Julius Publicado Maio 24, 2011 Publicado Maio 24, 2011 Boas caros colegas, após 16 anos no vício da aquariofilia de água doce, finalmente tomei a decisão de dizer a mim mesmo que já bastava de água doce e que estava na hora de passar para água salgada. Confesso que tive algum receio relativamente a possivel complexidade que a água salgada acarreta e que assusta normalmente os aquariofilistas de água doce. Mas como sou teimoso e como a Maria me apoiou e ficou tão ou mais entusiasmada do que eu em ter um aquário de amigos vindos do mar e não de rios (milagre), deitei mãos a obra, ou neste caso, olhos na internet e comecei a pesquisar e a absorver tudo que podia. Assim no passado sábado, peguei num dos meus penicos, passei no meu fornecedor habitual e montei o meu primeiro aquário de água salgada. Uma coisa modesta que aos poucos com muita paciência e calma o que para mim é ouro nesta vida de aquariofilista, irei evoluindo conforme o meu conhecimento também for aumentando. Passo a postar o setup do meu menino de forma a poder recolher algumas opiniões dos colegas experientes que me possam dar umas dicas em algo que poderei a não estar a fazer bem. Aquario - 61x31x31 - Quase 60 litros de água já com a rocha lá dentro Iluminação - boyu PL60 36 W Aquecimento - Não me recordo do que lá tenho mas é o que já tinha e que esta de acordo com as dimensões do aquário Bomba - Sunsun 3000 Litros por hora Rocha - 7 Quilos de rocha viva, estou a pensar meter mais uns de rocha morta que tenho lá em casa Escumador - Ainda não comprei pois ainda estou sem saber o que adquirir. Que acham até agora das minhas escolhas? Relativamente a areia, optei por usar apenas uma camada fina que tapasse o fundo após ter lido as controvérsias de usar uma camada grossa de 4 a 6 cm Tenho algumas dúvidas que pretendia aproveitar para postar e que se puderem dar uma ajuda agradecia imenso, sou adepto de pesquisar por mim mesmo e de não chatear os outros, mas por vezes sinto necessidade de pedir ajuda a quem sabe mais do que eu de forma a evitar cometer erros por más interpretações pessoais e inexperiência que possam criar mortes a quem não tem culpa da minha azelhice. - Para o aquário em questão, 7 Quilos de rocha viva será suficiente? Devo respeitar a regra dos 20% sobre a água total? - A bomba em questão parece vos bem? - Sendo que apenas quero ter alguns corais moles uma Pl 60 de 36 Watts pareceu me suficiente (era a que já tinha), concordam? - Já entendi que devo fazer um TPA semanal tal como fazia em água doce, a percentagem que devo mudar aqui será de quantos litros referentes ao total de água? Disseram que 5 litros seria suficiente é correcto? - Será preferível ir buscar sempre água do mar ou usar agua doce misturada com sal próprio para o efeito? - Quando fizer a reposição da água evaporada, devo usar sempre água do processo de osmose? A pequena quantidade usada para o efeito de repor a água evaporada, se não for tratada de facto pode me trazer problemas? - Relativamente a fauna pensei em adquirir um casal de Pterapogon kauderni, e um casal de palhaços, com dois invertebrados para equipa de limpeza. Algo a assinalar na minha escolha? Algo em falta ou que poderei acrescentar? - Por ultimo, em relação a escumador, que me aconselham? Essa parte é que me esta a preocupar mais, não comprei ainda pois ainda não tenho qualquer fauna inserida e porque estou bastante perdido nesse assunto, já li várias opiniões em outros posts que ainda me levaram a dar um nó maior aqui no brain. Para as minhas escolhas e para o que pretendo, qual a melhor opção de qualidade preço na vossa opinião? Deixo umas fotos tiradas hoje de manha ao aquário em questão para que possam ter uma ideia do projecto que iniciei a 4 dias. Espero ter sido bastante organizado nas ideias que vos tento passar. Um abraço a todos Uploaded with ImageShack.us Uploaded with ImageShack.us Uploaded with ImageShack.us Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
rakiki_gti Publicado: Maio 24, 2011 Publicado: Maio 24, 2011 boas tudo fixe ? bem vou tentar responder as tuas perguntas todas tentando nao esquecer nenhuma. em relação ao aquario parece-me que tens o aquario tapado certo ? nao tapes abre o aquario deve respirar o melhor possivel para ter boas trocas gasosas. em relação ha luz se acrescentares outra pll nao perdes nada ate te ajuda nos corais. em relação aos peixes esta bom. podes colocar se quiseres mais um peixe pequeno tipo gobies ou assim. coloca uma equipa de limpeza , tal como cerithes , nassarios , turbos , strombus , eremitas , e um camarão . ajuda imenso num nano. em relação as trocas de agua sim tenta sempre utilizar agua de osmose. pois agua da torneira contem materias que nao queremos e que te podem levar o sistema a rebentar num boom de algas. em relação as tpa´s eu custumo aconcelhar 10% da agua total do aqua neste caso no teu 6 litros se trocares 10 tambem nao perdes nada. em relação há agua é como quiseres tanto faz que seja do mar ou feita por ti. se bem que sendo do mar escolhe bem o sitio que a vais buscar pois como sabes vai trazer montes de materias convem que seja de um sitio seguro. caso a faças em casa sempre é mais controlada. em relação ao escumador existem varios no mercado aposta em algo que seja tipo 3 a 4 vezes mais forte que a litragem do teu aquario. eu sei gasta-se mais dinheiro ao fazer isto pois sao muito mais caros , mas faz toda a diferença depois. espero ter ajudado.
Julius Publicado: Maio 24, 2011 Autor Publicado: Maio 24, 2011 (editado) Erro, podem apagar p.f Editado Maio 24, 2011 por Julius Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
Julius Publicado: Maio 24, 2011 Autor Publicado: Maio 24, 2011 Boas, esta tudo bem como sempre:)E contigo? O aquário esta aberto, eu não uso aquários com tampas, sempre achei que aquários abertos tem melhores trocas o que facilita a estabilização dos parâmetros da água. Recomendas me alguma marca/modelo para escumador? Relativamente aos 7 Quilos de pedra viva serão suficientes? Vou mesmo apostar num filtro de osmose, não quero uma infestação de algas no aquário, já em água doce passava me da cabeça com as algas filamentosas. Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
placas Publicado: Maio 25, 2011 Publicado: Maio 25, 2011 quanto a mim em relação ao n.º de kg de rocha viva não há nenhuma regra, vai dpender um bocado do layout que pretenderes fazer. como tens areão no fundo, já há bastante espaço para as bactérias se fixarem. se usares água de osmose fica tudo mais controlado, garantes que não entra nada que vá contaminar a tua água, por outro lado, poderás que ter que acrescentar alguns suplementos á água de osmose. também concordo que a luz possa ser pouca, mas tenta colocar os corais o mais em cima possível. não tens sump? nesse caso terás que usar um escumador hang-on. Quantop estás a pensar gastar no escumador?
rakiki_gti Publicado: Maio 26, 2011 Publicado: Maio 26, 2011 eu em termos de escumador gosto boe dos deltec, tenho um e estou satisfeitissimo com ele.. sei que sao um pouco caros mas compensa pois trabalham muito bem... em relação ha rocha é como referiram vai ser um bocado ao teu gosto por causa do lyout se bem que quanto mais rocha melhor né pois a rocha age como um filtro biologico..
Julius Publicado: Maio 26, 2011 Autor Publicado: Maio 26, 2011 Olá viva De facto não tenho sump, quando passar para um maior irei aproveitar este para o tornar num;) Eu não queria gastar muito num escumador, já reparei que existem escumadores desde 60 euros até muito por ai a cima. No entanto prefiro como é lógico gastar mais um bocado e ficar bem do que gastar pouco e depois dar mau resultado, então se for para arriscar a vida dos animais é bom mesmo pensar em não ser forreta. Eu tenho essa calha pois era a que eu usava no meu de água doce, como vou optar apenas por corais moles pensei que seriam suficientes. Por acaso tenho mais uma calha lá em casa perdida algures nas arrumações da garagem, vou dar uma olhada a ver qual a potencia dela e a ver se dá para o que se quer. Pois é malta, sem querer entrar numa de "façam me a pápa toda" as minhas dúvidas prendem se essencialmente e continuamente nisto: Que escumador optar? Qual a melhor opção para o meu aquário? Água do mar? Água de osmose? água normal com sal? Quanto mais leio sobre esses assuntos mais dúvidas permanecem em mim, já li e ouvi muita opinião. Água do mar pelo que percebo irá sempre trazer impurezas, poluição e substancias que são indesejáveis logo corro o risco que me destabilize o aquário, no entanto muitos sustentam que é mais natural e assim sendo a melhor opção de todas. Água de osmose é totalmente limpa e evita que as algas proliferem no aquário, para muitos a melhor opção para ter o aquário estável, para outros é uma água artificial que obriga a gastar dinheiro no filtro de osmose e mais tarde obriga a que se tenha que andar a acrescentar produtos para compensar aquilo que se retirou da mesma. Água de el cano misturada com sal, para muitos um erro crasso pois irá destabilizar o aquário, para outros uma excelente opção que raramente dá problemas. E quantas mais horas eu perco a ler fóruns e a pesquisar na internet e a falar com conhecidos aquariofilistas mais acabo por concluir que cada vez tenho menos certezas. Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
placas Publicado: Maio 27, 2011 Publicado: Maio 27, 2011 Uma sugestão de escumador: Deltec MCE 300 ou melhor ainda o MCE 600 O custo da água de osmose nem é tanto do aparelho de osmose, mas sim o custo do sal e da água que deitas fora. Para fazer vinte litros de água "pura" deitas fora aí uns 80, dependo do aparelho. De qualquer das formas a àgua de reposição deveria ser sempre de osmose. Há muita gente a usar água do mar sem problemas, depende mesmo do sítio de recolha. Convém também fazeres medições e usares um filtro qualquer antes de a deitares no aquário. Podes armazenar a água do mar num local escuro durante meses. Àgua da torneira acho melhor não, vais introduzir muitos metais no teu sistema que depois não os tiras de lá. Não fiques a ler eternamente porque vais ter sempre quem te diga que fez ao contrário e correu bem. Avalia as várias hipóteses e toma uma decisão.
Julius Publicado: Maio 27, 2011 Autor Publicado: Maio 27, 2011 Ok malta, acho que já tenho as minhas dúvidas esclarecidas. Assim que introduzir os primeiros amigos irei postar fotos. Relativamente a água do mar, de facto recolhi bastante e deixei dentro de garrafões fechados na garagem em total escuridão:) Basta me uma vez por mês ou até mais ir lá recolher mais água para os TPAs. Grande abraço a todos e obrigado. Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
Recommended Posts