O meu Ancystru morreu


electriko

Recommended Posts

Ola colegas, ha instantes acabo de descobrir que o meu ancystru morreu, estava eu a contemplar o meu aquario, quando o vejo subir com a corrente para o topo do aquario, e la ficou. estranhei, fui a ver e vi que estava morto.

Hoje durante o dia ja tinha reparado num estranho comportamento dele, normalmente andava sempre muito escondido no tronco, e hoje dei com ele algumas vezes na parte de cima do aquario, mesmo junto a "fronteira" agua/ar .

 

Vi agora que ele tinha uma enorma mancha branca no dorso. alguem me pode ajudar a descobrir o que se passou? para evitar ser alguma doenca e contagie os outros.

De momento os unicos dados que tenho sobre parametros da agua sao:

Amonia: 0

Temp: 25º~26º

 

Os restantes testes nao pude fazer, pois a minha mae nas arrumacoes fez me o favor de jogar fora as tabelas de cores. Lembro-me que normalmente o ph andaria entre 7 e 7.5

 

 

dscf4366y.th.jpg

 

 

 

Ja agora, hoje e que reparei, uma das minhas corydoras de repente atira-se para a superficie e volta para baixo, tudo isto numa fraccao de segundo, parece uma bala. lol.

Isto e normal? ou sinal de pouca oxigenacao na agua? Ate acho que tenho oxigenacao suficiente, pois a flauta do filtro ao deitar a agua de retorno para o aqua, cria bastantes bolhinhas de ar.

 

Obrigado

Dario Rosario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As corydoras conseguem respirar o ar atmosférico, por isso se verificarmos com atenção, vemos que sobem regularmente à superfície em busca de ar fresco e oxigenado. As minhas 6 fazem isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sendo algo picoinhas, ou talvez não, as corys não respiram ar, elas engolem ar e obtêm o oxigénio necessário por processamento nos intestinos e como disseram esse comportamento é o normal e o que é esperado nas corys, dado que vivem em águas com fraca oxigenação.

 

a parte superior do aquário é onde há mais oxigenio, logo é natural que o ancistrus prefira essa zona em algum momento de aflição. Tem sempre atenção à questão da oxigenação do aquário para dar qualidade de vida aos teus peixes.

 

Os ancistrus são, por norma, muito resistentes. pode haver um ou varios motivos para o ocorrido, ou até mesmo o animal ter um problema... essas flutuações de pH a que se devem, leituras diferentes ou andas a colocar produtos?

 

para prevenir doenças o melhor é dar uma alimentação variada e fazer mudanças de água e limpeza de filtro. Nota que os ancistrus necessitam de comida especifica.

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, em relacao a oxigenacao do aquario, realmente anteontem quando fiz uma TPA, deixei a flauta do filtro mesmo junto a agua,o que nao provocava grande oxigenacao, mas foi apenas durante um dia visto que ontem de manha pu-la um pouco mais acima de modo a criar as bolhas de ar na agua.

O PH, quando referi que andaria entre 7~7.5 nao me refiro a uma variacao, mas sim o valor, uma vez que o teste de ph que eu tenho nao e muito preciso, e entao pela cor apenas consigo determinar que esta entre 7 e 7.5.

Estou a pensar em comprar um digital, secalhar tenho mais precisao.

Curiosamente, na 6ª feira comprei umas pastilhas para peixes de fundo (SERA viformo), e as corydoras, ottos e o outro ancystru se atiram logo as pastilhas assim que caem no chao. Este que morreu, como disse andava sempre muito escondido.. dai eu nao ter tambem reparado naquela enorme mancha na pele, de certeza que ja a tinha ha uns dias.

Bem, de qualquer das maneiras, vou andar mais atento aos restantes habitantes a ver se acontece alguma coisa de estranho.

Cumprimentos

Dario Rosario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se não colocaste nenhum produto para alterar o pH então o pH não deverá ser questão. Não é que os produtos para alterar pH não funcionem, as pessoas é que os usam mal, com consequências fatais para os animais. Ou seja, tentar corrigir o pH é um problema bem maior que estar com um pH fora do natural para a espécie. No caso dos ancistrus, podes ter quase certeza absoluta que não foi isso.

 

Não são as bolhas de ar na água que criam oxigénio, é a movimentação da superfície da água e a dimensão da superfície do aquário em comprimento x largura.

 

na alimentação deves dar verduras (fervidas) ocasionalmente e não dar só pastilhas, nem exagerar nas pastilhas.

 

se queres prevenir e tens receio de que seja algo, o que não sei se assim é, podes usar Esha 2000 por prevenção.

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sei o que será... não é nada que eu conheça e já encontrei algumas doenças de peixes. o (talvez) mais parecido que me aconteceu foi um peixe morrer de problemas intestinais, tinha a barriga inchada, o remedio para isso eram ervilhas.

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais