Dúvida quanto ao substracto


Wooddy Weaver

Recommended Posts

Olá pessoal!!

 

Eu tenho dois aquários pequenos, um de 20 litros e outro de 40 litros (este mais recente e a sua montagem nunca mais tem fim!!)

 

No aquário mais pequeno eu resolvi colocar uma camada de substracto da Sera e depois coloquei uma camada de areão. Apesar de ter apenas várias pés do mesmo tipo de planta (echinodorus) esta desenvolveu-se muito bem e até já desenvolveu rebentos laterais.

 

Acontece que quando resolvi montar o aquário de 40 litros eu não coloquei camada nenhuma de substracto e por isso só tem uma boa camada de areão relativamente fino (daquele que se compra nos hipermercados). Na altura achei que as plantas se iam dar bem na mesma.

 

Mas depois andei a consultar o forum e fiquei na dúvida!!! Colocar um substracto é mesmo necessário? Claro que para este caso eu tenho que fazer adubação (eu uso fertilizante liquido), enquanto que nunca tive a necessidade de fazer isso no meu aquário pequeno. Mas a minha duvida reside ais no desenvolvimento das raizes e por isso da planta no seu futuro. Ter substraco e areão ou apenas areão influência o crescimento das plantas (supondo que todos os outros factores de crescimento estão optimizados)?

 

Caso tenha que colocar o substracto tenho que desmanchar o aquário todo. Só espero que os peixes não morram!!!

 

Qual é o substracto que recomendam e qual a média do seu preço?

 

 

Obrigada a todos,

 

Wooddy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois, eu só tenho areão de rio no aquario, e areão bem fininho, sempre me disseram que não ía conseguir desenvolver nada com este areão mas as plantas não se queixam.

 

podes ver como está o aquário em baixo, quanto a mim, só com areão consegues desenvolver isso.(havendo necessidade depois de controlar a luz, o co2, fertilizante liquido...)

 

n.jpg

 

hugs

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais