Duvidas de iniciada


AnaAs

Recommended Posts

Ola a todos

 

Gostaria que me ajudassem se possível, em algumas duvidas de iniciação. Ofereceram-me peixes guppies que tinha num aqua de 20lt, e não sei como, pois num aqua pequeno não havia condições ideais, nasceram bebés tendo sobrevivido 3 (tenho que admitir que foram guerreiros).

 

Como o aqua era pequeno arranjei um de 60lt.

 

Comprei plantas, 2 peixes gato, substrato próprio para aquário e para as plantas, termostato, filtro CASCATA SUNSUN HBL-501 (400lt)..... mas ....falhei na luz :( a luz que tenho é fraca e mmo dps de pesquisar na net qual a iluminação mais adequada, continuo sem saber qual colocar :(

As plantas que tenho são:

Hygrophila polysperma

Bacopa Lanigera

lobelia Cardinalis

(consegui identifica-las graças ao site indicado pelo André Nobrega - Obg)

 

Reparei tb q apareceu no aqua um caracol (presumo que tenha vindo de "oferta" com alguma planta) que já o consegui identificar como Planorbis Corneus. Haverá problema em deixa-lo crescer no aqua, ele ainda é pequeno????

 

Como posso limpar o fundo do aqua sem estragar o substrato? Que me recomendam?? E as paredes do aqua???

 

 

Agradeço a vossa ajuda e paciência com mais esta iniciada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De experiências anteriores, se não queres fazer criação de caracóis remove já, digo-te já que isso é praga mesmo, se não limparmos muito bem as plantas antes de colocar entra sempre esses queridos animais. Mas aguarda resposta dos experts, pois como vais reparar vou já começar a pedir ajuda, estou a recomeçar.

 

:animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os caracois podem ser praga ou não, depende da matéria orgânica que o aquário tiver.

 

Podes deixar estar pois ajudam a limpar (restos de comida e algas) ou retirar para não virarem praga se fores pessoa de dar muito alimento.

 

Os vidros podem limpar com imã (cuidado pode riscar os vidros), eu prefiro com "lã branca".

 

O areão podes sinfonar com um sifão que se vende nas lojas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

a "lobelia Cardinalis" é uma planta norte americana anfibia que não é muito boa para iniciantes, necessita de um bom substrato fertil e iluminação forte

a "Bacopa Lanigera" originaria do Brasil como a anterior tambem pode ser mantida submersa e necessita de bom substrato e bastante iluminação

ambas são plantas dificeis de manter saudaveis sem satisfazer os seu requesitos tais como águas ligeiramente acidas , bom substrato fertil,fertilização e luz forte.

 

a "Hygrophila polysperma" é aquela planta que se desenvecilha em qualquer situação podia dizer que é facil de manter mas na realidade ela quase que se mantem sósinha,contudo para atingir todo o seu esplendos requer luz médio-forte.

 

Por isso se não tem substrato fertil não dou muito pelas primeiras.

 

 

Mas respondendo á sua questão, as melhores lampadas são as flurescentes do tipo "T5" mais eficases e económicas depois tem as do tipo "T8" mais antigas mas contudo cumprem a função sem as vantagens das anteriores e há também as "PLL" que basicamente são lampadas do tipo T8 dobradas ao meio o que faz com que se possa ter mais potençia num espaço menor em relação as T8,

dadas a plantas que possui não e aconselhavel uma relação inferior a 1Watt de potençia da lampada por litro de água do aquario se possivel no seu caso um pouco mais e partindo do principio que o seu aquario tem 60cm recomendo-lhe as seguintes opções:

 

-soluções para aquarios abertos ou com tampas de correr,

 

-Calha 60cm T5 3x24Watts ou seja uma calha com 60cm, com 3 lampadas do tipo T5 de 24Watts cada, que se coloca apoiada nos bordos do aquario

 

-Calha 60cm PLL 2x36Watts.

 

 

- para aquarios com tampa e iluminação incorporada, aumentar a iluminação disponivel acescentando ou substituir as lampadas já existentes por réguas estanques.

 

Neste ultimo caso aconselho a pedir um orçameto na "Aquaeden", um dos patocionadores do forum, para uma adaptação segura e profissional, mas claro que se tiver ai por casa um eletricista sempre pode comprar todo o matrial na mesma loja e fazer em casa.

 

quanto ao caracol eu tenho um só dessa mesma especie a viver num aquario e não faz mal nenhum,

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada a todos pelas sugestões....vou então deixar o pequeno caracol andar pelo aqua todo feliz e contente :)

..

em relação à iluminação vou já começar a procurar.....não sabia que as plantas que tenho são complicadas, mas elas até estão a crescer bem.....então se tivesse uma boa iluminação.....

Já agora outra duvida, li sobre a adição de CO2 nos aqua para um bom desenvolvimento das plantas, mas para aquas de 60lt tb se aplica??????

É normal o vidro do aqua ter um pontinhos (minúsculos)que parecem algas??????

 

Obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

sim,pode adicionar co2 já vi en aquas de 10lts, mas numa fase inicial do aqua pode fazer dispoltar o surgimento de algas,

 

esses pontos verdes são algas, é normal e aquarios recentes, vá limpamdo conforme forem aparecendo, eu para esse efeito uso uma esponja revestida com pano de microfibras que não risca, só não me recordo onde comprei mas penso que foi numa secção auto de um hipermercado

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom Dia

 

Surgiram-me novas duvidas :)

 

Gostaria de deixar o meu aqua aberto ou semi aberto, mas como tenho um gato não gostava de um dia chegar a casa e o ver lá dentro a pescar :):)

Fiz uma pesquisa na net e vi comentário acerca de um travamento francês...mas não percebi muito bem.....alguém tem sugestões????

 

Obrigada mais uma vez pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O travamento francês não vai impedir o gato de ir à pesca :P

 

Uma imagem vale mil palavras

 

1712379940_25eef50cf5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boa Tarde

 

Gostaria de saber a diferença entre a luz natural e as de Led...como tenho visto estas luzes para o aqua, fiquei com curiosidade. Dá para qualquer tipo de aqua? É melhor ou pior?

 

Obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde

 

Gostaria de saber a diferença entre a luz natural e as de Led...como tenho visto estas luzes para o aqua, fiquei com curiosidade. Dá para qualquer tipo de aqua? É melhor ou pior?

 

Obg

 

 

fiquei um pouco confuso com a questão, com luz natural referes-te a que? a luz do sol? ou a lampadas que dissem ter a "luz do dia",

 

se for a luz do sol é mau pois dispolta surtos de algas,

 

se for lampada de "luz do dia" refere-se a luzes com um espectro branco, essas versos leds é uma questão que eu próprio já me levantei e depois de muito procurar fiquei com mais duvidas do que aquelas que tinha quando comecei,

mas o que compreendi é que não se pode fazer uma correspondençia directa entre Watts pois isso varia com o tipo e qualidade de led,

deve ter-se em comta sim a capacidade luminosa medida em "lumens",

pois os Watts apenas referem ou consumo da lampada e os leds tem um comsumo muito inferior e ai reside a maior vantagem dos leds,

depois hà facto de as lampadas de led durarem vários anos com uma perca de capacidade de apenas +/-5% por ano o que faz que tenham um longevidade 5 ou 6 vezes superior as lampadas convencionais,

 

o grande contra é mesmo o preço que em algumas marcas chega a ser obsenamente caro, mas se for a um bom preço a durabilidade aliada ao baixo consumo compensa o investimento

 

a titulo de exemplo: tenho num aqua uma lampada T8 de 15Watts com 46cm que tem 420 lumens, num dos patrocionadores do forum é possivel encontrar uma regua de led com apenas 5Watts de consumo com 31cm e 500 lumens ou seja +/- a mesma intensidade com apenas um terço do consumo,

 

como esse aqua tem 64cm de comprimento interior podia montar duas calhas de 31cm e ter no mesmo espaço mais do dobro do fluxo luminoso com apenas dois terços do consumo,

 

em suma a lampada T8 usada 12horas por dia custa-me 8.72euros por ano na factura de electricidade ao passo que uma regua de led iria custar-me 2.91, estes valores podem parecer irrisórios mas estamos a falar de apenas uma lampada fraca, se formos falar de aquas com litragens grandes em cujo o objectivo é ter um plantado ai a a diferença é significativa e mediante o preço da calha led pode realmente compensar,

a lampada T8 costou-me 15euros e tenho que mudar passado um ano e ao fim de 6 anos que é a esperança de vida da de led já gastei 90 euros em lampadas ao passo que a calha led custa 43.50euros, dá que pensar, não dá? então se a esses 46,5 euros que poupamos em lampadas sumar-mos mais 34.86 euros na conta electrica então não hã mais que pensar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.