais e quero colocar um tronco lá dentro, para alem de que tenho um filtro externo e só tenho de comprar as materias filtrantes. Mas o meu aquario de 40l sempre funcionou bem! Ate teve escalares sem problemas..

 

Quanto aos ciclideos anoes de que falas, eles colocam ovos e guardam-nos na boca como os africanos? E mudas apenas os bebes para o aquario pequeno ou tambem a mae antes de os bebes nascerem? e o que queres dizer com berlindes?

 

Mas estes peixes tambem devem ser umpouco agresivos tal como os africanos nao? Provavelmente nao poderia colocar camaroes e limpa vidros no aquario? Já agora que outros peixes e flora devo ter para um aquario com estes peixes? Talvez para criação não poderei ter outros peixes? Sim, não??!!

 

Obrg

Patricia

Editado por CarlPower
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mantiveste escalares sem problemas. O que consideras sem problemas. Tenho muitas duvidas disso... Onde estão esses escalares? que lhes aconteceu? Escalares em 40L só se for para criação.

 

Que consideras funcionar bem? estas coisas de qualidade de água não são tão evidentes assim...

 

guppies com cores vivas? acho que precisas mesmo de conhecer outras espécies...

 

os anões que falo colocam ovos, e não poem na boca, usam duas estrategias diferentes. os kribensis são secretos, isto é, desovam numa toca e mantem-se na toca nos primeiros dias, até levar as crias a passear. Os altispinosa desovam em local aberto, os seus ovos facilmente ganham fungos, logo precisam de um sitio bem aberto. Ambas as espécies protegem as crias, levam a passear, etc etc, são comportamentos muito complexos e ia-me alongar.

 

Os berlinges é para que as crias caiam no fundo e não sejam comidas pelos adultos, pois os adultos não sao capazes de chegar as crias, graças aos berlindes. a maior parte dos peixes de cardume, ao contrario dos ciclideos, não mantem as crias, e sao mesmo capaz de comê-las.

 

respondo-te ao resto das questões mais logo... sem tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, não tenho muita experiencia com ciclideos não posso falar, a minha area sao os tetras, poeciclideos e Red Cherry´s.

Ainda assim só queria dizer que as doenças dos guppies não são assim tão más como fazes parecer. Isso só acontece se colocares sempre individuos novos contaminados, e isso pode acontecer em qualquer especie. Eu no inicio tive más experiencias com guppies de lojas ao ponto de morrer tudo, deixei de os comprar nas lojas e nunca mais tive qualquer problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos ciclideos anoes de que falas, eles colocam ovos e guardam-nos na boca como os africanos? E mudas apenas os bebes para o aquario pequeno ou tambem a mae antes de os bebes nascerem?

 

Mas estes peixes tambem devem ser umpouco agresivos tal como os africanos nao? Provavelmente nao poderia colocar camaroes e limpa vidros no aquario? Já agora que outros peixes e flora devo ter para um aquario com estes peixes? Talvez para criação não poderei ter outros peixes? Sim, não??!!

Nos kribensis é crucial manter quer o pai quer a mae no aquario, ambos têm importancia para que as suas crias tenham sucesso. é exigido ao macho defesa da toca e das suas redondeza, pelo que o macho pode ficar exausto. A femea cuida dos filhotes na toca. Logo nenhum se remove. Nos altispinosa é a mesma coisa, quer o macho quer a femea têm importancia, à femea é exigido mais tempo junto dos filhos, mas a função do casal vai ser algo semelhante, só a femea passará mais tempo junto com as crias, e o macho fica nas redondezas de guarda, ou substitui a femea quando esta precisa de descansar e se alimentar.

 

Nos ciclideos dos lagos africanos do vale do rift, a estratégia é inteiramente diferente, e foi desenvolvida com sucesso por estes peixes, e são mesmo um caso de estudo para a ciencia e para a evolução das espécies, não é por nada que quer o Lago Malawi e o Tanganyika são reservas aquáticas nacionais dos paises com que faz fronteira. No caso dos que desenvolveram a estratégia de incubação bocal só podemos confiar na fêmea. Ela chegará quase à exaustão para manter os filhos. O facto da femea manter os filhos sozinha, levou em termos de evoluação a que não existam laços de casal. Os machos apenas arranjam locais de desova e fazem danças para atrair a atenção das femeas, no final não querem saber de nada. Nos ciclideos do Tanganyika que por se tratar de um lago mais antigo, ha também o genero classico de ciclideos com um casal com elos fortes para manter e criar os filhos.

 

com ciclideos, e tratando-se de peixes inteligentes, adaptaveis e oportunistas, não é aconselhável manter camarões no aquário. Limpa-vidros são compatíveis assim como muitas espécies de peixes comunitários.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre comprei peixes em lojas e na minha zona não ha muita diversidade daí dizer que gostava dos guppies pelas suas cores, pois dentro do que existia na loja era o que mais me chamava a atençao.

Os escalares eram 4, todos sobreviveram até começaram a fazer postura, foi nessa altura que se começarm a atacar uns aos outros e tive que os dar. Agora tenho uma femea que nao consegui dar por ser cega e queria ver se arranjava um lar para ela pois encontra-se sozinha...

A experiência que tenho das reproduções que tive é totalmente diferente da que estas a falar, pois quer os guppies quer os escalares comiam as suas crias, tinha que ter muita paciência e cuidado , colocá los longe dos outros peixes se nao eram comidos.

Pelo que esto a perceber os kribensis poderiam ser uma opção para refazer entao o meu aquario de 60l, o facto de os progenitores guardarem os seus filhos é já um facto benéfico para quem quer ter criação e não ter de estar constantemente em stress a pensar quando nascem os bebes para os retirar do aquario para nao serem comidos.

 

A questao agora seria de como montar o aquario, ja tinha pensado em colocar troncos, agora sei que preciso de fazer alguns esconderijos, estava a pensar colocar plantas de baixa manutençao incluindo musgo, eles nao são agressivos ao ponto de comerem e arrancarem as plantas? em relaçao a quantidade de peixes devo colocar apenas um casal ou fazer um pequeno cardume como acontece com todas as especies, colocar 5 ou 6 deles? Sendo o objectivo a criação destes.

 

Obrig

Editado por CarlPower
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que os kribensis para criar é mesmo o que dá menos stress, eles tratam de tudo sozinhos, desde que des condições, precisam de uma boa toca, e um canto mais ou menos reservado para eles passearem as crias. Os kribensis não ligam às plantas. No maximo em aquarios de areia, sem a toca ideal, eles fazem covas para fazer a sua toca de desova.

 

penso que é uma boa ideia kribensis, é algo fascinante. Podem de inicio parecer peixitos menos interessantes ou coloridos, mas logo logo vão-te mostrar como estás enganada, adquirem cores e têm um comportamento fascinante. Foi com os kribensis que o hobby dos ciclideos começou.

 

nos kribensis deves ter um casal, macho e femea. Mais não é muito recomendado.

 

quanto às cores dos peixes, deves pensar que o que nem sempre reluz é ouro. Esse é um truque de vendas, é verdade. Por norma os peixes muito coloridos nas lojas são selecções criadas pelo homem que NUNCA vão igualar a beleza natural de um peixe. Estás mesmo a comprar gato por lebre! é o truque classico de vendas, as lojas têm que fazer isso, pois a maior parte dos compradores são pessoas desinformadas. é como a maça red delicious, que se apresenta nos supermercados muito vermelha e é na verdade das mais fracas em sabor. Mas muitos dos peixes menos interessantes, eram provavelmente muito mais interessantes e COLORIDOS, só que como são peixes naturais e com cores que variam conforme o humor não apresentam as cores nas lojas porque estão timidos e reprimidos, dias depois em casa, é que vez a beleza dos peixes. acontece isso com os ciclideos (que sao muito coloridos em casa, mas muito esbatidos nas lojas), e com os arco-iris, estes ultimos são, sem debate, os peixes de agua doce mais reluzentes. Também acontece o mesmo com os badis, enfim, os melhores nas lojas por norma não têm grande aspecto.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo assim vou entretanto começar a fazer um plantado, quer dizer meio plantado visto que não o vou encher de plantas, so algumas, não gosto de aquarios sem plantas.

 

depois do ciclo feito vou so comprar entao um casal e uns limpa livros, espero que depois criem e completem a lotação do aquario...

 

Quando começar o aquario, ainda deve demorar umas semanas, vou colocando fotos do mesmo.

 

Obrigado Quo pois o que realmente gostaria era de fazer criação e não sabia com que peixes fazer para alem dos guppies... E depois não conhecendo outro tipo de peixes nem saber que especies são compatíveis com quais é complicado... Obrigado por todas as explicaçoes!!!

 

Patricia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

para fazer os esconderijos para os kribensis posso colocar uns troncos e umas pedras de modo a fazer uns buracos onde eles s escondam ou ha algum material melhor que possa colocar¿ e q estive a tentar pesquisar no forum estes ciclideos e nao encontro nada. so falam maioritariamente de pistogramas e ramizeis.

 

patricia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tem que ser uma toca, toda vedada excepto a abertura. eu uso as proprias embalagens de comida de peixe... bem lavado e limpo... quanto mais longo e apertadinho melhor. o mal é segurar isso ao fundo, eu uso pedras, e meto as tocas enterradas na areia. Nas lojas Online existem tocas à venda. Muitas tocas são para loricarideos, mas dão para kribensis.

 

não uses coco, fica inestetico, nao é natural e não é o ideal.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Quo

 

utilizas mesmo aquelaas emblagens de plastico de cores vivas como tocas p os teus kribs?! Ja estive a ver as minhas e não podem ir a agua pois o fundo nao é de plastico, mas vi o frasco de aquatan de 250ml... Achas o tamanho bom? Tenho é que o esconder bem entre troncos e pedras p nao ficar inestético!

 

Estive também a pesquisar melhor os kribs e vi posts teus em que dizes que é mesmo desaconselhável colocar substrato fértil debaixo da areia branca pois eles escavam.... Andava a pensar um bocado nisso pois se colocasse uma boa quantidade de areia branca em cima do substrato talvez eles não conseguissem escavar ate ele, mas o problema é que as plantas ficam muito enterradas para terem as raízes bem assentes no substrato e provavelmente vai fazer com que elas morram por estarem tão enterradas ou ate as raizes não cheguem ao proprio substrato....

 

Dás me algum conselho?

 

Em relação aos peixes estava a pensar colocar entao um casal (também vi que aconselhas comprar em lojas separadas para que estes não sejam irmãos?!) e para além deles só mais uns 3 limpa vidros, ou o que devo colocar? Para 90l de agua... tendo em vista a reprodução...

 

Patricia

Editado por CarlPower
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, mantenho o que disse. Os ciclideos são capazes de fazer grandes covas e o substrato fertil não faz parte dos requisitos basicos de um aquario. Usas pastilhas proprias. A crystal red tem no seu site umas opções interessantes para fertilização, que duram meses e são um meio de enraizamento de plantas. http://www.crystalred.eu/categoria/22/190/fertilizantes-de-substrato/

 

Quanto aos 90 L podes ter mais opções e mais peixes. Como limpa-vidros recomendo-te ancistrus.

 

deves também colocar peixes de cardume, que por norma são tetras, arco-iris anões ou barbos e devem ser no minimo 5 exemplares. escolhes uma espécie. Os peixes de cardume são importantes não só para darem vida ao aquario, mas para dizer aos ciclideos que o aquário é seguro, não há predadores à espreita.

 

se usares tocas comerciais de ceramica é mais facil ficar nos conformes, o problema é o preço. as tocas de plastico são por norma brancas, removes o rotulo e o que resta da cola com agua quente, tens que evitar contaminar o aquario.

 

 

quase tudo ja foi escrito e basta ler o que se escreve e verificar que o que se escreveu é válido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que me dizes destas pastilhas? http://www.wate-r-evolution.com/shop/para-a-raiz/248-seachem-flourish-tabs.html

é que como estou a fazer uma encomenda da waterevolution mando vir de la, mas ele não têm as da crystal red, estavas a falar destas? http://www.crystalred.eu/produto/353/fertilizantes-de-longa-duracao-10-un/

 

Eu sei que o preço é totalmente diferente, mas se não me engano a seachem é das melhores marcas. O que me dizes quando se compara a composição de cada pastilha? quais comprarias?

 

Desculpa! e obrig

Patricia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

porque não os dois tipos, eu tenho dos dois tipos. A seachem tem mesmo bons produtos, não é treta juvenil como se ve muito por cá em relação à Eheim, mas essas pastilhas são normais...

 

compraria as duas coisas... como uso areia, inclinaria-me para o produto da Crystal red, pois ajuda as raizes e dura muito tempo.Se vais por um substrato que dá para fixar raizes, entao antes vale ir pela seachem.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não me está apetecer colocar substrato e passado algum tempo refazer o aquario caso os peixes cheguem a essa camada e sujem a agua toda e por aí adiante. vou entao so colocar areia, até a vou buscar a praia, lava la bem e fazer os testes, disseram me que poderia usar a areia da praia mas estou apreensiva e vou fervê la bem e colocar uns dias com mudanças de água e depois faço os testes para ver se altera a qualidade da água, não sei o que vai sair deste resultado...

 

Já escolhi plantas com baixa a media dificuldade para não usar co2 e luzes mais fortes, apesar de ter aqui o equipamento todo aqui...

 

thanks

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho em um aquario ou dois aquarios areia fina de praia, mas não daquela que compacta como uma massa... são aquarios onde não tenho plantas e necessito de pH alto e calcio. Noutro caso existem areias nas lojas à venda bastante apelativas, uso areia fina de silica nos meus aquarios de 1 metro onde tenho plantas, ciclideos e peixes de fundo. Contudo, ao contrario do que muitas vezes se diz... não é de todo um procedimento errado ou invalido colocar areia de praia.

 

escolhe plantas robustas, aconselho todo o tipo de anubias, valisnerias, bacopas, varias espécies de hygrophilas, podes ir para plantas de tapete como sagitaria anã. não recomendo feto africano e feto de java, que sao vulgarmente recomendados. e plantas demasiado exigentes, não é sustentavel a longo prazo em termos economicos e dão demasiado trabalho.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao colocar peixes de cardume,os tetras, arco-iris anões ou barbos bem como os ancistrus, não corro o risco de quando os kribs terem as suas crias estas serem comidas pelos outros peixes que coloque?

 

Outra questao estes peixes come o mesmo tipo de comida que escalares e neons? eu dava Sera Vipan, ja li que convem dar ovos de artemia sem casca, o que é isso? Apenas começo os ovos de artemia da sera que vêm em saquetas e que se coloca em agua e numa especie de caixa redonda que comprei p o efeito e passado um dia nascem artémias, era o que eu dava aos meus alevins escalares... é isso que se dá também como comida viva aos kribs?

 

Ainda ando a pesquisar as tocas... vou tentar fazer uma com pedras, não sei s vou ter sucesso, Quo como falaste que usavas as caixas de comida e como não tenho nada em condiçoes lembrei-me de um frasco de vidro transparente com 5 cm de diâmetro e 12 de comprimento... depois cubro-o com rochas ou plantas algo assim.. Que dizes?

Editado por CarlPower
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao colocar peixes de cardume,os tetras, arco-iris anões ou barbos bem como os ancistrus, não corro o risco de quando os kribs terem as suas crias estas serem comidas pelos outros peixes que coloque?

Em principio, não. Se bem que vai depender da experiencia e maturidade dos pais. Os meus, na primeira vez que criaram apenas 8 se salvaram (uma taxa de sucesso cerca de 30%), na segunda vez em que não intervi nada, nenhuma se salvou (penso que devido ao comportamento dos proprios pais, tiveram uma zanga de casal. lol) e na terceira tentativa, a taxa de sucesso deve ter sido de 100%, tem sido o cabo dos diabos despachar peixes... ainda tenho muitos, e desde que lhes tirei os filhos estão a criar novamente, já os tenho desde 2009. Eles vão adquirindo experiencia. Mas estas taxas de sucesso não dependem dos peixes de cardume, por norma, mas apenas do comportamento dos pais e das condições oferecidas pelo aquário. Aquario maturado, TPAs em dia, alimentação (algas disponiveis ou comida de alevim).

 

Os outros peixes nem tentam se aproximar :) e os que tentarem levam nas trombas. deves contudo ter uma zona perto da toca, mais ou menos reservada, isto é pedras levantadas, troncos ou plantas. Isto permitirá que os pais ao passear os filhos sintam que não há perigo. O que é bom para aumentar a taxa de sucesso das crias, pois assim podem comer algas à vontade. De outro modo, os pais podem ter medo de levar os filhos a passear. Os pais a passear os filhos é o que este peixe tem de mais fascinante.

 

Deves comprar comida de alevim, que vende nas lojas. Isto quando tiveres criação... dás 3 dias depois.

 

Outra questao estes peixes come o mesmo tipo de comida que escalares e neons? eu dava Sera Vipan, ja li que convem dar ovos de artemia sem casca, o que é isso? Apenas começo os ovos de artemia da sera que vêm em saquetas e que se coloca em agua e numa especie de caixa redonda que comprei p o efeito e passado um dia nascem artémias, era o que eu dava aos meus alevins escalares... é isso que se dá também como comida viva aos kribs?

sim. Dá. A artemia é optima para as crias. Não des apenas um tipo de comida, dá vários! uma ervilha ocasional fervida e espremida antes de deitar à agua também é bom e recomendável para todas as espécies de ciclideos. entre outras coisas. os kribensis são peixes de fundo, deves comprar comida que caia ao fundo. são também ciclideos omnivoros. Mas isto é um peixe que não há stresses quanto a comida, funcionam mais ou menos como as corys, comendo os restos que caiem na areia.

 

Ainda ando a pesquisar as tocas... vou tentar fazer uma com pedras, não sei s vou ter sucesso, Quo como falaste que usavas as caixas de comida e como não tenho nada em condiçoes lembrei-me de um frasco de vidro transparente com 5 cm de diâmetro e 12 de comprimento... depois cubro-o com rochas ou plantas algo assim.. Que dizes?

uma excelente ideia, se calhar muito melhor que usar plastico. :)

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.