Ivannacara Adoketa


fabiosilva

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Vou criar este tópico para dedicar unicamente ao mais recente casal de Ciclideos Anões que adquiri..

 

Trata-se do meu casal de Ivannacara Adoketa.

Uma espécie rara no nosso mercado, visto tratar-se de F0´s (Selvagens para quem não sabe), de difícil manutenção e mais difícil ainda de reproduzir.

É uma espécie proveniente do Rio Negro - Brasil, vivem em águas bastante ácidas, escuras e pouco mineralizadas.

A sua reprodução é extremamente difícil, sendo necessário atingir níveis de PH extremamente ácidos. O seu valor no mercado é o reflexo da sua raridade e estamos a falar de exemplares importados. Pessoalmente não tenho conhecimento de alguém que tenha reproduzido esta espécie em território nacional, acredito que já alguém tenha conseguido esta proeza, o que seria bastante útil para trocar algumas ideias.

Não vou colocar fotos ou vídeos de exemplares que não os meus.

 

O aquário em que habitam neste momento é o mesmo em que habitavam o casal de Agassizi Fire Red.

Têm a companhia de 11 Neons Chineses, um Ancistrus e duas Corydoras Sterbai.

 

Vamos lá então ao que interessa...

 

A chegada deles cá a casa:

 

Pic_18968_7.jpg

 

O Macho:

 

Pic_18968_40.jpg

 

Pic_19581_19.jpg

 

A Fêmea (sempre atenta):

 

Pic_19581_18.jpg

 

 

Vídeo 1:

 

 

Vídeo 2:

 

 

 

Dá para ver principalmente no 2º vídeo, onde eles se sentem mais à vontade, a espectacular coloração deles. Aquela linha dourada que percorre toda a barbatana dorsal, as tonalidades verdes e laranjas das barbatanas, caudal e anal, bem como a tonalidade esverdeada brilhante ao longo de todo o corpo.

Quando estão stressados ou a defender o seu território, podem ganhar uma coloração mais escura, por vezes riscas verticais pretas.

 

O meu objectivo passa não só pela manutenção como pela reprodução deles. Tendo em conta que é bastante difícil mas não é impossível... A ver vamos no que vai dar...

 

Um abraço a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito bom fábio, gosto muito do display do macho no 2º vídeo! ;)

 

agora faz é um favor ao pessoal, mentem isto actualizado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais