Montando o Habitat.


Recommended Posts

Boa noite pessoal.

 

Sou praticamente um iniciante neste tipo de criação.

 

Sábado (21.05.2011) : montei o aquário com as seguintes medidas (110 x 33 x 35) = 127,05 Lts - 3,00 Lts (Pedras + Filtros + Tronco) = 124 Litros d'água.

OBS.: Já descontei a área que o substrato ocupa no aquário.

No meu aquário, tem 3 Filtros: Um esterno (Mochila), um interno e mais um biológico. Pergunto: Posso deixar os três, ou não precisa disso tudo ?

 

O substrato é de cascalho (pedras brancas).

 

O aquário tem:

Duas pedras, um tronco, e plantas naturais (infelizmente não sei o nome científico delas. Depois mando fotos para mostrar as que plantei no aquário).

Uma Lâmpada de 30W (AquaTech, cor "Rosa"). Deixo a lâmpada Ligada das 12:00 as 18:30.

 

Obs.: O aquário pega sol das 07:00 as 08:20. Coloquei numa posição para as plantas pegassem sol pela manhã.

 

Coloquei cinco peixes (Barbos Ouros) de 3cm cada para fazer o clico de Azoto.

 

Para a ambientalização utilizei:

1. TetraAqua - Aquasafe, para eliminar o cloro.

2. Tetra AquaPlant "Flora Pride", para fazer a fertilização nas plantas.

3. Labcon - AltiAlgas, para eliminar as algas que tem em algumas plantas.

4. Testei o pH e este está 7.2 (antes estava 7,6. Utilizei o labcon Acid para diminuir o pH).

Quando puder vou fazer o teste do NH3/NH4 e NO3.

 

Quando completar 4 semanas, pretendo colocar os seguintes peixes (Pesso desculpas, mas ainda não sei o nome científico das espécies):

1. 05 Bargos ouros de 3cm = 3Lt * 5 = Totalizando 15 Litros d'água.

2. 05 Paulistinhas de 3cm = 3Lt * 5 = Totalizando 15 Litros d'água.

3. 05 Neons de 2,5cm = 2,5 * 5 = Totalizando 12,5 Litros d'água.

4. 04 Acaras Disco de 10cm = 10 * 4 = totalizando 40 Litros d'água.

5. 04 Acaras Bandeiras de 10cm = 10 * 4 = Totalizando 40 Litros d'água.

 

Então o aquário precisa de 123 Litros d'água para comportar todos os peixes.

 

OBS.: Posso colocar estes peixes no mesmo aquário ?

 

Aguardo a opinião de vocês (Me enviando o que fiz de correto e de errado).

 

Bom, por enquanto é tudo que tenho a dizer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

 

No meu aquário, tem 3 Filtros: Um esterno (Mochila), um interno e mais um biológico. Pergunto: Posso deixar os três, ou não precisa disso tudo ?

 

O externo não pode ser biológico? (já agora o que é para ti o teu filtro biológico??? )

 

 

 

O interno não deves precisar, só se os outros forem muito maus o que duvido.

 

 

Sobre os peixes, acho que os barbos e os paulistinhas (zebras) são rápidos demais para os discus e podem os stressar. No teu caso colocaria mais quantidade de neons e retiraria essas espécies.

 

Deves refazer as contas aos litros por peixe (isso não é regra mas uma ideia), só os discus em adultos precisam em média de 50 litros para cada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Hugo R. Silva...

 

 

O externo não pode ser biológico? (já agora o que é para ti o teu filtro biológico??? )

 

O interno não deves precisar, só se os outros forem muito maus o que duvido.

 

Esclarecendo melhor:

Tenho 3 "três" filtros no meu aquário:

 

1. Externo "Caixa"

2. Interno Motorizado "Mochila"

3. Interno Fundo "Placa"

 

Já andei procurando neste Fórum, mas eu ainda não consegui discernir o grau de qualidade entre eles !

 

Pergunto: Posso só retirar o Motorizado "Mochila" e deixar os outros dois ?

 

 

Sobre os peixes, acho que os barbos e os paulistinhas (zebras) são rápidos demais para os discus e podem os stressar. No teu caso colocaria mais quantidade de neons e retiraria essas espécies.

 

Deves refazer as contas aos litros por peixe (isso não é regra mas uma ideia), só os discus em adultos precisam em média de 50 litros para cada.

 

Vou descartar os Paulistinhas e os Barbos Ouros, ficando com os: Neons, Acarás Discos e Bandeiras !

 

Refazendo os cálculos:

 

1. 08 Neons de 3cm = 3 * 8 = Totalizando 24 Litros d'água.

2. 04 Acarás Bandeiras de 12cm = 12 * 4 = Totalizando 48 Litros d'água.

3. 04 Acarás Discus de 13cm = 13 * 4 = Totalizando 52 Litros d'água.

 

Então um Acará Disco adulto pode chegar a 50cm ? Ou não ?

 

O maior Acará Disco que ví tinha, no máximo, uns 15cm (+/-) de comprimento !

 

Obrigado por responder minhas dúvidas ! :animal_fish:

 

Aguardo novos esclarecimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não há discos de 50cm,

o que o Hugo disse foi que a regra de 1cm de peixe adulto por litro de agua não é realmente verdadeira, foi inventada para limitar os erros dos iniciados no que diz respeito á sobrepopulação dos aquarios, normalmente essa regra funciona mas há peixes em que essa regra não se aplica com é caso que um disco que na realidade precisa de 50litros tenha 10 ou 16cm tanto faz ele precisa mesmo desse territorio para se sentir bem, um inverso é o caso do betta que pode chegar aos 6cm e pode muito bem viver em 2 ou 3litros,

 

filtro de fundo já não se usa , e se for aquario plantado isso vai roubar os nutrientes que as plantas necessitam , por issso esta demais,

 

o de muchila e de caixa chegam bem

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não colocava os discus e os escalares nesse aquário. O aquário é estreito e baixo para esses peixes. Quanto à regra dos litros eu não a sigo muito à risca. Ora se um disco precisar de 50lt de água para ter território então quer dizer que o posso ter num aquário de 60x30x30. Ora posso mas não devo. Se quero que um peixe chegue a adulto então tenho que lhe dar espaço e condições para ele se movimentar, coisa que com 33 e 35 cm de largura e fundo para um peixe que atinge os seus 16-18cm vai ser um pouco incomodo, ainda mais se existirem plantas para atrapalhar a passagem, podes sempre dar-lhe uma katana para a mão e ele desbrava mato parece o Chuck Norris. Com os escalares idem. Eu no teu lugar optava por cardumes de peixes mais pequenos, como por exemplo falaste nos barbos, neons e paulistinhas. Ou melhor ainda um cardume maior mas de uma só espécie. No meu aquário tenho cardinais e rosys (H.Rosaceus) e sou sincero ao dizer que se tivesse só um cardume maior de apenas uma das espécies ficava melhor.

Quanto ao filtro junta umas caricas e compra um externo, eheim 2213 ou 2215 ou algo semelhante.

 

Sabuguense: De que serve essa teoria dos 50 lt? Segundo isso eu posso ter um discus num aqua de 100x50x10 (CxAxL) que são 50lt certinhos. E o bicho vira-se como? nadar de costas não nada. Os peixes precisam é de espaço para se mexer e andar à vontade. Sem falar que o discus é peixe de cardume e ele conseguia por quantos? 2 e meio? Não levem essas regras dos litros e dos territórios tão a peito

 

Isto é apenas a minha opinião. Vale o que vale

Cumps e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite pessoal...

 

Vou seguir o conselhos de vocês ! :thumbup3:

 

Vou retirar o filtro de fundo "vou desativar", os outros vou manter !

 

Posso colocar estas espécies juntas ? :animal_fish:

 

1. 05 Barbos ouros de 3,5 cm = 3,5 Lt * 05 = Total 18 Lts d'água.

2. 06 Barbos ????? de 3,5 cm = 3,5 Lt * 06 = Total 21 Lts d'água "????? - quer dizer outra espécie"

2. 10 Paulistinhas de 3,5 cm = 3,5 Lt * 10 = Total 35 Lts d'água.

3. 10 Neons de 3,0 cm = 3,0 Lt * 10 = Total 30 Lts d'água.

4. 03 Betas de 6,0 cm = 6,0 Lt * 03 = Total 18 Lts d'água. "Um macho e duas fêmeas"

 

Aceito outras indicações "substituições" (trocar estes peixes por outros).

 

Espero a opinião de vocês sobre colocar ou não estas espécies juntas.

 

Mas uma vez, obrigado pela atenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Nuno

 

a tioria não é sequer tioria, por isso de nada serve, mas sempre serviria mais que a regra do cm/litro,nenhuma delas levo a peito,

 

mas levo a peito o facto de você exalar as suas frustrações cotidianas satirizando um comentario meu e não vou pelo insulto á inteligencia pois quem coloca um disco num aqua com 10cm de altura nem sequer tem inteligencia para ser insultada , portanto com certesa que não seria essa a sua intenção,de qualquer das formas espero que tenha ficado a sentir-se bem e que amanhã o dia lhe corra melhor.

Também acho que devemos ter um pouco de bom senso e saber interpretar aquilo que lemos, senão repare,alguem le o seu comentario e em seguida vai examinar os peixes á procura de pernas pois você escreveu, e passo a sitar "Os peixes precisam é de espaço para se mexer e andar à vontade", e como todos nós sabemos os peixes não andam mas sim nadam, isto que acabei de fazer foi um comentario infantilmente ridiculo ou ridiculamente infantil deixo ao seu criterio,

seja como for um comentario que em nada contribui para a vertente didactica do site nomeadamente este forum de iniciados,

 

espero que com isto compreenda que quem recorre a este site busca qualquer coisa menos ser exposto ao ridiculo pelo seu sarcasmo,tenho dito.

Passe bem.

 

 

Caro Olavo,

Como em nada de util contribui até agora, aqui vai qualquer coisita: o aquario minimo para manter acarà discus deverá ter 200litros e uma altura minima de 50cm

o Ph idealé 6.8 e tempeatura 28ºC.

 

não deve usar condicionadores para regular o Ph, pois agora baixa mas amanhâ ou depois levanta e essas flutuações fragiliza o peixe,

pedras brancas normalmente são calcarias e elevam o Ph tornando dificil baixar, se a agua da companhia já for elevada isso é mesmo impossivel,

faça o teste do vinagre nas pedras para ter a certesa, da seguinte forma: retire uma pedra de cada variadade do aquario e seque bem, depois raspe um pouco a superficie da pedra e derrame um pouco de vinagre ou limão na parte da pedra que raspou se fizer efervescencia é calcaria de certesa se não fizer poderá não ser,

ou então ponha em dois recipientes semelhantes agua com Ph confirmadamente baixo e num deles coloque as pedras deixe passar uma semana e faça testes se possivel tambem o de KH e GH,

bettas são peixes que devem os machos ser mantidos sosinhos

poderá manter contudo as duas femeas num comunitario

 

espero ter contribuido possitivamente para os esclarecimentos que procurava, qualquer coisa mais disponha,

 

cumprimentos

Editado por Sabuguense
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite pessoal...

 

Vou seguir o conselhos de vocês ! :thumbup3:

 

Vou retirar o filtro de fundo "vou desativar", os outros vou manter !

 

Posso colocar estas espécies juntas ? :animal_fish:

 

1. 05 Barbos ouros de 3,5 cm = 3,5 Lt * 05 = Total 18 Lts d'água.

2. 06 Barbos ????? de 3,5 cm = 3,5 Lt * 06 = Total 21 Lts d'água "????? - quer dizer outra espécie"

2. 10 Paulistinhas de 3,5 cm = 3,5 Lt * 10 = Total 35 Lts d'água.

3. 10 Neons de 3,0 cm = 3,0 Lt * 10 = Total 30 Lts d'água.

4. 03 Betas de 6,0 cm = 6,0 Lt * 03 = Total 18 Lts d'água. "Um macho e duas fêmeas"

 

Aceito outras indicações "substituições" (trocar estes peixes por outros).

 

Espero a opinião de vocês sobre colocar ou não estas espécies juntas.

 

Mas uma vez, obrigado pela atenção.

 

Pergunto: Qual é o pH médio para estas espécies que estão listadas acima :?:

Editado por Olavo França
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas ,

 

barbo ouro- Ph7

 

paulistinha (Danio rerio)- 7

 

tetra neon - 6.8

 

tetra neon cardinal- 6.0

 

betta- 7

 

a temperatura media para todos ronda os 26ºC

 

o betta pode ser mantido num pequeno aquario sem filtragem visto "respirar" o ar, mas claro tendo o cuidado de fazer TPA's bastante frequentes

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia pessoal....

 

No meu aquário o substrato (é de pedra branca do tamanho 0,5 a 1,0 cm (+/-) cada) !

Pergunto: Estas pedras fazem com que a água fique com pH elevado ?

 

Também coloquei dois troncos de madeira.

Pergunto: Estes troncos fazem o pH diminuir ?

 

Tenho uma pedra (marrom) !

 

Pergunto: Ela faz com que o pH também aumente como se fosse pedra branca ?

 

Aguardo suas respostas.

Editado por Olavo França
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Olavo

as pedras que alteram o Ph são as do tipo calcario, é provavel que as suas sejam, mas faça os teste como expliquei á quatro comentarios atrás para ter a certesa

a pedra marrom também deve fazer o teste,

 

um á parte em Portugal não existe a cor marrom mas sim a cor castanha,

 

as madeiras baixam o Ph mas cuidado pois nem toda a madeira serve tipo as madeiras com resina como por exemplo o pinheiro que é fatal,

outro metodo para baixar o Ph é colocar folhas secas de Amendoeira da India que também tem efeito anti-fungico, anti-bioctico e calmante o que contribui para o bem estar dos peixes, mas cuidado porque se abusar o medicamento torna-se veneno,

 

essa arvore no Brasil é também conhecida por:Amendoeira-da-Praia, Chapéu de Sol, Sete-Copas, Amêndoa, Amêndoa de Java, Amêndoa de Malabar, Amêndoa de Cingapura, Amêndoa de Mar, Amêndoa Selvagem, Amendoeira Brava, Amendoeira Tropical, Amendoeira-do-Pará, Anoz, Árvore-de-Anoz, Castanhola, Figueira-da-Índia, Guarda-Chuva, Guarda-Sol, Noz-da-Praia, Pé-de-Cuca, Terminália e é bastante comum,

 

Olavo se quere que prestemos uma melhor ajuda aprenda a postar fotos( http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=23730 ) para que possamos identificar possiveis problemas, eu uso este servidor( http://www.photobucket.com ) é bastante facil de usar mas se precisar peça ajuda que eu explico ao promenor.

 

Cumprimentos

Editado por Sabuguense
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.