Ajuda na identificação de alga e modo de eliminação


hermosilha

Recommended Posts

Boa dia pessoal, preciso de ajuda na identificação de uma alga que me apareceu numa cryptocorine e num tronco. Já vi em vários site e não consegui chegar a nenhuma conclusão uma vez que existem várias algas parecidas. Assim, se alguém pudesse ajudar agradecia.

 

dscf5491g.jpg

 

dscf5492m.jpg

 

dscf5493r.jpg

 

Pela pesquisa que fiz aqui, parece ser a Staghorn algae.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê este link

 

http://faq.thekrib.com/pt/algae.html

 

Mas aviso-te já que eliminar algas não é fácil... estão vários factores envolvidos: luz, filtragem, fertilização...

 

Coloca setup.

 

Passou-se algo antes de aparecerem essas algas?

 

JD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A mim também me parece Staghorn. Para te poder ajudar convém que indiques o setup. Aquario, luz, co2, substrato, rotina de tpa e fertilização, nº de peixes, plantas, testes etc.

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

rocco26, não se passou nada de anormal antes do aparecimento destas algas, elas já tinham aparecido antes numa planta que tinha (Lilaeopsis) que acabei por retirar uma vez que esteticamente estava bastante feio e não conseguia remover as algas. De qualquer forma segue o setup:

 

Aquário: 30 Lts (uteis)

Filtragem: Eheim 2211 com ceramica, lã de vidro (penso que se chama assim), aquela esponja azul que veio com o filtro e aqueles discos de cor preta também fornecidos com o filtro (desculpem mas não sei os nomes técnicos)

 

TPAs: cerca de 16% de dois em dois dias

 

Fauna: 10 neons, 3 corydoras paleatus, 3 Kuhllis e 1 ancistrus, e vários caracois (phissas) que vieram com alguma planta e que se têm multiplicado (esmagados são ótimos para os neons, adoram!!!! lol)

 

Flora: tronco natural (não qual a madeira), 1 Cryptocoryne (afectada com a dita alga), 1 anubia em casca de coco, 1 feto de java (amarrado ao tronco, e vários pés de egeria.

 

Substrato: Pro-Soil da Aquatic-Nature

 

CO2: DIY (apenas três dias de introdução)

 

Iluminação: Solar Duo Boy 26w (cerca de sete horas/dia)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens alguns testes? Como estão os níveis de Nitritos e Nitratos?

 

Parece-me que tens para aí excesso de algum nutriente que não está a ser todo consumido pelas plantas e as algas estão a aproveitar-se.

 

Estás a fertilizar com o quê?

 

 

JD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens alguns testes? Como estão os níveis de Nitritos e Nitratos?

 

Parece-me que tens para aí excesso de algum nutriente que não está a ser todo consumido pelas plantas e as algas estão a aproveitar-se.

 

Estás a fertilizar com o quê?

 

 

JD

 

 

Não tenho testes e apenas comecei a usar o CO2 há quatro dias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais