Recomendações para iniciação na aquariofilia


sapcmc

Recommended Posts

Bom dia a todos,

 

Sou novato nestas andanças e gostaria de me iniciar na aquariofilia. Como o orçamento não é grande gostaria de ter peixes de água doce fria (não tropical).

 

Podem recomendar-me espécie(s) que eu possa comprar para o aquário?

 

Agradecia também sugestão para aquário a comprar, se possível com pouca manutenção porque sou mesmo novato e não quero matar os peixes com experiências.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia e bem vindo!!

 

Também eu comecei nisto à pouco tempo (desde Fevereiro), o melhor conselho que te posso dar, e vais ouvi-lo muitas vezes por aqui, é paras leres muito. Aqui no fórum não faltam artigos onde todos aprendemos alguma coisa em cada dia.

 

Começa por um que fica aqui antes deste, Manual da Aquariofilia. Podes obter aí muita informação!

 

Outro conselho de um "maçarico", é para não teres pressa... foi-me muito difícil estar 3 semanas com o aquario cheio de água sem peixes, mas agora compensa, o trabalho que o aquário me dá é uma TPA de 15 em 15 dias.... claro, dar comida aos peixes, mas isso não é trabalho nenhum :smokedrag:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ler e paciência....

 

Regra geral os comuns peixes de água fria crescem muito, sujam muito e não são adequados para aquários, mas sim para lagos, por esse tenta mudar para peixes de água quente, a diferença será um termóstato e espécies de peixes.

 

Sobre o aquário compra o maior que o teu bolso permitir, a partir de 60 litros já não é mau.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas. Então peixes de água fria é mesmo para esquecer. Os de água quente não fica a conta da luz muito alta?

O meu orçamento é mesmo limitado pelo que quero saber bem naquilo que me vou meter. Qual os custos de consumo em watts de um aquário desses?

Agradecia dicas de espécies de peixes (não muito caras e resistentes) bem como marcas de aquários.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, se fores para aquilo que muitos consideram um aquário mínimo para fauna, será uns 60 litros, poderás utilizar um termostato de 50w ou 75w.

 

Podes ver pelos classificados e pelos patrocinadores do fórum alguns preços.

 

O termóstato no verão nem deve ligar pois a água deve estar com temperatura alta, mas de inverno sim é preciso, isso e o mais importante que será um filtro.

 

Peixes podes ir vendo por comunitários, alguns baratos vai vendo nos patrocinadores e lojas perto de ti.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia (outra vez),

 

Nisto dos aquários, a ansiedade de ver peixinhos a nadar é o maior inimigo :medieval_mace:

 

Vai lendo muito, essas tuas dúvidas têm respostas aqui no fórum!

 

Um aquário de 60lts, de água quente, deve consumir uns 5€ de electricidade por mês (é o cálculo que fiz para o meu)

 

Quanto ao preço do aquário, o melhor conselho é: enquanto vais lendo e aprendendo o que fazer e, como fazer... vais estando com atenção aos classificados (do fórum ou outros), costumam aparecer uns negócios interessantes :thumbup3:

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem assumindo que o consumo do termostato é de umas 8 horas por dia e a potência de 50W isso por mês dá

8 (horas) x 30 (dias) x 50 (watts hora) = 12 000 Watts mês ou 12 kWh por mês.

Como o preço do kWh da EDP é de uns 0.12 EUR isso dá 1.44 EUR mês para electricidade .

Por ano dá uns 17.28 EUR, o valor ainda está dentro do meu orçamento, mas não há nenhum peixe de água fria que consiga viver num aquário?

A minha ideia era economizar tudo o que possa pois com a crise que vivemos isto não está fácil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

a meu ver o termo "peixe da agua fria" está errado e devia ser mais algo do genero "peixes de agua temperada", pois apesar de sobreviverem em aguas com temperaturas baixas a temperatura ideal para esses peixes ronda os 24ºC, por isso mesmo que optes por esses, no inverno irias precisar de termostato, hà quem diga que não mas é como te digo os peixes fora dos seus parametros ideais não vivem mas sim sobrevivem, seria como tu fazeres um Inverno sem casaco, apenas só com uma camisa, com certesa que não morrias mas ias passar mal, não?

 

se queres poupar na energia escolhe bem a colocação do aquario poem na divisão mais quente(no quarto pode não ser boa ideia pois pode fazer barulho e depois não dormes)e resguardado de correntes de ar , colocas uma placa de esferovite no vidro inferior e outra no vidro traseiro(esta ultima fica bem pintada com tinta que não reaja com a esferovite de uma cor escura como preto ou azul escuro)e depois escolhes peixes com necessidades de temperatura mais baixa como por exemplo os neons chineses, desta forma pensso manteres as temperaturas mais baixas e conteres os custos,

 

o aquario deve ser o maior que conseguires, e se possivel com tampa para ajudar a manter as temperaturas, tem em atenção que normalmente os que trazem tampa tem iluminação da treta, é preferivel escolheres um um pouco mais pequeno mas com melhor iluminação, porque por agora pode não parecer importante mas garantidamente que futuramente vais ser mordido pelo "bicho" dos plantados de qualquer das formas menos de 80, 60cm não é recomendavel.

 

boa sorte no teu prejecto,

 

cumprimentos

 

PS: esqueci-me de disser, mas acho que copreendes-te que a esferovite é colocada por fora.

Editado por Sabuguense
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

recomendo-te a prestares bastante atenção aos classificados do forum e esperares por uma das pexinchas que por lá aparecem proximo do fim e no inicio do mes,

se fores ai ao jumbo tems lá ums kits da Aquapor mas mais cedo ou mais tarde vais ter de mudar tudo, a minha esperiencia com esses kits é que neste momento já modei aquecimento, filtragem e estou a estudar uma solução para a mudança da iluminação o que quer disser que do kit so vai ficar os vidros e é porque tem cantos curvos,contas feitas tinha feito melhor mandado fazer um aqua maior comprado o termo e o filtro que comprei e tinha gasto menos de metade,

 

podes dar um salto a uma loja de animais ao pé do mercado proximo da igreija como quem vai a caminho das bombas da BP( não é aquela ao pé do Tirol e da Minabela essa e granda treta)agora não me lembro o nome e já estou atrasado pro trabalho mas logo procuro e deixo-te aqui o nome e morada

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia (outra vez),

 

Nisto dos aquários, a ansiedade de ver peixinhos a nadar é o maior inimigo :medieval_mace:

 

Vai lendo muito, essas tuas dúvidas têm respostas aqui no fórum!

 

Um aquário de 60lts, de água quente, deve consumir uns 5€ de electricidade por mês (é o cálculo que fiz para o meu)

 

Quanto ao preço do aquário, o melhor conselho é: enquanto vais lendo e aprendendo o que fazer e, como fazer... vais estando com atenção aos classificados (do fórum ou outros), costumam aparecer uns negócios interessantes :thumbup3:

 

cumps,

 

Bem sendo os custos de consumo 5 EUR isso é mais que o meu orçamento :cry: , infelizmente não dá para tanto e daí o facto de eu ter estado a pensar em peixes de água fria.

 

O máximo que me posso esticar por mês com alimentação e afins é uns 4 ou 5 EUR.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

o que eu te posso dizer é o seguinte, as tuas perguntas sugerem que procuras "galinha gorda por pouco dinheiro" e isso não há neste hobby, não quero com isto dizer que é um hobby de elite que só é praticado por quem tem bastante guita,eu proprio sou um remediado que para manter os aquas que possuo tenho que me privar de coisas que também gosto tais como umas idas ao cinema ou um jantar fora, mesmo assim cada vez mais me capacito que nunca poderei realizar o meu sonho de ter um aqua de 1,50m amasónico pois seria sacrificio a mais.

 

Por isso te digo com um orçamento de 5euros não podes pensar em possuir um aquario ou talvez podesses mas quando colocas a questão do dinheiro á frente do bem estar dos animais eu acho que mais cedo ou mais tarde isso vai resultar em fracasso, e depois que paga as favas são os animais que não têm culpa de nada.

 

Ve lá se não podes mesmo abrir um pouco mais os cordões á bolsa, pois isto é um hobby (vicio) de onde retiras bastante satisfação,mas tens de investir algum, entre 10 e 15 euros mensais já consegues manter um de 60 ou 80lts e até vai haver meses em que te sobra para uma bejeca.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pensar já no bem estar dos peixes é que eu já ando a fazer estas perguntas pois quero saber muito bem em que linhas me coso antes de me aventurar em algo que eu não consigo suportar.

Não nos podemos esquecer que para o ano que vem com o acordo do FMI a electricidade vai passar a ter IVA de 23% ou 25% se este ainda aumentar mais e isso vai-me afetar ainda mais o orçamento baixo que eu tenho.

Daí eu ter estado interessado em peixes de água fria mas parece que esses não são recomendáveis porque crescem muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

se tens então cosciencia de respeito pelos animais acho que deves tentar, dicas para poupar energia já te dei passa por salvaguardares o aquario de temperaturas baixas e variações termicas, escolhendo bem a colocação e aplicar isolamento termico(esfetovite),adicionalmente escolher especies que vivam en temperaturas um pouco mais baixas para não puxar pelo termostato, na amadora as amplitudes termicas não são por ai além por isso o gasto com o aquecimento pouco vai variar ao longo do ano, não vale a pena escolheres um termostato fraco em detrimento de um um pouco mais potente pois fica ela por ela, pois o potente gasta mais mas vai trabalhar menos,onde deves ter atenção é no sistema de filtragem pois vai estar a trabalhar 24h por dia.

 

Para além dos gastos mensais da electricidade, tens de ter em conta a alimentação, acondicionadores de agua,testes de água e medicação caso surja alguma doença ou infestação, estes são produtos que não serão comprados mensalmente e se bem dosiados duram varios meses.

 

a loja que te falei é esta:Antonio Brito, Loja de Animais Unip. Lda

 

 

Endereço

 

R. Aleixo Ribeiro 14-B

 

 

Amadora

 

Cod. postal

 

2700-030 Amadora

 

Telefone

 

+351 21 494 52 13 +351 93 86 34 599

 

tem aquarios relativamente pequenos, completos e relativamente acessiveis ,não escolhas um que o filtro obrigatoriamente funcione por sistema de cartuchos, antes de fazeres a compra informa-te de sobre o material para a montagem tal como substrato decoração, material para manutenção, testes de qualidade de água basicos e respectivos preços

 

quando tiveres decidido cá estaremos para te ajudar na montagem, que é um processo um pouco demorado, não podes comprar aquario e por peixes no mesmo dia nem sequer na mesma semana,dentro em breve vou ter uns peixitos juvenis para despachar, posso até oferecer-te uns para poupares mais algum,

 

qualquer duvida dispoem, cumprimentos

Editado por Sabuguense
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.