Tronco de Cerâmica pode aumentar os niveis de nitritos???


Recommended Posts

Olás

 

Tenho estado a montar um aquário de 26 Lts. que essencialmente irá servir como aquário hospitalar e como maternidade.

Tenho um filtro interno da Rena que para além da filtragem mecânica está também a funcionar com filtragem biológica (coloquei no pequeno recipiente algum Substract da Eheim).

Recentemente adquiri numa loja de vendas "on line" pela internet um pequeno tronco-caverna em cerâmica a emitar madeira queimada. Este tranco destina-se a servir de esconderijo aos alevins dos viviparos.

Acontece que as análise à água mostram níveis de nitritos muito elevados, níveis esses que não se verificavam antes do tronco estar lá.

Os valores de amónia estão a zeros e os de nitritos está quase com 1 mg/l. Os valores de nitratos existem, mas são muito baixos.

Quando coloquei o tronco no aquário não tomei nenhum precaução especial porque as instruções referiam que estava pronto a ser colocado no aquário e que não iria alterar os "settings" do mesmo.

A questão que coloco é se alguém já teve experiência idêntica, e que estando eu com fortes suspeitas que o tronco está a provocar estes niveis de nitritos se o devo retirar imediatamente e se o devo ferver ou dar-lhe algum tratamento especial antes de o voltar a colocar no aquário.

Abraços

Mª João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

e os de nitritos está quase com 1 mg/l

pois é... com este valor de nitritos não há peixe que sobreviva,

Mas o valor de amonia com 0 esta-me a deixar preplexo, será que os testes estão bons? Existem peixes nesse aquario?

´Valores acima de 0.2 mg/l de nitritos são fatais para espécies mais sensiveis, mas com 1 mg/l penso que será mortal para a grande maioria das espécies.

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.