Novo aquário de 120litros


Soulless

Recommended Posts

Boas tardes :thumbup3:

 

Após uns 10 anos de paragem tenho andado ás compras para montar um novo aquário. Tendo já quase tudo o que preciso (penso eu), decidi abrir um tópico para ir pondo o material, tirar algumas dúvidas que possam surgir e ir mostrando o desenvolvimento do mesmo :smile2:

A minha namorada nunca tinha tido contacto com o mundo dos peixinhos, e revelou-se uma grande interessada no assunto :wink:

 

Ora então o material que já tenho é o seguinte:

 

Aquário:

-Aquapor 120L com 100x40x30cm

Reflector:

-Starpor 30W 100cm -> foi-lhe adicionado um reflector DIY de fita de alumínio para exaustores para compensar a falta de output luminoso da lâmpada.

Filtro:

-Elite Jet-Flo 150

-Elite Jet-Flo 50

Termostato:

-Elite Submersible Pre-Set Heater - 100 W

 

Decoração:

-Estava a pensar em plantas (no início de fácil manutenção) e um ramo de videira (ainda vai ser tratado conforme encontrei num dos tópicos do fórum).

-Levou uma raiz comprada numa loja de animais que me foi oferecida pela namorada. :dance:

 

Químicos e Fertilizantes:

-Nutrafin Aqua Plus

-Nutrafin Cycle

-Nutrafin Test Kit - pH Wide Range

-Nutrafin pH Adust Up e pH Adjust Down

-Nutrafin Plant Gro enriquecido em Ferro

-Nutrafin Plant Gro Fertilizante em stick

-Nutrafin Test Kit - Nitrite

 

-Areão vulcânico 10Kg e um fundo preto.

 

Fauna:

-Guppys -> Após uma semana a morrerem fêmeas 1 a 1 (eram 7 e todas da mesma loja), lá estabilizou a mortandade e os outros que foram comprados ao mesmo tempo noutros locais estão de boa saúde. São vários machos para 2 fêmeas reprodutoras. Estamos a contar com as ninhadas para aumentar a quantidade de fêmeas... as fêmeas são óptimas reprodutoras, e estão a parir as duas sensivelmente no mesmo dia (pelo que juntamos as crias todas na mesma maternidade quando nascem), e temos já dois grupos de alevinos, um com quase 2 meses já no aqua com os pais, e outro com 3 semanitas na maternidade; e estamos à espera de mais dois partos para a semana que vem.

-Corydoras -> 1 casal (não foi propositado, eram os 2 pequeninos quando vieram para a casa nova)

-Otocinclus -> 1 cinza e 1 vermelho

-Plecostomus -> 1 cinza escuro e 1 vermelho

-Platydora costatus -> 1

-Pomacea bridgesi -> 1, aparentemente fêmea e comprada grávida, acabou de fazer um ninho enorme no topo do aqua :yahoo:

 

Flora:

-Cabombas

-Anubias

-Outras 2 plantas que não me lembro do nome :oops:

 

Esta semana espero já ter algumas fotos. banana rock

 

Agradeço desde já a ajuda, críticas e sugestões que possam vir a apresentar :thumbup3:

 

EDIT: Bom, após algum tempo desaparecido do fórum (trabalhos seguido da época de exames) o aqua não parou e está a andar bem... Para simplificar as alterações/adições estão em sublinhado, o que foi retirado está rasurado. :character0050:

Editado por Soulless
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Boas,

 

assim olhando só para a "ficha técnica" tenho a dizer que a filtração é insuficiente e como tu próprio já disseste a luz também :) as cabombas são plantas um tanto ao quanto sensíveis e se não tiveres luz suficiente elas nem sequer abrem e dão aquele efeito espectacular e se a filtração nao for suficiente o lixo vai depositar todo nas folhas delas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas, após 1h a tentar editar o tópico e a não conseguir (usei a procura e encontrei um tópico sobre a edição e em como tinha que criar uma nova thread) bang cá vai o update do setup:

 

Aquário:

-Aquapor 120L com 100x40x30cm

 

Reflector:

-Starpor 30W 100cm -> foi-lhe adicionado um reflector DIY de fita de alumínio para exaustores para compensar a falta de output luminoso da lâmpada. Vai ficar provavelmente T5 L8 45W quando acabar o tempo útil desta lâmpada

-Calha t5 14W -> encontrei em promoção no LIDL há uns tempos e desenrrasca.

 

Filtro:

-Elite Jet-Flo 150

-Elite Jet-Flo 50

 

Termostato:

-EHEIM Jäger - 125 W

 

Decoração:

-Raíz

-Areão vulcânico 10Kg e um fundo preto.

 

Químicos e Fertilizantes:

-Nutrafin Aqua Plus / Aquapex Aquastart

-Nutrafin Cycle / Aquapex Biostart

-Nutrafin Test Kit - pH Wide Range

-Nutrafin Plant Gro enriquecido em Ferro / Aquapex Flora Green

-Nutrafin Plant Gro Fertilizante em stick

-Nutrafin Test Kit - Nitrite

 

Fauna:

-Guppys

-Corydoras -> 2 casais

-Platidora armatulus -> 1

-Tylomelania sp. -> 5

 

Flora:

-Cabombas

-Anubias

-Outra planta que não sei o nome

 

Obervações:

-O que me foi vendido por ottocinclus acabou por ser um SAE e os 2 plecos estão enormes como seria de esperar. Como estavam grandes e derretiam a vegetação toda (por onde passavam ficava tudo desenterrado, acabei por comprar um outro aquário só para estes 3 peixinhos).

-Espero conseguir agora manter um plantado em condições e apostar numas novas plantas (co2 diy a caminho).

-Ando a ponderar uns camarões mas ando com dúvidas acerca da compatibilidade destes com o Platidora...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.