cripton26 Publicado Maio 25, 2011 Publicado Maio 25, 2011 Olá pessoal. Estou com excesso de fósforo na água. Ponho água de garrafão no aquário o que posso fazer para baixar os elevados teores de fósforo? É que me começam a aparecer manchas acastanhadas no aquário e não sei como controlar. Ajudem-se sff Cumprimentos. Citar
Geada Publicado: Maio 25, 2011 Publicado: Maio 25, 2011 Olá pessoal. Estou com excesso de fósforo na água. Ponho água de garrafão no aquário o que posso fazer para baixar os elevados teores de fósforo? É que me começam a aparecer manchas acastanhadas no aquário e não sei como controlar. Ajudem-se sff Cumprimentos. Água da torneira, agua do garrafão são muito ricas em minerais e tem mais adições de quimicos para ficar cristalina do que a da torneira. Citar
barman_dani Publicado: Maio 25, 2011 Publicado: Maio 25, 2011 Boas Primeiro testas a agua de garrafão depois a agua da torneira, caso ambas tenham niveis altos de po4 ai tens de apostar em resinas para remover o po4 ou procurar outra alternativa em termos de agua engarrafada. Caso a agua não acuse niveis altos de po4, ai o problema certamente reside na alimentação que dás aos peixes, certos granulados, comidas congeladas ou flocos são altamente ricos em fosforo o que poderá estár a fazer subir os niveis de po4. Se o problema não estiver na agua é somente fazer muitas tpas de 20% a 30%, evita fazer tpas superiores a 50% por forma a evitar choques térmicos ou alterações significativas da quimica da aqua que podem prejudicar a fauna do aquario. Cumprimentos Dani Citar
cripton26 Publicado: Maio 25, 2011 Autor Publicado: Maio 25, 2011 Olá Obrigado pelos comentários. Vou fazer a analise a ambas as águas (torneira e garrafão) e ver. A comida que dou aos meus peixes é Nutrafin Max também pode ser disso. Relativamente às TPA's, no Aquaplante disseram-me que era um erro trocar 20% da água todas as semanas (e até perguntaram-me se tinha lido isso aqui no fórum). Aconselharam-me a fazer 1 por mês apenas. Que conselho deverei seguir? Cumprimentos. Citar
cripton26 Publicado: Maio 25, 2011 Autor Publicado: Maio 25, 2011 Olá Obrigado pelos comentários. Vou fazer a analise a ambas as águas (torneira e garrafão) e ver. A comida que dou aos meus peixes é Nutrafin Max também pode ser disso. Relativamente às TPA's, no Aquaplante disseram-me que era um erro trocar 20% da água todas as semanas (e até perguntaram-me se tinha lido isso aqui no fórum). Aconselharam-me a fazer 1 por mês apenas. Que conselho deverei seguir? Cumprimentos. Citar
barman_dani Publicado: Maio 26, 2011 Publicado: Maio 26, 2011 Boas Eu nem sei se hei-de rir ou chorar com o que supostamente a aquaplante te disse, mas essa personagem deve perceber tanto de aquariofilia como eu de mecanica... As TPAs visam corrigir a quimica da agua e assegurar a boa qualidade da agua, no sentido de que se existir um excesso de por exemplo po4 (que é o teu caso), no3, amonia, ferro possas corrigir a altas concentraçãoes dos mesmos atraves das TPAs. Outro factor importante da TPA é salvaguardar que a agua não fica demasiado dura, isto porque a agua do aquario normalmente evapora, e com a evaporação a concentração de sais aumenta se não houver renovação da agua ou seja retirada de agua com niveis altos de sais e reposição de agua com niveis baixos de sais por forma a diluir a concentração já existente no aquario a agua fica cada vez mais dura. Na verdade um aquario pode ficar um mês inteiro sem um unica tpa ou até mais, mas isso também pode acarretar consequências como já explicado. O objectivo de tpas pequenas e todas as semanas visa reduzir o risco e concentração altas do factor x ou y e atenuar o choque que poderá ser provocado pela TPA tanto a nivel de temperatura como da própria quimica da agua. Nos meus aquarios tenho de tudo um pouco aquarios que faço TPAS todas as semanas ou até mesmo mais frequentes no caso do aquario dos discus, visto que tem tendência a gerar maiores concentrações quimicas nocivas para os peixes e tenho aquarios que por serem low-tech, altamente plantados e com pouca fauna em que somente faço TPAs de 2 em 2 semanas ou mesmo de 3 em 3 semanas, mas para isso há que ter conhecimento e aprendizagem da quimica própria de cada aquario... Em suma no teu caso e devido as altas concetrações de po4 recomendo TPAs de 20% todas as semanas ou até mais curtas até teres a situação controlada, depois é aprendendo e analisando a quimica da agua até descobrires o equilibrio e determinares a % e a frequencia de TPAs que o teu aquario necessita por forma a manter niveis quimicos saudaveis para a fauna e flora do teu aquario. Cumprimentos Citar
cripton26 Publicado: Maio 26, 2011 Autor Publicado: Maio 26, 2011 Muito obrigado! Farei isso que me aconselhaste. Relativamente a água da torneira e do garrafão têm valores idênticos de fosfatos. Cumprimentos e obrigado mais uma vez. Citar
Recommended Posts