Dicas para recomeçar


gonjnunes

Recommended Posts

Boas tenho um aqua 100x40x40 estava parado à cerca de 2anos por falta de tempo, calma que não cometi nenhum crime dei tudo o que tinha, agora estou a pensar em recomeçar, precisava das vossas opiniões vou fazer uma descrição de todo o equipamento que tenho.

 

:arrow: Filtro: Eheim 2236

:arrow: Iluminação: calha dymax 90cm com 1 21w 6500k e 1 21w 12000k(sei que é pouco)

:arrow: Termostato: 2x100W da Eheim

 

Agora algumas questões, a rede de entrada de agua para o filtro, deve de estar enterrada na areia ou não?

Apenas coloquei o cascalho penso que deveria de ter colocado uma camada de turfa ou algo do género, o que me recomendam?

Decoração apenas tenho algumas pedras e conchas, ahhhh enterrei uns pregos no areão.

Como fundo usei aqueles sacos do lixo pretos, até para prevenir pois apanho a esquina de uma janela, não entra muita luz mas sempre se formavam alguma algas.

 

Estou a pensar em colocar plantas tipo anubias, cabombas, valisnerias, ou seja plantas que não querem muito. Peixes estou a pensar em gupyes, platys, escalares e neons, corydoras e octos mais para a frente.

 

Se poderem ajudar com algumas ideias quer seja de decoração quer seja de correcção a eventuais erros, são sempre bem vindas. Se alguém for de perto e quiser contribuir com algumas podas também são bem vindas :roflroll2:

 

Obrigado desde já pela atenção

 

Gonçalo Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É sempre bom e empolgante voltar ou começar um aquario, montar tudo de raiz, sensação espetacular não é?

 

Minha opinião, deves esperar e não inserir ja os escalares, experiencia própria, tem tendencia a dominar com alguma agressividade quando entram num aquario onde não ha peixes. Mete sim as corys no inicio, e em vez dos escalares, mete mollys, que para lá de serem resistentes, interagem bastante conosco. Depois sim, podes inserir escalares e aí ja não vão entrar feitos "parvos".

 

Corydoras, porque são excelentes a limparem os restos que caiem no fundo. Assim tens todo o tipo de peixes que comem em toda a parte do aquario, não ficando nem comida suspensa na agua, nem no fundo. Cuidado com o chamado cascalho, não deve ser muito grande senão as corys não conseguem revoltar o fundo para procurar comida.

 

Em relação à filtragem, sou adepto de superfiltragens logo, se tens 160 lt de aqua, 1600lt por hora era o ideal, mas como não são peixes "porcalhões" um cadito acima dos 1000 lt por hora evita-te limpezas frequentes e o aquario permanece saudavel e limpo. O 2236 servirá para materias biologicas e carvão, mas mais um filtro com bom caudal resolve-te o assunto.

 

As plantas que falas, são excelentes para não te preocupares com elas e não sujam muito a agua.

 

Pregos ou metais sem tratamento não toxico, não só poluem como te mata os peixes todos ao fim duns tempos... eu sei :confused4:

 

Iluminação, o melhor para este estilo será uma lampada tipo Tropic, que ajuda no plantado e ao mesmo tempo arruma com o problema das algas, e uma Color, que realça a cor dos vivos.

 

A decoração, acho que é uma coisa muito pessoal, eu por exemplo, sendo adepto de ciclideos, perfiro simplicidade, muito espaço vazio e tocas, mas tudo advem da necessidade da fauna que temos.

 

Mas podes sempre consultar imagens de outras decorações que o pessoal aqui posta, e tiras ideias.

 

Vai tirando fotos para mostrar aqui ao pessoal como vai evoluindo.

 

Boa Sorte e força nisso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Longshoot, como és adepto das superfiltragens esclarece este mito que me colocaram a rede de pesca do filtro deve de estar enterrada ou não? Os escalares só muito depois, todos peixes que falei já os tive. Mollys colocaram-me um medo que eram causadores de iccio será verdade?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha sinceramente nunca vi logica nesse "mito", se me falares num fundo falso, para aspirar por debaixo do cascalho ou qualquer areão que lá ponhas, e tenhas o filtro ligado a esse sistema, ok, concordo e acho funcional. Com o chupador enterrado, so puxa, ou areia e fica toda no filtro reduzindo substancialmente a prestação, ou não chega a puxar nada de jeito.

 

Os chupadores dos meus filtros estão todos a meio e perto do fundo, e nos cantos, porque é onde se acumula mais a sujidade. Os que estão a meio é devido aos brutos dos ciclideos que gostam de mudar layout diariamente, mesmo para não chupar nada mais que sujidade e não areia ou areão.

 

Nas Mollys, tambem ja ouvi isso, o que é certo é que neste momento tenho o meu aqua americano de quarentena com pontos brancos, e tenho lá 3 Mollys, mas estas não estão afectadas, embora ja tenha atacado com medicamento e acima dos 30º.

 

O ictio pode vir de varias situações, plantas novas, peixes novos, e até mesmo de aquarios. Quarentena é a melhor forma de prevenção, mas tambem se o ictio aparecer, visto o aqua ser novo, a quarentena será feita no próprio aquario, existem formas bastante eficazes de resolver o assunto.

 

Esta é a segunda vez que me acontece no mesmo aquario, não responsabilizo nenhum peixe, so a mim próprio, que não fiz quarentena deles. Fala-se em 18 dias que é o periodo de encubação do bixo.

 

Prevenção tambem, comprar vivos em sitios de confiança de qualidade, embora não é 100% eficaz, mas tem menos probabilidades.

 

Sinceramente o meu aquario americano é a minha mulher que trata dele, só quando há crise é que entro em acção, e pessoalmente gosto das Mollys pela interacção que elas proporcionam. Por vezes passo mais tempo a "curtir" os americanos que os próprios ciclideos africanos devido a essa mesma interacção. Então os meus ciclideos americanos são todos "passados" da moleirinha e tá tudo à mistura. Ecossistema desiquilibrado é o que dá. Escolhas de gaja. Mas de alguma forma lá se vão dando e sobrevivem todos.

 

Um assunto que não cheguei a falar antes foi o de não esqueceres de fazer o ciclo ao aquario, para não teres chatices quando inserires peixes maiores.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim nada de pressas esta limpinho desde ontem a rolar e vai estar mais uns dias só depois vou colocar as plantas e um casal de gupyes para ver o que acontece. Agora se arranja-se uns troncos e umas podas de plantas de fácil crescimento era óptimo penso eu de que :character0050: vou tirar umas fotos para verem como está básico e aproveitas e ves o areão penso que não é muito grande.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fotos aqui estam elas, o aqua ainda esta a fazer o ciclo por isso agua turva e com cloro eh eh eh

 

dscf2195o.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

O cascalho

dscf2197m.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

O amarelo que se ve não é algas é a luz vermelha da maquina lol.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja devias ter anulado o cloro, o cloro elimina as bacterias más mas tambem as boas. Assim não vais conseguir que elas se fixem. Mete tipo Aquasafe e carvão activado no filtro.

 

O facto de meter algumas plantas e os "desgraçados" dos guppys acelera o ciclo. Pelo menos é tambem como faço, mas não vou dizer que peixe meto para ciclar, senão os puristas matam-me hehe :bad-words::2gunfire:

 

Com esse cascalho será melhor meteres um bocado de substrato fertil onde fores meter a flora, porque é muito grosso. Só para ajudar as plantas a fixarem-se melhor.

 

Agora é tempo de preparares os troncos, isto se não forem tratados.

 

Eu resolvi a coisa das algas não só com a lampada para o efeito mas tambem com anti fosfatos no filtro... nunca mais tive vestigios de verdum.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O cloro tá eliminado, o problema do areão também penso que esta resolvido tinha cá em casa um muito mais fino depois posto fotos. Quanto a algas nunca tive muitos problemas apenas na zona que apanhava a janela, mas penso que agora fique resolvido com o fundo preto. Troncos não tenho, tenho mesmo de comprar :(

 

Abraços

 

Gonçalo Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.