Mudança total da água


dias_lm

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Quero baixar o pH da água do meu aqua! Como tenho alguma, muita, areia do mar, estou a pensar em retirar todo o fundo! E já agora aproveito para lhe dar um novo aspecto!

 

Não encontrei tópico sobre este assunto ou a minha pesquisa não foi a mais correcta!

 

Existe algum tópico onde possa tirar dúvidas?

 

É que sinceramente, não estou a ver a melhor maneira, para remover a água!! etc etc.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Retirar a água do aquário basta uma mangueira e colocas a enviar para onde desejares, um recipiente se desejares aproveitar a água ou diretamente para rega, esgoto etc

 

Não percebi muito bem o que pretendes fazer com essa água, mas com areia do mar seria certo que terias pH elevado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo,

 

Realmente não me expliquei muito bem! Não me queria alongar muito, pedindo apenas que me indicassem um tópico já aberto sobre este assunto!

 

Passo a explicar melhor o que pretendo e as minhas dúvidas:

1-Quero aproveitar a água para repôr novamente. Já que essa água já tem o ciclo feito quero aproveitar, é correcto?

2-Irei colocar novamente a flora e tronco!

3-Irei colocar substrato fértil, talvez da SERA! Ao adicionar novo substrato posso colocar a fauna, ou tenho de deixar algum tempo em repouso? Faz mal aos peixes se os colocar assim que encha o aqua com a sua própria àgua?

4-Irei colocar pedras de rio (teste do vinagre feito) já tratadas.

5-Tenho alguns alevins! Eles aguentam esta mudança?

 

No geral, penso que não haverá problema, já que estou a aproveitar a àgua, tronco, plantas e o areão (não o da praia, este quero elimina-lo), em termos de ciclo de azoto! A minha preocupação é mesmo pela adição de novo sustrato fértil e suas consequências!

 

Muito obrigado.

Abraço

 

Luis Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim mim já entende :P

 

1- Aproveitar água devido ao ciclo quanto a mim é um lapso. As bactérias filtrantes alojam-se em locais, como filtros, areão, substrato... poucas mesmo muito poucas andam na coluna de água, logo aproveitar água por causa do ciclo é um lapso.

 

Podes aproveitar a água para:

- Manteres os peixes estáveis pois já estão habituados a esses parâmetros.

- Manteres o filtro a funcionar (Isto é muito importante).

 

3 - Se aproveitares o filtro e suas matérias filtrantes, se colocares da mesma água (pelo menos uma grande percentagem) e se possível adicionares bactérias (existentes em frascos à venda nas lojas), pois ajudam a recuperar as que se perderam, podes colocar logo os peixes.

 

 

4 - O vinagre não é o mais seguro mas por norma funciona, tens é que raspar um pouco as pedras para colocares o produto (vinagre) na zona nova...

 

5 - Certamente que sim.

 

 

Se o substrato fértil ficar bem isolado (debaixo de outro substrato/areão) não terás qualquer problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Categoria. :roflroll2:

 

Já ia fazer asneiras, pelo menos no que toca a ter o filtro sempre ligado!!

 

Muito obrigado Hugo.

 

PS: Só para que tenham uma ideia, principalmente para os mais novatos como eu a influência da areia da praia no pH!

A àgua da companhia onde vivo tem um pH por volta dos 7.5 a 8.5!

Como quero passar a ter outras espécies, sem ser os famosos viviparos, recorri à àgua da casa dos meus pais pH 6.5. Então começei a fazer TPAs, num aqua de 170l, semanalmente à uns dois meses atrás com esta àgua.

 

Acreditem que nunca baixou nem 0.1 o pH da àgua!! Maldita areia da praia!!

 

Daí a minha opção em repôr no aqua um novo fundo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.