Recommended Posts

Publicado

Boas a todos os membros deste forum.

Aproveito para me apresentar,sou o JJ.Novo e gostaria de partilhar com a malta algumas ideias sobre o meu futuro aquario.

Tenho ja alguma escolhas feitas,por esse motivo resolvi abrir este topico para partilhar convosco.

Em relação a medidas,o aquario tera 150cm=70cm=70cm,pretendo retirar aos 70cm de largura 15cm com um sexto vidro em preto.

Estes 15cm servirão para a zona de filtragem,com os dividos salta muros onde ficarão as materias filtrantes.

Pretendo utilizar 2 bombas de circulação eheim compact 2000l h

Termostato,aqui fica uma duvida 300w chegara?

Calha de iluminação,tera 2 lampadas HQI 150w mais 2=80wt5

substrato, fertil e um inerte,isto para poder plantar,de inicio umas plantas não muito exigentes,mas apos alguma experiencia logo verei flora poderei ter.Algumas raizes ou troncos.

Quanto a fauna,sem a minima duvida que vou optar por discos.

Equipa de limpeza...ainda em estudo

Aguardo as vossos comentarios.

Abraço a todos

Aqui fica uma foto do que pretendo em termos de filtragem.

aquario2g.jpg

unledlr.jpg

Publicado:

Bom dia.

A minha dúvida, é se os 15 cm de largura que vais retirar serão suficientes? Isto porque vais colocar a filtragem, e a manutenção da mesma a tua mão cabe bem em cada divisão que vais criar? Já agora vais aproveitar e colocar o termostato escondido ai atrás?

estive a fazer cálculos e assim por alto terás uns 570l brutos (isto se não me enganei), com este valor necessitaras de um termostato de 500W ou ai próximo.

Na iluminação não te posso dizer nada, não é o meu forte.

Boa aquariofilia

Ricardo José

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Publicado:

Boas,

o volume bruto ronda os 700 litros, dependendo das condições um só termoestato fica curto, depois de substrato, calhaus e troncos colocados menos alguma água que falte a sump vai para cerca de 600lits, acho melhor dois termo de 300w um a cada extremidade , para que no inverno não tenha dificuldade em manter as temperaturas que os discus gostam.

iluminação penso que para plantas pouco exigentes chega, mas se quiser futuramente aventurar-se em algo mais, a altura da coluna de agua podera ser um entrave tornando a iluminação curta,

pessoalmente não gosto muito da solução da sump, preferindo um par de filtros externos, mas cerca de 100litros de materias filtrantes é um argomento de peso ao qual desde já me rendo ainda mais tendo em conta que é para discus para discus,

e esta foi a minha umilde opinião,

cumprimentos

Publicado:

Bom dia.

A minha dúvida, é se os 15 cm de largura que vais retirar serão suficientes? Isto porque vais colocar a filtragem, e a manutenção da mesma a tua mão cabe bem em cada divisão que vais criar? Já agora vais aproveitar e colocar o termostato escondido ai atrás?

estive a fazer cálculos e assim por alto terás uns 570l brutos (isto se não me enganei), com este valor necessitaras de um termostato de 500W ou ai próximo.

Na iluminação não te posso dizer nada, não é o meu forte.

Boas Ricardo desde ja meu muito obrigado por teres vindo dar a tua opinião.

Quanto a medida dos 15cm,podera ser alterada para 20cm isto se eu vir necessidade,ainda fico com 50cm dentro do aquario para os peixes nadar.

Em relação ao termostato,visto que ja tenho um de 300w o melhor mesmo e comprar outro para ficar no lugar oposto.Sim vai ficar na parte da filtragem tanto os termostatos como as respectivas bombas.

Abraço

Publicado:

Boas,

o volume bruto ronda os 700 litros, dependendo das condições um só termoestato fica curto, depois de substrato, calhaus e troncos colocados menos alguma água que falte a sump vai para cerca de 600lits, acho melhor dois termo de 300w um a cada extremidade , para que no inverno não tenha dificuldade em manter as temperaturas que os discus gostam.

iluminação penso que para plantas pouco exigentes chega, mas se quiser futuramente aventurar-se em algo mais, a altura da coluna de agua podera ser um entrave tornando a iluminação curta,

pessoalmente não gosto muito da solução da sump, preferindo um par de filtros externos, mas cerca de 100litros de materias filtrantes é um argomento de peso ao qual desde já me rendo ainda mais tendo em conta que é para discus para discus,

e esta foi a minha umilde opinião,

cumprimentos

Boas,tens toda a razão em relação aos termostatos,o melhor mesmo e comprar mais 1 visto que ja tenho 1 de 300w.

A sump foi uma coisa pensada isto porque não iria ser facil conseguir uma boa filtragem optando por filtros externos.

A iluminação,vou ter que ver isso melhor....ja agora na tua opinião e ja pensando no futuro qual seria o melhor?

Abraço

Publicado:

Boas,

neste momento dispoem de 460W de iluminação, o recomendado para voos mais altos é no minimo uma relação de 1W/l, no seu caso seria melhor um pouco mais, deixando ao seu criterio se seria mais uma HQI e um par de T5 ou se seria só um X numero de lampadas até prefazer os mesmos Watts que o volume total do conjunto.

Quanto a 15cm serem entrave não vejo assim, a meu ver o maior entrave é a altura da mesma e a distânçia á parte traseira do aqua ou seja a menos que tenha um braço com 1,40 metros vai ter que molhar os pés se um dia quiser chegar ao fundo da sump, corrija-me sff caso esteja errado.

Cumprimentos

Publicado:

Boas,

neste momento dispoem de 460W de iluminação, o recomendado para voos mais altos é no minimo uma relação de 1W/l, no seu caso seria melhor um pouco mais, deixando ao seu criterio se seria mais uma HQI e um par de T5 ou se seria só um X numero de lampadas até prefazer os mesmos Watts que o volume total do conjunto.

Quanto a 15cm serem entrave não vejo assim, a meu ver o maior entrave é a altura da mesma e a distânçia á parte traseira do aqua ou seja a menos que tenha um braço com 1,40 metros vai ter que molhar os pés se um dia quiser chegar ao fundo da sump, corrija-me sff caso esteja errado.

Cumprimentos

Sabuguense,obrigado quanto a iluminação,acho mesmo que vou optar por mais umas lampadas T5,isto porque HQI custa na conta da luz.

Quanto a eu precisar de um braço de 1,40 metros,não não vai ser necessario

Explico porque,o aquario vai ficar numa parede livre nas partes laterais o que ja facilita,mas o mais importante e que não vai muito alto,o movel sera mais ou menos por altura do joelho,dai eu ter optado pelos 70cm de altura no aquario.

Pretendo com isto ter aquario a um nivel razoavel para o poder tratar e ver quando estiver sentado na sala.

Abraço

Publicado:

Boas,

obrigado pela explicação, não estava mesmo a ver como iria fazer isso se tivesse uma altura mais normal.

Cumprimentos

Publicado: (editado)

Boas,

obrigado pela explicação, não estava mesmo a ver como iria fazer isso se tivesse uma altura mais normal.

Cumprimentos

Acho que desta forma fica bonito na sala.

Eu pessoalmente não gosto de ver um aquario em cima de um movel muito alto.

Abraço

Editado por JJNovo
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!