Ramirezi com pontos brancos


TonyCh

Recommended Posts

Olá

 

Tenho um ramirezi juvenil há muito pouco tempo. Nas últimas doze horas apareceram-lhe uns pontos brancos nas pontas das barbatanas. Quando visto de frente, são mais bolhas do que pontos com contornos pouco definidos. Penso que seja ictio mas pelo que li, pensava que isso aparecia pelo corpo todo mas neste caso é só mesmo nas barbatantas. Neste momento tem 1 "bolha" por cada barbatana pequena e duas nas grandes (dorsal e cauda). É estranho a simetria com que os pontos apareceram. Estou perplexo. Não tenho aquario hospital e o espaço é partilhado por rasboras arlequins, otos, ancistrus e corydoras o que limita as possibilidades de tratamento caso seja mesmo ictio.

 

Junto uma foto com apontadores para melhor identificação do problema. Peço desculpa pela má qualidade mas, como sempre, quando preciso da minha máquina boa, ela está emprestada a alguém.

 

Alguém pode me dar uma ajuda para resolver isto? Quero salvar o animal e assegurar que os outros companheiros do aquário não sejam contagiados. Como ataco isto da melhor forma?

 

Dados técnicos que posso fornecer:

 

Aquário: 63L brutos

Temperatura: 26.7C

GH: 6

KH: 5

PH: 7.3

Amonia: 0

Nitritos: 0

Nitratos: <20 ppm

 

Última TPA feita há 3 dias (30%)

 

Todos os peixes comportam-se normalmente. O ramirezi vagueia normalmente pelo aquário e continua a impor respeito aos outros peixes. Não aparenta outros sinais de doença apesar de que está complicado para comer pois foi introduzido há pouco e não está a alinhar nas rações que dou aos outros amigos (Tropical Excel Food M - granulado e Sera Viformo Tablets). Já tentei também flocos normais mas cospe a comida na mesma. Penso que seja pela recente mudança de instalações e aclimatização assim como a falta de habituação aos alimentos que enfraqueceram o seu organismo o que levou a isto.

 

Obrigado

 

rami-01.jpg

 

rami-02.jpg

 

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, isto deve ser ictio, se for o caso sobe a temperatura para o 27º 28º, uma bomba de ar neste caso era útil para haver trocas gasosas ou então se tiveres filtro interno já dá, puxas para cimas para fazer o máximo de turbulência na superfície da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Obrigado pela resposta. Tenho filtro externo mas com chuveiro. Posso subir a saida para acima do nivel da água para agitar melhor a superficie. O aumento de temperatura por si só resolverá o problema ou é melhor medicar?

 

Obrigado mais uma vez

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva

 

devido à fauna que tens não podes fazer tratamento com sal, compra, Esha Exit e faz o tratamento conforme diz a embalagem, é eficaz para o teu problema, e vai aumentando ate aos 30º a temperatura, lentamente para não ser uma mudança muito rápida de temperatura.

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado. Vou comprar o Esha exit e logo o 2000 para ter em casa, não vá isto ser um fungo que não o ictio. Temperatura já estã nos 28 e qualquer coisa. Vou aumentar mais esta noite.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo link.

 

Quanto à doença em si, continuo na mesma pois o ramirezi continua com os mesmos pontos nas barbatanas. Não tem nada no corpo. Dai a minha dúvida sobre ser fungo ou ictio. De qualquer das maneiras a temp ja anda nos 29.5C e amanhã já deve estar nos 30C+. Não quis subir tudo duma so vez para não stressar os peixes.

 

Preocupam-me as rasboras que não deveriam estar nestas temperaturas. Vamos ver. Já tenho aqui o esha 2000 e o Exit preparado não vá isto começar dar para o torto.

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

caso seja ictio,eu na minha fauna resolvo apenas aumentando a temperatura para os 29,30 ate desaparecer,mais ou menos 3 dias.

eles aguentam bem essas temperaturas e eu tenho tetra cardinais,ottos,2 ancistrus,ampularias douradas,varios camaroes e helenas.

mas pelo que vejo nas fotos nao me parece ictio,parece-me mais uns fungos,pois o ictio sao pontinhos brancos muito pequenos.

cumprimentos e boa sorte

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

 

Desculpem a resposta tardia mas estava à espera de ter alguma novidade para dar. A verdade é que não ha novidades, pelo menos boas. Ha 3 dias que o aquário anda nos 30C e ha 3 dias que ando a fazer o tratamento com esha 2000 e não vejo melhoras significativas. A única diferença é que agora as bolas brancas estão mais esfarapadas ie em vez de ser uma bolha isolada, esta mais espalhado mas menos denso. Nem sei se isso é uma melhoria ou pioria... Já não sei que Hei de fazer com o bicho. Ictio não é pois não se espalhou pelo corpo nem a outros peixes. Quase de certeza é fungo mas so se apresenta nas bordas das nadadeiras mas o esha 2000 ainda não surtiu efeito. Sera infecção bacteriana?

 

Abraços.

 

Tony

 

PS: um aspecto positivo foi que o ramirezi finalmente lá deu o braço a torcer e começou a comer a ração. Hoje parecia um aspirador :)

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho carvão não. Costumo ter o purigen (que faz o mesmo efeito) mas tirei-o antes do tratamento.

 

Esta foto é de ontem mas hoje está igual:

 

rami-03.jpg

 

 

 

:(

 

Abraços e obrigado pela ajuda.

 

Tony

 

PS: Observando melhor agora, há alguma melhoria sim... a bolinha branca que tinha na parte superior da barbatana de cauda já desapareceu e a de baixo já não é um ponto grosso mas transformou-se numa linha esfarapada mais ténue. Afinal ainda há esperança no fundo do tunel. Acho que vou seguir o tratamento "extenso" e continuar por mais dois dias. Quem sabe se vai lá.

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

 

Desculpem a resposta tardia mas estava à espera de ter alguma novidade para dar. A verdade é que não ha novidades, pelo menos boas. Ha 3 dias que o aquário anda nos 30C e ha 3 dias que ando a fazer o tratamento com esha 2000 e não vejo melhoras significativas. A única diferença é que agora as bolas brancas estão mais esfarapadas ie em vez de ser uma bolha isolada, esta mais espalhado mas menos denso. Nem sei se isso é uma melhoria ou pioria... Já não sei que Hei de fazer com o bicho. Ictio não é pois não se espalhou pelo corpo nem a outros peixes. Quase de certeza é fungo mas so se apresenta nas bordas das nadadeiras mas o esha 2000 ainda não surtiu efeito. Sera infecção bacteriana?

 

Abraços.

 

Tony

 

PS: um aspecto positivo foi que o ramirezi finalmente lá deu o braço a torcer e começou a comer a ração. Hoje parecia um aspirador :)

 

Amigo o que parece é que é fungo mesmo, porque o ictio são pontos pequenininhos e resolves com o aumento da temperatura, coisa que já fizeste e não resolveu.

Para isso também podes optar, se não me estou a enganar pelas fotos, o backtopur direct, mas tens que ver se parece bocadinhos de algodão.

Mas também tenta passar na loja dos animais, para teres outras opiniões. e tenta fazer tratamento sem recorrer a produtos quimicos, o melhor era tirares o peixe para aquario hospital.

Penso que sal tambem ajuda, mas cuidado com corridoras e plecos.

espero ter ajudado daquele que ainda não percebe muito, por enquanto.

Abraços e melhoras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas.

 

Andei a investigar diversos livros para ver se descobria com o que estava a lidar visto que nem o eSHa-2000 nem o eSHa-Exit surtirem efeito algum. Afim de 8 Livros lá encontrei uma foto (por coincidência também um ramirezi) cujos sintomas e aspecto é exactamente igual ao meu. Ao que parece trata-se de uma doença chamada "falso fungo" cujo nome comum é "stalked ciliates" e que poderá ter como origem parasitas da família apiosoma, epistylis ou heteropolaria.

 

Não me querendo dar por vencido, contactei alguns laboratórios entre os quais a eSHa, na Holanda, e tenho seguido as indicações que me têm aconselhado. No entanto, os próprios laboratórios têm-me dado indícios de que não haveria grande esperança tendo em conta de tudo o que já se tentou sem sucesso. Estou neste momento a realizar o último tratamento que me aconselharam. Se este não resultar, não tenho mais nada na "cartola" para tentar.

 

Infelizmente passei ontem pela loja onde adquiri o ramirezi, e um dos companheiros do aquário dele (ramirezi também) padece do mesmo mal mas em estado bem mais avançado. A loja estava a tratar o bicho com Baktopur direct. Ficamos acordados de que o primeiro que tivesse resultados positivos, contactasse o outro afim de mudar de medicamento mas, até agora, nenhuma melhoria nos dois animais.

 

Já tenho tido vontade de agarrar o bicho e tirar-lhe manualmente aqueles tufos e desinfectar as zonas afectadas mas acho que ele morria do stress da "apanhada" e do tratamento

 

 

Enfim... isto é tudo deprimente...

 

Vamos ver o que acontece.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização

 

 

Há mais de duas semanas que o meu ramirezi tem as tais bolas brancas e, até agora, nenhum tratamento tem resultado.

 

eSHA 2000 - nada (tentei tratamento normal, prolongado e inclusivé tripa dose durante 3 dias conforme indicado pelo laboratório. O pintas arfou um bocado com o tratamento mas nenhuma melhoria)

 

eSHA Exit - nada (tentei tratamento normal e prolongado)

 

Sera Baktopur - nada (tratamento normal)

 

 

O ramirezi está isolado num aquário hospital (cubo vodafone) com temperatura nos 30C e filtro de mochila (usei algumas cerâmicas do aquário principal por causa das batérias nitrificantes). Tentei reduzir o stress ao máximo adicionando algum substrato e uma rocha para ele conseguir usar como esconderijo.

 

Visto que assim o resto da minha população de peixes já não está em risco e que o ramirezi continua igual, pergunto-me se alguém tem mais alguma sugestão para eu tentar curar o bicho.

 

Pensei em tentar o Sera Costapur (se o conseguir arranjar) para eliminar de vez a hipótese de ser um parasita (apesar do meu diagnóstico anterior).

 

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço as palavras amáveis mas só terá sorte se se conseguir salvar. Se não, mais valia ter tido a "sorte" de ter um aquariofilista com mais experiência que soubesse exactamente como curá-lo ou então eutanasiá-lo logo para não passar por tudo pelo que já passou. As vezes penso que mais valia o bicho ter apanhado qualquer coisa fulminante que acabasse com isto de uma vez em vez de se arrastar por dias e dias. Por outro lado, cada dia que acordo e o bicho ainda está vivo, é mais uma oportunidade para tentar outro tratamento.

 

Vamos ver :)

 

Abraços e Obrigado

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo :)

 

Foi pela tua dica que o próximo tratamento é com o Sera Costapur porque a composição é Formol e verde de malaquite. Não quis arriscar com uma solução caseira que não faço ideia quais as doses que o animal suporta. Daí ter aproveitado uma solução "comercial" mas o que interessa é que o componente principal é mesmo o Formol. Nem o eSHa 2000 nem o Exit têm esse componente.

 

O Ramirezi está com ar abatido. Eu também estaria se estivesse a levar com medicamentos à toda hora e enfiado numa caixa de 5L... espero é que ele se aguente mais uns dias para poder encontrar a "cura" certa... se é que há...

 

Daqui a 3 dias vamos ver os resultados. Se não houver melhorias e o pintas não tiver morrido, tento o Sera Mycopor... É praticamente igual ao baktopur em termos de composição mas tem cobre... pode ser que ajude. Se não, ainda resta o o baktopur direkt que tem Nifurpirinol só que destroi batérias gram-positivas e gram-negativas... inclusive as baterias do filtro. Não acredito que seja fungo mas enfim... vou aproveitando e enchendo o armário com remédios. Poderão dar jeito no futuro.

 

O mais chato é mesmo as TPA com o cubo... trocando 40% da água da logo um grande variação térmica e durante 30 minutos os valores flutuam até estabilizar outra vez nos 30C. Espero é que não mate o bicho com a cura.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo :)

 

Foi pela tua dica que o próximo tratamento é com o Sera Costapur porque a composição é Formol e verde de malaquite. Não quis arriscar com uma solução caseira que não faço ideia quais as doses que o animal suporta. Daí ter aproveitado uma solução "comercial" mas o que interessa é que o componente principal é mesmo o Formol. Nem o eSHa 2000 nem o Exit têm esse componente.

 

O Ramirezi está com ar abatido. Eu também estaria se estivesse a levar com medicamentos à toda hora e enfiado numa caixa de 5L... espero é que ele se aguente mais uns dias para poder encontrar a "cura" certa... se é que há...

 

Daqui a 3 dias vamos ver os resultados. Se não houver melhorias e o pintas não tiver morrido, tento o Sera Mycopor... É praticamente igual ao baktopur em termos de composição mas tem cobre... pode ser que ajude. Se não, ainda resta o o baktopur direkt que tem Nifurpirinol só que destroi batérias gram-positivas e gram-negativas... inclusive as baterias do filtro. Não acredito que seja fungo mas enfim... vou aproveitando e enchendo o armário com remédios. Poderão dar jeito no futuro.

 

O mais chato é mesmo as TPA com o cubo... trocando 40% da água da logo um grande variação térmica e durante 30 minutos os valores flutuam até estabilizar outra vez nos 30C. Espero é que não mate o bicho com a cura.

 

Abraços

 

Tony

 

 

Amigo Tonych.

Espero que o teu peixinho fique melhor.

A mim disseram-me que o Backtopur é para situações de barbatanas ruidas e que Backtopur direct era para esse tipo de fungos.

Vamos ver se o peixe da loja fica melhor para obteres alguns resultados.

Mas penso que para esse caso o Backtopur direct é o mais aconcelhado. é certo que mata as bacterias do filtro, mas é melhor matar as bacterias do filtro doque a doença matar o peixe.

Felizmente nunca tive doenças de fungos nos meus peixes.

Espero que o teu peixe recupere depressa, pois como já te disseram ele já teve sorte em ter-te como dono tão dedicado.

Parabens e as rapidas melhoras.

Cumprimentos

Miguel Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tony,

Peço desde já desculpa por não me ter informado sobre o sera Costapur! :)

Segundo percebi da tua escrita, e pela tua leitura (eu proprio já me dei ao "trabalho" de ler) estas mais inclinado para um parasita, certo? Especialmente, os da família apiosoma, epistylis (Ex: heteropolaria)? O Baktopur direkt pelo que li, é indicado para esse tipo de parasitas! Mas não é a loja onde compraste o teu que esta a fazer o tratamento ao ram com esse produto? Soubeste de mais alguma novidade em relação ao tratamento deles?

Se o Costapur e o Baktopur direkt não tiverem qualquer efeito, só me lembro de mais um... "Praziquantel", é extremamente eficaz com parasitas externos, é muito utilizado em casos extremos noutras espécies de ciclideos. Pelo que li, o Sera Tremazol tem como substancia activa o "Praziquantel". Depois de tudo o que já fizeste, não vejo por onde mais te mexeres.

Na minha sincera opinião Tony, se fosse eu, depois do tratamento com o Costapur, ia directo para o Baktopur direkt, a loja pode não ter tido efeitos, mas cada tratamento e cada animal é diferente e eu fazia o proximo tratamento com este medicamento e por fim, se não resulta-se ia para o Praziquantel e não fazia mais tratamentos, porque se não morrer da doença morre da cura e já são muitos quimicos em cima do "bicho".

Em relação ás TPA's como são mudanças tão pequenas (2L +/-) porque não tiras água do esquentador, deixas arrefecer até aos 30ºC e fazes a TPA, assim não te preocupas nas mudanças bruscas de temperatura, e é tão pouca a quantidade que neste caso é viavel!

Cumprimentos,

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado por todos os conselhos.

 

O pintas já parece mais animado apesar de continuar com as bolas brancas. Continuam lá mas tem agora um aspecto ressequido e não tão gelatinoso como antes. Neste momento está com o costapur e uma colher de cha de sal. Amanhã é o dia 3 (dia de juntar mais costapur). Se não houver melhoria significativa até lá, na sexta feira ataco com o baktopur (direkt ou nao ainda não sei).

 

Lá na loja, o companheiro ramirezi continua igual apesar de ser num estado bem mais avançado. Tem as bolinhas brancas espalhadas por toda a área das barbatanas mas não pelo corpo. O baktopur direkt não resolveu nada la mas nao sei em que condicoes foi feito o tratamento. Também é o mais pequeno e mais fracote deles todos.

 

Não sei que doença é mas o meu ramirezi já há duas semanas que luta com ela. Pensava que tivesse sucumbido por esta hora mas está a aguentar-se.

 

 

Ricardo, dizes água do esquentador? Já pensei nisso mas como elimino o cloro se não deixo a água "parada" o tempo suficiente (24/48) horas?

 

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tony,

Se os pontos brancos ja tem outro aspecto, é muito provavel que o tratamento esteja a fazer o efeito desejado! :)

Um segredo só entre nós (até parece que ninguém mais lê isto), eu em 10 anos de aquariofilia nunca deixei repousar a água da torneira, vive em 3 concelhos do pais e nunca tive problemas com a água directa da torneira, nunca adicionei nenhum aditivo, só tinha o cuidado de as diferenças de temperatura não serem muito drasticas, nisso sim tive problemas! Mas como não quero que tu e mais ninguém que leia isto faça o que eu faço e como eu agora ando um pouco mais "amaricado" com os parametros da água por causa de ter discus e ter um casal a tentar ter uma prol, o que faço é passar a água da torneira por carvão activo. O que basicamente fiz, foi comprar carvão activo, comprei um par de meias de senhora (atenção pessoal lá por ter dito "amaricado" mais atrás e ter comprado meias de senhora, não quer dizer nada) daquelas que são de meia perna, e enchi-as com carvão activo, assim quando encho um garrafão de água da torneira, meto a "meia" com o carvão activo pelo meio. Pelo que tenho lido em outros sistemas de filtragem de água (em que não são para aquários, mas para uso industrial e doméstico), usam o carvão activo para eliminar o cloro (por favor corrijam-me se estiver errado, por vezes nem tudo o que se lê é verdade e um perito na área poderá dizer com mais certezas), entre muitas outras coisas que vem na água! E para esta função de apenas "limpar" a água da torneira, o carvão activo dura imenso tempo.

É só uma ideia....;)

Cumprimentos,

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Obrigado pelas dicas! Acho que vou fazer a mesma coisa (pelo menos no aquário hospital).

 

Quanto a actualizações... bem... como hei de dizer... tá igual ao fim de 17 dias! Bem, não está exactamente igual. Está maior claro, as bolas não tem aquele aspecto liso e gelatinoso. Agora parecem mais como tufos esfarrapados. Terminei o tratamento com o costapur ontem, fiz uma tpa de 50% e hoje comecei o tratamento com o baktopur. Por via das dúvidas comprei também o Baktopur direkt visto que o mesmo foi proibido, na Alemanha, em outubro passado e então aproveitei não vão lembrar-se de removê-lo do mercado português também. Parece que o composto activo agora é sujeito a receita médica lá e é considerado um dos antibacterianos mais poderosos.

 

Vou fazer o tratamento normal de 4 dias a ver. Depois disso só resta mesmo o baktopur direkt mas sendo que uma pastilha é para 50L, não faço ideia como vou dividir isso para dar para 5L. Posso é fazer o tal tratamento dos banhos de 30 minutos.

 

Depois disto tudo, estou é admirado como é que o ramirezi ainda está vivo. 16 dias de medicação intensiva, nalguns casos com a dose tripla do recomendado e o bicho ainda se mexe.

 

Só para histórico:

 

1. eSHa 2000 + eSHa Exit

2. eSHa 2000 tratamento extenso

3. eSHa 2000 tripla dose + eSHa Exit

4. Costapur + Sal

5. Baktopur

 

Abraços

 

Tony

 

PS: Pelo dinheiro que dei pelos medicamentos, poderia ter comprado um cardume completo de ramirezis... mas não era a mesma coisa....

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais