Recommended Posts

Boas pessoal!

Alguem me sabe dizer qual adiferença entre uma lampada dita normal

e uma propria para aquarios é apenas a cor "temperatura" ou tem mais alguma difrença?

E já agora quantos lumens são acomcelhados para um aqua de 200L?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sendo um especialista no tema, posso tentar dizer-te alguma coisa sobre o assunto.

 

Não existem lâmpadas para aquários.

 

Se o aquário não é plantado, qualquer escolha à volta de 6000K é boa e a intensidade não é uma exigência. è a luz suficiente para que os peixes vejam o caminho.

 

Num aquário plantado é um pouco diferente. A exigência, é a das das plantas, já que o que for bom para plantas é bom para peixes.

 

A iluminação de um aquário deve ter lâmpadas com varias temperaturas de cor. Pelo que percebi deves usar lâmpadas com temperaturas de cor mais baixa, cerca de 6000K e lâmpadas com temperatura de cor mais altas, cerca de 10000K. Pelo meio podes usar lâmpadas de 8000K e lâmpadas especificas para plantas (Género Flora, Grolux etc) que são lâmpadas que têm um espectro amagentado, o que significa uma luz mais rica em azuis e vermelhos e por consequência mais pobre em verde.

 

É neste ponto que as chamadas lâmpadas normais falham. As lâmpadas fluorescentes ditas normais são lâmpadas que normalmente (mas nem sempre) têm espectros com dominantes verde.

 

Mas existem excepções e não tens que comprar as chamadas lâmpadas para aquários. Por exemplo a Osram cool Daylight é uma lâmpada de 6000K equilibrada de cor e que custa 4 € (na versão 60Cm t8)

 

Um pouco mais caras tens as Sylvania aquastar de 10000K, mas mais baratas que as lâmpadas ditas para aquários. A Osram Flora custa 7 ou 8 € e é tão boa quanto uma Sera Flora.

 

Até aqui só falámos da qualidade da luz. Agora a quantidade:

 

Esta questão mais uma vez só faz sentido depois de saber que plantas vais ter. Maior quantidade de luz significa maior conta de electricidade. Não faz sentido pagares mais que o que necessitas para as plantas que tens. depois de saberes que plantas queres, deves decidir se necessitas muita ou pouca quantidade de luz. Outro factor tão importante quanto a litragem do aquário é a altura da coluna de agua. Um aquário com 60 cm de altura tem necessidades bastante diferentes dum aquário de 40 cm para a mesma litragem. A coluna de agua quanto maior for mais luz absorve. Depois tens a questão do rendimento das lâmpadas. Para uma mesma potencia de consumo, a intensidade luminosa não é igual em todas as lâmpadas. Por todas estas razões é difícil dar um valor de potencia a utilizar. Mas a titulo meramente indicativo, podes considerar que se tiveres 100W tens um aquário com um nível de iluminação baixo. Um valor de 150 poderia ser considerado "normal". Obviamente que estamos sempre a considerar lâmpadas fluorescentes.

 

Depois tens soluções mais pro com as lâmpadas HQ mas isso é um pouco mais caro e penso que não é o tipo de resposta que procuras.

 

Como disse no inicio não sou um pro do assunto. Se alguém puder corrigir e melhorar este texto, é bem vindo.

 

 

Abraços

Editado por zancum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.