M. João Publicado Janeiro 25, 2005 Publicado Janeiro 25, 2005 Olás Tenho estado a montar um aquário de 26 Lts. que essencialmente irá servir como aquário hospitalar e como maternidade. Tenho um filtro interno da Rena que para além da filtragem mecânica está também a funcionar com filtragem biológica (coloquei no pequeno recipiente algum Substract da Eheim). Recentemente adquiri numa loja de vendas "on line" pela internet um pequeno tronco-caverna em cerâmica a emitar madeira queimada. Este tranco destina-se a servir de esconderijo aos alevins dos viviparos. Acontece que as análise à água mostram níveis de nitritos muito elevados, níveis esses que não se verificavam antes do tronco estar lá. Os valores de amónia estão a zeros e os de nitritos está quase com 1 mg/l. Os valores de nitratos existem, mas são muito baixos. Quando coloquei o tronco no aquário não tomei nenhum precaução especial porque as instruções referiam que estava pronto a ser colocado no aquário e que não iria alterar os "settings" do mesmo. A questão que coloco é se alguém já teve experiência idêntica, e que estando eu com fortes suspeitas que o tronco está a provocar estes niveis de nitritos se o devo retirar imediatamente e se o devo ferver ou dar-lhe algum tratamento especial antes de o voltar a colocar no aquário. Abraços Mª João Citar
Miguel Silva Publicado: Janeiro 26, 2005 Publicado: Janeiro 26, 2005 Oi M.João, penso que não tenha nada a ver com a peça decorativa, mas confirma verificando o PH se está bom. Desculpa te sugerir mas não coloques nada de artificial no Aqua. Citar
antonio silva Publicado: Janeiro 26, 2005 Publicado: Janeiro 26, 2005 Boas, e os de nitritos está quase com 1 mg/l pois é... com este valor de nitritos não há peixe que sobreviva, Mas o valor de amonia com 0 esta-me a deixar preplexo, será que os testes estão bons? Existem peixes nesse aquario? ´Valores acima de 0.2 mg/l de nitritos são fatais para espécies mais sensiveis, mas com 1 mg/l penso que será mortal para a grande maioria das espécies. Cumps Antonio Silva Citar Cumps António Silva APC#128
Recommended Posts