Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa noite pessoal.

Já á muito tempo que desejava começar o meu sonho de projectar-me na aquariofilia salgada, mais propriamente um reef, mas tinha medo pois o investimento é elevado.

Mas agora esto decidido, tinha um aquario de 60 litros, o meu primeiro plantado, que entretanto aumentei para um de 100 litros.

Projectei o seguinte ( ainda está tudo em fase inicial)

Aquecedor: 50 litros tinha-o do anterior aquario

Bomba de circulação tenho uma da 300 lts sei que é pouco, mas tou a ponderar colocar uma samp, por isso a bomba de retorno seria mais uma ajuda para a circulação, certo?

Escumador: já ouvi dizer que é necessario, e já ouvi o contrario que me dizem, tenho possibilidade de fazer varias tpa, pois estou relativamente perto do mar.

Iluminação: vou colocar leds cerca de 38w será suficiente?

Moon Light: entre 5 a 10 w

qual a quantidade de rocha viva min que devo colocar, estava a pensar adquirir areia de coral e rocha morta tambem.

Para vivos estava a pensar 2 anemonas da nossa costa, alguns invertebrados, caracois da nossa costa, a minha namorada gosta de uma estrela, não sei se seria possivel, estava a pensar tembem num ou 2 palhaços, e 1 ou 2 cavalos.

apenas tenho alguma experiencia em plantados, recolhi muita informação, mas tambem sou franco em tanta informação que vi há vários meses e não encontrei nada muito concreto.

Obrigado e desculpem o testamento

Editado por fcneto
Publicado:

oi tudo bem ? em primeiro lugar tens de decidir o que queres montar ou seja que tipo de corais a ter , moles , duros , se so ter peixes, consoante o que decidires ter é que vais ver de que material precisas , uma coisa que será imprescindivel será o escumador por muitas tpas que possas fazer o escumador ajuda sempre alem de que quando fores de ferias quem te fará as tpas ? imagina alem de que com escumador precisas apenas de fazer uma tpa por semana. sem escumador terás de fazer pelos menos duas vezes por semana. agora junta gasoleo que gastas, será que nao compensa teres mesmo o escumador ? em termos da luz é como te disse que tipo de corais vais querer ter ? vai ser so peixes ? a luz que iras precisar vai depender do tipo de corais que queres ter. em relação a ter palhaços com cavalos marinhos , não o faria pois os cavalos marinhos sao extremamente lentos o que quando colocares comida no aquario, ja os outros peixes a comeram toda e os cavalos ainda nem la chegaram. lol

resumindo primeiro deves pensar bem o que queres ter , apartir dai podemos te indicar e ajudar no que deves comprar e ter para tirar o melhor partido daquilo que queres.

Publicado:

so quero colocar moles, quanto a ir de ferias nao vou :smile2: mas tambem já estava a pensar no escumador de qualquer forma. a recolha de agua será no estado natural e colocar um pouco da torneira...

Publicado:

so quero colocar moles, quanto a ir de ferias nao vou :smile2: mas tambem já estava a pensar no escumador de qualquer forma. a recolha de agua será no estado natural e colocar um pouco da torneira...

Publicado:

se for so para corais moles entao os leds nao te darao problemas. em relação a colocares agua da torneira nao te aconselho pois vai ser muito propicio ha propagação de algas. é preferivel comprares numa loja agua de osmose ou comprares mesmo o aparelho e fazer tu a agua em casa. pois a agua da torneira vai com o tempo criar-te um boom de algas...

nao te esquecas que para tpas é agua salgada neste caso natural , e para reposição agua doce.

Publicado:

ok, está percebido, mas em relação á estrela a litragem será suficiente? algum conselho extra?

Publicado:

em relação ha estrela penso que seja na boa , eu nunca tive nenhuma porque sempre me disseram que elas nao duram muito... mas espera por mais conselhos sobre as estrelas alguem mais expert na materia..

Publicado:

quais sao as quantidades min de rocha e areão? e para sum 12 litros é pouco? é que estava a pensar colocar 2 caixas da vodafone para a sump, será pouco?

Publicado:

o rocha vai depender daquilo que queiras fazer , ha quem goste muita rocha ha quem goste pouca.. depende do lyout a rocha vai funcionar como um filtro biologico , logo quanto mais melhor né. mas aponta para os 5 kilos de rocha no minimo. a sump nao tem tamanho especifico desde que consigas la colocar o equipamento todo , escumador , termoestato , bomba de retorno. estes sao os equipamentos no minimo que la vais ter de colocar... que escumador estas a pensar comprar ?

Publicado:

vi um escumador proprio para nanos acham que será algo de geito? o que ha para substituir a areia de coral?

Publicado:

qual é o escumador ? marca modelo litragem ? tens areia sugar size, ou areao normal... lol mas porque é que queres substituir a areia de coral ?

Publicado:

peco desculpa devia ter escrito ``substituir", pois ainda nao a tenho mas estava a pensar se for cara, acho que o escumador e diy.

Ja agora caso alguem tenha rv ou rm para venda podem mandar mp

Publicado:

mais uma questao, tenho as anemonas, mas agora nao sei que lhe de para alimentação, estive a ver e berbigao, mechelhao, ameijoa acho que sao uma boa alimentação a minha quetao é se lhas dou viva ou morta... e se ha mais alguma sugestao

obrigado

Publicado:

mais uma questao apanhei umas anemonas da nossa costa e coloquei numa caixa da vodafone emquanto nao tenho o aquario e numa semana ja tenho 3 pequenas, a minha questao é as anemonas sao uma praga ou as minhas já estavam a procriar quando as apanhei?

• 2 semanas depois...
Publicado:

Eu cheguei a ter umas anémonas da nossa costa uma semana no meu reef... uns dias depois já tinha algumas pequenitas, tirei-as logo.

Acho que a temperatura elevada acelera a sua reprodução.

QUEM_E_QUEM1.jpg

QUEM_E_QUEM2.jpg

0dc32bd23a542830c84e269d6d375790u1a1.png
Publicado:

Eu cheguei a ter umas anémonas da nossa costa uma semana no meu reef... uns dias depois já tinha algumas pequenitas, tirei-as logo.

Acho que a temperatura elevada acelera a sua reprodução.

QUEM_E_QUEM1.jpg

QUEM_E_QUEM2.jpg

Olá Placas

E torna-as numa praga.

Um abraço

Cjorgene

• 4 semanas depois...
Publicado:

boas pessoal,.

ja tenho o aquario montado (depois de muito tempo parado pois o meu gato fez o favor de deitar o antigo ao chao e partiu-se todo apenas sobraram 2 vidros) agora faltam so algumas pequenas coisa, é um aquario de 60 litros, e a sump tem 10 litros, montei-o á 4 dias, o retorno de agua á sump é por queda dai ter ficado mais 2 dias a afinar a saida para ser a mesma que a entrada, estou á espera da chegada do escumador e rocha viva

Publicado:

pessoal quantos kg de rocha devo colocar? estava a penser num total de 6kg para o aquario de 50litros, será pouco?

Publicado:

pessoal quantos kg de rocha devo colocar? estava a penser num total de 6kg para o aquario de 50litros, será pouco?

na minha opinião coloca a rocha de forma a tornares o aquário apelativo...não há uma regra de kg de recho a usar, apesar de algumas pessoas dizerem que sim.

os 6 kg são suficientes, não te preocupes com isso.

0dc32bd23a542830c84e269d6d375790u1a1.png