Transformação calha


jnomaximo

Recommended Posts

Boa noite

 

Tenho um aqua comunitario com 100x40x50, mas a iluminação é realmente fraca.

Comprei-o usado e com ele trazia uma calha tipo as da Aquatlantis que estava avariada.

Retirei-a e agora tenho uma Aquapor manifestamente insuficiente.

Pesquisei aqui no forum algumas transformações e encontrei o seguinte tópico, e é realmente isto que preciso fazer, mas com lampadas T5.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=73088

 

O meu problema é o seguinte, e é aqui que peço a vossa ajuda.

Tenho cá por casa um balastro electronico 2x58 TLD. Será que o posso usar com lampadas T5?

 

Obrigado pela ajuda, desde já!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

As lâmpadas T5 com os valores mais próximos da saída do balastro, são de 54 Watts e têm 114,9cm de comprimento. Se couberem dentro da calha, a diferença de 4 Watts não é significativa.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei porquê, talvez por ter lido em algum lado (claro que a informação que se encontra na net nem sempre é a mais correcta) mas tinha a ideia que o balastro electronico aceitaria qualquer lâmpada até ao máximo daquela potencia.

Ou seja, pensei que com o balastro 2x58w poderia colocar qualquer lampada desde que cada uma delas não tivesse potencia superior a 58w.

Por isso nem pus esse problema. A minha dúvida era se este balastro TLD aceitaria T5 sem problemas quer de durabilidade quer de eficácia da lampada.

Pela tua resposta penso que não haverá problema quanto a isso.

 

As T5 de 54w têm os tais 114,9cm que falaste, e neste caso não dá para a minha calha.

No entanto se for as T5 L8 de 54w já falamos em 1,047cm, o que se der é mesmo à justa. Mais os casquilhos, e se calhar já não dá...

A minha ideia inicial era colocar umas T5 L8 de 45w, visto que têm a medida das originais T8 de 30w, os 89,5cm.

 

Com esta diferença de 13w achas que não é aconselhável?

 

Obrigado mais uma vez ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Funcionar funcionam, mas possivelmente menos tempo que o anunciado pelo fabricante. É a mesma coisa que se fizeres "overclocking" a um PC. Dura menos...

 

Podes é ver se o balastro só dá mesmo para 2x58Watts, ou pode ir até 2x58Watts! Há balastros electrónicos que funcionam com várias potências de saída.

 

Esses 13 Watts de diferença ainda é um pouco. Eu não arriscava.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado David

 

Então assim sendo, mais vale estar quieto! ;)

 

Guardo estes balastros para o outro aqua que irei montar que já tem 120x40x40, e faço as coisas como deve ser, e instalo aí as lampadas de 54w.

 

Obrigado pelo esclarecimento, e quando hover novidades vou postar o meu aqua aqui no forum para verem e darem as vossas opiniões.

 

;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais